terça-feira, 8 de maio de 2018

Lição 6 — A “mudança” da lei, por Roberto Wieland



Para 5 a 12 de maio de 2018

Na maioria dos calendários usados ​​em todo o mundo, o sétimo dia é chamado sábado. Para torná-lo duplamente certo, podemos verificar lendo Lucas 23:54, que fala da crucificação de Jesus: “E era o dia da Preparação, e amanhecia o sábado”. Milhões de pessoas observam a sexta-feira santa em honra da morte de Jesus; que identifica o verdadeiro sábado, pois o próximo dia da semana é o sábado semanal regular do sétimo dia.
E novamente podemos identificar o verdadeiro dia de sábado lendo os próximos versos em Lucas: “As mulheres que tinham vindo com Ele . . . viram o sepulcro, e como foi posto o Seu corpo. E voltando elas, prepararam especiarias e unguentos. E no sábado repousaram, conforme o mandamento” (v. 55, 56). Os próximos versículos falam de Sua ressurreição no domingo: “E no primeiro dia da semana, muito de madrugada, foram elas ao sepulcro . . . E acharam a pedra revolvida” (Lucas 24: 1 e 2). Cristo havia ressuscitado!
É tão claro que uma criança o vê imediatamente: "o sábado, ... conforme o mandamento" vem entre sexta e domingo. ("O Dia do Senhor" de Apocalipse 1:10 é o sábado, pois Deus chama o sábado de "Meu dia santo", Isaías 58:13). Sua presença é no sábado. Na medida em que O amamos, também amamos Seu santo dia.
Mas há muitas pessoas sinceras que não veem essa verdade. Deus mudou o Seu santo dia de sábado? Devemos examinar algumas das razões pelas quais elas estão confusas.
But, there are many sincere people who do not see this truth. Has God changed His holy Sabbath day? We must examine some of the reasons why they are confused.
Não, Deus diz, Ele não mudou a lei a respeito do sábado. “Eu sou o Senhor, não mudo” (Mal. 3: 6). Não há nada na Bíblia que sugira que Ele tenha feito alguma mudança em Sua santa lei. “A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma” (Sal. 19: 7). Por que Ele deveria mudar algo que é “perfeito”? Ele nos ama demais para mudar um presente tão abençoado!
Jesus regularmente guardou o sábado do sétimo dia, pois lemos em Lucas 4:16 que “E chegando a Nazaré, onde tinha sido criado, entrou num dia de sábado, segundo o Seu costume, na sinagoga.” Sim, quando Ele disse aos judeus: “Eu tenho guardado os mandamentos de Meu Pai”, Ele disse a verdade (João 15:10).
Todos os apóstolos seguiram o Seu exemplo ao guardar o sábado no sétimo dia. Por exemplo, o livro de Atos nos conta 84 sábados que o apóstolo Paulo guardou, e nenhum um domingo!
“Mas,” alguém pode perguntar, “não fala de um ‘primeiro dia da semana’ que Paulo guardou?” Não, Atos 20: 7, 8 fala de uma reunião de despedida no sábado à noite que Paulo manteve com os cristãos em Troas, porque ele estava planejando caminhar 25 km no dia seguinte (domingo) para Mileto, e eles nunca mais o veriam. (Nenhum apóstolo teria andado 25 km no santo dia de sábado).
Lucas descreve essa reunião noturna como tendo sido no “primeiro dia da semana” porque a Bíblia diz que o sábado começa ao pôr-do-sol de sexta-feira à noite e termina ao pôr-do-sol de sábado à tarde (Lev. 23:32). Qualquer reunião noturna no “primeiro dia da semana” teria que ser no sábado à noite. E Mar. 1:32 conta como em um sábado “à noite, quando o sol se pôs”, o sábado acabou, o povo trouxe muitos doentes para Jesus para serem curados.
Essa é uma maneira deliciosa de guardar o sábado, “da noite até a noite”, pôr do sol ao pôr do sol. Se você tentar mantê-lo da meia-noite à meia-noite, estará dormindo e não poderá receber conscientemente o dia santo de Deus! Como poderia receber algum visitante especial que chegasse à meia-noite enquanto dorme?
Por que muitos observam o domingo e não o santo sábado que o Senhor “abençoou e santificou”? É simples: alguém sem a autoridade de Deus mudou isso. Ele instruiu Seu santo profeta Daniel a prever que isso aconteceria. No capítulo 7, o profeta descreveu a ascensão de quatro impérios mundiais na história (Babilônia, Medo-Pérsia, Grécia e Roma), após os quais surgiria outro grande poder, o “[chifre] pequeno . . . falando grandes coisas”. (vs. 8) que combinaria igreja e estado e “cuidará em mudar os tempos e a lei” (vs. 25). Daniel e Apocalipse afirmam que ele exercitaria seu grande poder por 1260 anos.
Paulo descreveu o mesmo poder em 2ª Tes. 2: 4 como alguém “que se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou se adora, de sorte que ele se assentará, como Deus no templo de Deus, querendo parecer Deus”.
O livro de Apocalipse de João descreve o mesmo poder: “E foi-lhe dada uma boca, para proferir grandes coisas e blasfêmias, . . . E deu-se-lhe poder sobre toda tribo, língua e nação. E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujo nomes não estão escritos no Livro da Vida do Cordeiro” (13: 5-8).
Temos que decidir então qual “poder” nós seguiremos — o Santo que criou a terra em seis dias e santificou o Seu santo sábado para nós guardarmos, ou aquele que ousou mudar a lei de Deus e direcionar as pessoas para, por outro lado observarem o domingo.

