quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Lição 7 — Honestidade para com Deus, por Paulo E. Penno



Para  10 a 17 de fevereiro de 2018


Existe uma palavra melhor do que “mordomia” ao descrever nossa relação para com Jesus em Sua obra de proclamar o evangelho “a toda criatura”? A mensagem de 1888 nos ajuda a ver a alegria da comunhão com Jesus em dar e servir ao mundo.
Destacando-se como a contribuição mais significativa da mensagem de 1888 é: a motivação para se dar e servir a Cristo. Por que nós guardamos o sábado, devolvemos nosso dízimo, trabalhamos como missionários, etc.? Porque queremos ser salvos. Não queremos nos perder; queremos ir para o céu. Ideia muito boa, mas se a questão nunca ultrapassa isso, vem a ser a raiz do legalismo. Toda motivação própria é “debaixo da lei”, velho concerto, e certamente falhará na crise final. Grande parte do nosso evangelismo público baseia-se nesse apelo egocêntrico, o que estaria bem numa compreensão infantil.
Mas a Bíblia fala frequentemente de um processo de crescimento. Efésios 4 diz que devemos crescer para que não sejamos mais meninos, ... antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo nAquele que é a cabeça, Cristo.” De fato, devemos chegar “a uma [pessoa madura], à medida da estatura completa de Cristo” (v. 14, 15, 13).]
A mensagem de 1888 nos aponta para uma nova motivação que esquecemos: um interesse por Jesus, pelo qual Ele receba Sua recompensa, para que seja coroado Rei dos reis (não que nós “usaremos uma coroa na casa do nosso Pai”, como diz o cântico), que honremos a Ele, que este fardo de tristeza que Ele sente por um mundo que se aprofunda no sofrimento possa ser reerguido, que Ele veja a luta de Sua alma e fique satisfeito.
Esta nova motivação é gerada em nossos corações pecaminosos, mundanos, egoístas pela introdução de algo que a Bíblia chama de Ágape (Romanos 5: 8). Esta é também uma ideia fundamental da mensagem de 1888. É um conceito de amor muito diferente do que os seres humanos normalmente assimilam, ou que as Igrejas Protestantes e Católica Romana em geral entendem. É um conceito de amor de acordo com a ideia bíblica da não-imortalidade da alma.
Aqueles que acreditam na imortalidade natural acham impossível compreender o comprimento, a largura, a profundidade e a altura desta ideia bíblica de Ágape. Ellen White deixa claro em sua própria abordagem simples que este conceito de Ágape é hoje unicamente ministrado a partir do lugar Santíssimo do Santuário Celestial. Portanto, esta é uma ideia tranquilizadora do evangelho de que é possível para as pessoas proclamarem àqueles quem não entendem a natureza do homem ou o ministério do Sumo Sacerdote no segundo compartimento desde 1844.1 Envolve a proclamação do Cordeiro de Deus e Sua cruz em um realismo de alta fidelidade nunca compreendido claramente pelos adventistas do sétimo dia e pelo próprio mundo.
O elemento importante da mensagem de 1888 que merece nosso estudo cuidadoso é a relação entre a obra final de expiação de Cristo na purificação do santuário celestial e a verdade bíblica da justificação pela fé.
A visão bíblica da justificação pela fé traz um refrigério diferente da visão tão comum. A mensagem de 1888 vê a justificação pela fé como experiencial; isto é, em si mesma é uma mudança de coração. Quando uma pessoa é justificada pela fé, é reconciliada com Deus e, ao mesmo tempo, está de fato reconciliada com a santa lei de Deus. Alegremente Ellen White disse que esta mensagem de justificação pela fé “é manifestada em obediência a todos os mandamentos de Deus”.2
Isto foi o que a fez feliz em ouvir, porque ela disse que não ouviu nada parecido com o apresentado publicamente nos 45 anos anteriores. Felizmente, isso é justificação pela fé — não minimiza a santificação. Tenha em mente que ela declara que esta é “a mensagem do terceiro anjo em verdade”.3 Este é um chamado sério para que possamos estudar, aprender, compreender. O que frequentemente dizemos que é santificação, é na realidade a experiência da justificação pela fé.
Existe uma linda progressão lógica da verdade nesta mensagem de 1888. Segue o pensamento de que a justificação pela fé deve repousar em algum fundamento mais forte do que os sentimentos ou obras do crente, ou mesmo a escolha de crer. Efésios 2 claramente diz que somos salvos "pela graça ... por meio da fé" (vs. 8). Onde foi manifestada essa graça? Tito 2: 11-14 diz que quando Cristo "Se deu a Si mesmo por nós, para nos remir..." foi na cruz que a Sua graça se manifestou e o sangue dEle foi derramado pelo mundo.
É por isso que os “mensageiros” de 1888, A. T. Jones e E. J. Waggoner, viram que, no sentido puramente legal ou objetivo, o mundo inteiro foi justificado na cruz. A justificação pela fé não pode ser uma realidade pessoal sem apreciar o que Cristo realizou através do Seu sacrifício. Ellen White viu essa verdade como um elemento da luz que ainda irá iluminar a terra com a sua glória (*Apoc. 18;1).

Paul E. Penno
_____________________________________

Notas Finais:                                  

1) Ellen G. White, Primeiros Escritos, págs. 55, 56.
2) Ellen G. White, Testemunhos para Ministros e Obreiros Evangélicos, pág. 92.
3) Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, livro 1, pá. 372; Review and Herald, de 1º de Abril de 1890.
_____________________________________

Notas:                                                               

Veja, em inglês, o vídeo desta 7ª lição do 1º trimestre de 2018, exposta pelo Pr. Paulo Penno, na internet, no sitio: https://youtu.be/jVT_ypKUrsY
Esta lição em inglês está na internet no sitio: 1888message.org/sst.htm
_____________________________________

Biografia do autor, Pastor Paulo Penno:
Paulo Penno foi pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Foi ordenado ao ministério há 42 anos e jubilado em junho de 2016, Após o curso de teologia fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente preparou uma Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia.” (Este livro postamos, por inteiro, no nosso blog Ágape Edições (agape-edicoes.blogspot.com) em 1º de agosto de 2017). Ao longo dos anos o Pr. Paulo Penno, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de justificação pela fé segundo a serva do Senhor nos apresenta em livros como Caminho a Cristo, DTN, etc. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Ele foi o principal orador do seminário “Elias, convertendo corações”, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2015, realizado na igreja adventista Valley Center Seventh-day Adventist Church localizada no endereço: 14919  Fruitvale Road, Valley Center, Califórnia.
  
    Atenção, asteriscos (*…) indicam acréscimos do tradutor.
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­
_____________________________________