quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Lição 5 — Mordomos após o Édem, por Paulo Penno



Para 27 de janeiro a 3 de fevereiro de 2018 

Devemos começar a fazer as perguntas certas no momento certo. E o momento certo é o tempo da purificação do santuário celestial, enquanto nosso grande Sumo Sacerdote está completando Sua obra de expiação final. Cristo deve realizar uma obra única na história humana, desde que o pecado começou. Embora nenhum filho de Deus jamais reivindique ter vencido todo o pecado e, embora seja igualmente verdade que não podemos julgar qualquer indivíduo presente ou passado (exceto Cristo) que tenha vencido como Ele venceu, isso não significa que o ministério de Cristo no Santíssimo do Santuário não conseguirá alcançar tais resultados. No entanto, ainda que muito no passado ou no presente que não tenhamos conseguido vencer, dizer que ser impossível vencer o pecado através da fé no Redentor é realmente justificar e encorajar o pecado e permanecer do lado do grande inimigo.
Nossa lição diz: “Nós somos mordomos de coisas que não entendemos completamente. . . . Nossa maior administração é viver ‘como servos de Cristo e administradores dos mistérios de Deus’ (1 Coríntios 4: 1, NKJV).1 Bem, é hora de crescer e “fazer . . . entender completamente” nossa administração “dos mistérios de Deus”.
As perguntas corretas a serem feitas são: é o sacrifício de Cristo como Cordeiro de Deus e é o Seu ministério como grande Sumo Sacerdote, poderoso o suficiente para salvar o Seu povo de (não em) seus pecados? Ele é realmente capaz de salvar ao máximo [completamente] aqueles que vêm a Deus por Ele? Haverá de ser verdadeiramente bem sucedido “como fundidor e purificador de prata . . . purificará os filhos de Levi, e os refinará como ouro e como prata; então ao Senhor trarão oferta em justiça” (Mal 3: 3)?
Se o Senhor quiser, Ele pode criar “uma coisa nova sobre a terra”, diz Jeremias (31:22); e o que Ele quer realizar é a preparação de um povo para a segunda vinda de Cristo. Quando Cristo vier pela segunda vez, encontrará um povo de quem pode ser dito honestamente: “Aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus” (Apocalipse 14:12)? Pela primeira vez na história humana, este anúncio divino é feito. Tais são “os mistérios de Deus”.
Dizer que esses santos realmente não guardam os mandamentos, mas Deus finge que o fazem, é violar o contexto das mensagens dos três anjos. O céu declara que essas pessoas são “virgens.   .  . . Eles . . . seguem o Cordeiro para onde quer que Ele vá . . . Na sua boca não se achou engano; porque são irrepreensíveis diante do trono de Deus” (Apocalipse 14: 4, 5). Sabemos que eles  são pecadores por natureza, “porque todos pecaram, e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:23). Mas para que esse pronunciamento tenha sentido, a fé de Jesus funcionou, e eles devem ter deixado de continuar pecando. Venceram assim como Cristo venceu (Apocalipse 3:21). Tentar inserir esse vislumbre profético para pessoas que venceram no futuro pós-Segundo Advento é violar completamente o contexto. É claro a partir de Apocalipse 15: 2 que este mesmo grupo obteve a vitória antes do fim da terminação da graça para a humanidade.
As gerações anteriores nunca conseguiram entender claramente a verdade da perfeição cristã sem cair nos erros do perfeccionismo, pelo fato de que a hora da purificação do santuário celestial ainda não havia chegado. No entanto, quando chegamos aos “dias da voz do sétimo anjo, quando tocar a sua trombeta, se cumprirá o segredo de Deus, como anunciou aos profetas seus servos” (Apocalipse 10: 7).
Aqui está a contribuição especial que os adventistas do sétimo dia devem fazer para a conclusão da grande Reforma e o cumprimento da comissão do evangelho. Deve haver uma união da verdade da purificação do santuário celestial e da verdade da justificação pela fé. E é aqui que começamos a sentir o significado real da mensagem de 1888 como o Senhor enviou a Seu povo.
A mensagem de 1888 era uma esperança gloriosa, livre tanto do fanatismo quanto dos erros do perfeccionismo. Ambos os “mensageiros” (A. T. Jones e E. J. Wagoner), desde o início da era de 1888, eram claros e enfáticos de que a vida sem pecado é possível, “o mistério de Deus”, que o povo de Deus pode vencer assim como Cristo venceu e que a chave para esta gloriosa possibilidade reside na fé de Seu povo no ministério do Sumo Sacerdote no Santíssimo.