O Singular Conceito Adventista do Evangelho Eterno

Ellen White ficou muito feliz quando ouviu o que os dois mensageiros (A. T. Jones e E. J. Waggoner) apresentaram na assembleia da Associação Geral de 1888 e depois dela. Ela ficou feliz porque a mensagem foi além do que ela chamou de “as boas e velhas doutrinas”, pois disse que era “luz nova”. “A justificação pela fé” é “nova” para nós e para o mundo evangélico, pois “é a mensagem do terceiro anjo em verdade”.1
"Cada fibra do meu coração disse amém", disse ela, porque aqui estava finalmente o conceito distinto e único do adventismo do sétimo dia do evangelho eterno "que se manifesta em obediência a todos os mandamentos de Deus".2 Assim, teve que ir além das igrejas populares que guardam o domingo.
De fato, a verdade do sábado fica implícita em uma visão inteira e completa da justificação pela fé, porque o sábado é o “sinal” da fé verdadeira.3 Onde a verdade do sábado é negada, tem que haver uma visão falsa ou imatura da justificação pela fé.4
Alguém se pergunta se o evangelismo adventista do sétimo dia deu a essas grandes verdades um julgamento justo. Bem concebida, sem “mistura de erro venenoso”, a justificação pela fé se torna a mensagem que levantará pessoas em todo o mundo que “guardarão os mandamentos de Deus e a fé de Jesus”. Os frutos serão fenomenais e os crentes se prepararão para a vinda de Cristo em sua geração.5
Agora mesmo o Espírito Santo está chamando as pessoas em todo o mundo para guardarem o santo dia de sábado; pois esse é o dia especial em que Ele se encontra com eles para ensiná-los. E Seu grande quarto mandamento assegura a todos que acreditarem, eles conhecerão a alegria do descanso do sábado "em Cristo".

Dos escritos de Roberto Wieland
____________________________

Notas finais:                                  

1) Review and Herald, 1º de abril de 1890.
2) MS5, 1889; Testemunhos para Ministros e Obreiros Evengélicos, págs. 91 e 92

3) Veja de E. J. Waggoner, Cristo e Sua Justiça, págs. 37-45; (edição Boas Novas, 199; Boas Novas, págs. 140-144, edição CFI, 2016  (Glad Tidings ed., 1999); The Glad Tidings, págs. 140-144 (Edição CFI, 2016).

4) Veja de A. T. Jones, Boletim da Assembléa da Associação Geral, págs: 243-245, 261, 262-343, e 358.

5) Veja de Ellen G, White Review and Herald, 22 de nov. de 1892.
____________________________
Notas:                                                                                     
Veja, em inglês, o vídeo desta 6ª lição do 2º trim. de 2018, exposta pelo Pr. Paulo Penno, na internet, no sitio:
Esta lição em inglês está na internet no sitio: http://1888message.org/sst.htm
____________________________

Biografia do autor, Pr. Roberto Wieland:              
O irmão Roberto J. Wieland foi um pastor adventista, a vida inteira, missionário na África, em Nairobe e Kenia. Autor de inúmeros livros. Foi consultor editorial adventista do Sétimo Dia para a África. Ele deu sua vida por Cristo na África. Desde que foi jubilado, até sua morte, em julho de 2011, aos 95 anos, viveu na Califórnia, EUA, onde ainda era atuante na sua igreja local. Ele é autor de dezenas de livros. Em 1950 ele e o pastor Donald K. Short, também missionário na África, em uma das férias deles nos Estados Unidos, pediram à Associação Geral que fossem publicadas todas as matérias de Ellen G. White sobre 1888. 38 anos depois, em 1988, a Associação Geral atendeu o pedido, o que resultou na publicação de 4 volumes com um total de 1821 páginas tamanho A4, com o título Materiais de Ellen G. White sobre 1888.
Asteriscos (*) indicam acréscimos do tradutor.
____________________________