As primeiras três frases de Waggoner no livro “Cristo e Sua Justiça” resumem bem seu conceito de vida sem pecado. Eles são a semente de uma verdade que cresceu em um poderoso carvalho: “No primeiro verso do terceiro capítulo de Hebreus, temos uma exortação que compreende todas as injunções dadas ao cristão. É isto: “Por isso, santos irmãos, participantes do chamado celestial, considere o Apóstolo e Sumo Sacerdote de nossa profissão, Cristo Jesus. ‘Para fazer isso como a Bíblia exige, considerar Cristo de forma contínua e inteligente, tal como Ele é, transformará uma pessoa em um cristão perfeito, pois “por contemplarmos somos trnsformados” (*2ª Cor. 3:18).2
Construído de forma segura no conceito de justificação de Lutero pela fé, Jones e Waggoner juntos estabeleceram três elementos essenciais da singularidade das mensagens dos três anjos. Aqui é onde a mensagem de 1888 vai mais longe do que os reformadores do século XVI puderam ir em seus dias:
Primeiro, o crente é chamado a “considerar a Cristo Jesus o . . . Sumo Sacerdote de nossa confissão” (*Heb. 3:1) em Sua obra de purificação do santuário no Antitípico Dia da Expiação que começou em 1844.
Em segundo lugar, considerar Cristo de forma contínua e inteligente, tal como Ele é, é considerar o verdadeiro ensinamento do Novo Testamento que o Seu papel como Substituto e Exemplo exigiu que Ele tomasse a natureza do homem caído, na semelhança da carne pecaminosa sendo, portanto, capaz para socorrer os que são tentados.
Em terceiro lugar, a fé num Salvador e Sumo Sacerdote transformará uma pessoa num cristão perfeito. Waggoner usou a palavra transformar. Não somente o crente verdadeiro será contado ou legalmente considerado assim; ele se tornará um cristão perfeito pela fé.
Somos advertidos pelo apóstolo Paulo: “Guardando o mistério da fé numa consciência pura.  . . . E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus Se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória”(1ª Timóteo 3: 9, 16). Certamente, “uma consciência pura” indica a perfeição do caráter cristão. O amor perfeito é o mistério da piedade. Mas falta o verdadeiro Amor por Cristo. É por isso que, claro, a piedade real em Laodiceia também está faltando.
Então, quando Ellen White ouviu esta mensagem, ela reconheceu nela o poder e a força do evangelho que prepararia o povo de Deus para permanecer com um caráter puro no dia da segunda vinda de Cristo. Seriam um testemunho vivo para Deus durante a hora da crise. Eles seriam parte dos 144.000 a serem trasladados sem ver a morte em Seu retorno. Seriam um testamento vivo do poder de Deus para a salvação do pecado. Vivendo em carne pecaminosa, tentada, provada e aflita, o mistério da piedade seria revelado neles - “Cristo em vós, a esperança da glória” (*Col. 1:27).
--Paul E. Penno
_____________________________________
Notas finais:                                                   
1) Guia de estudos deste trimestre,

2) Boas Novas, pág. 7, edição de 1999.
_____________________________________
Notas:                                                               
Veja, em inglês, o vídeo desta 5ª lição do 1º trimestre de 2018, exposta pelo Pr. Paulo Penno, na internet, no sitio: https://youtu.be/STPwUDgsMIc

Esta lição em inglês está na internet no sitio: 1888message.org/sst.htm

_____________________________________
Biografia do autor, Pastor Paulo Penno:
Paulo Penno foi pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Foi ordenado ao ministério há 42 anos e jubilado em junho de 2016, Após o curso de teologia fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente preparou uma Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia.” (Este livro postamos, por inteiro, em Ágape Edições (agape-edicoes.blogspot.com) em 1º de agosto de 2017). Ao longo dos anos o Pr. Paulo Penno, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de justificação pela fé segundo a serva do Senhor nos apresenta em livros como Caminho a Cristo, DTN, etc. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Ele foi o principal orador do seminário “Elias, convertendo corações”, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2015, realizado na igreja adventista Valley Center Seventh-day Adventist Church localizada no endereço: 14919  Fruitvale Road, Valley Center, Califórnia.
   
Atenção, asteriscos (*…) indicam acréscimos do tradutor.
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­_____________________________________