quarta-feira, 16 de maio de 2018

Lição 7 — Mateus 24 e 25, por Paulo Penno



Para 12 a 19 de maio de 2018

A condição espiritual da Igreja em todo o mundo é retratada na parábola das “Dez Virgens”, e todas ”dormiram”. Quando o clamor repentinamente saiu, “O Noivo vem!” cinco pessoas acordaram e prepararam suas lâmpadas para ir ao “casamento”. As outras cinco negligentemente descuidaram de receber o óleo do Espírito Santo, e já era tarde demais; foram excluídas (Mat. 25: 1-10).
Este óleo não é o Pentecostes das primeiras proporções da chuva do Espírito Santo. O óleo representa a mensagem da chuva serôdia que Cristo comissiona o Espírito Santo a dar a uma Igreja receptiva. Tendo recebido a mensagem, a Igreja experimenta o Espírito Santo. Em seguida, segue a voz do Espírito, através de seus mensageiros, ouvidos retumbantemente por todo o mundo, dando o “alto clamor”, que ilumina a terra com a glória de Deus.
Quando lemos a parábola das virgens junto com o que o Apocalipse diz sobre as “bodas do Cordeiro” (Apo. 19: 7, 8), fica claro que as cinco “virgens” sábias dormem sob a mesma letargia das noivas que se esquecem de se aprontar para o casamento. A parábola não diz que a Noiva por fim se recusou a “se aprontar”. Mas as cinco virgens loucas assim agiram.
De algum modo, as cinco virgens prudentes têm óleo em suas lâmpadas. Elas foram receptivas à mensagem do último dia do Espírito Santo. Essa receptividade lhes serve bem, embora também durmam, assim como as cinco virgens insensatas, quando despertadas pelo clamor: “O Noivo vem”, o óleo é suficiente para as suas lâmpadas acesas.
O Senhor enviou “o começo” da chuva serôdia do Espírito Santo em uma “mui preciosa mensagem”1 proferida na Assembleia da Associação Geral em Minneapolis, em 1888. A essência dessa mensagem foi o chamado de Cristo à liderança da igreja dos laodiceanos para “arrepender-se”.
 “[Apo. 3: 14-20, citado.] Esta mensagem não teve a influência que deveria ter sobre mentes e corações dos crentes. O verdadeiro estado da Igreja deve ser apresentado diante dos homens, e estes devem receber a palavra de Deus não como algo originário de homens, mas como a palavra de Deus. Muitos têm tratado a mensagem aos laodiceanos como chegou a eles, como a palavra do homem. A mensagem e o mensageiro foram mantidos em dúvida por aqueles que deveriam ter sido os primeiros a discernir e agir de acordo com ela como palavra de Deus. Se tivessem recebido a palavra de Deus a eles enviada, não estariam agora em trevas”.2 
Durante décadas, a Igreja Adventista do Sétimo Dia negou a sua história, dizendo que a Assembleia de Minneapolis foi um caso de identidade equivocada—a mensagem de 1888 era apenas uma “ênfase reiterada” do protestantismo histórico, não o começo da chuva serôdia e o alto clamor; e o que quer que fosse, não foi realmente rejeitado. Houve apenas uma resistência temporária de que mais tarde houve arrependimento e o pecado da resistência foi cancelado.
 (*Entretanto) a mensagem foi, de fato, o que Ellen White disse que era—o início da obra do quarto anjo de Apocalipse 18; e em grande medida foi rejeitada, não pela Igreja em geral, mas pela liderança daquela época. E nunca houve uma verdadeira e fiel recuperação e proclamação da mensagem. Quando começamos a compreender a enormidade desses fatos, sentimos que nenhuma questão diante de nós pode se comparar em importância com o problema de realmente insultar o Espírito Santo.
O Seu plano era que o pessoal da liderança da Associação Geral e local não ficasse “alheio” ou hostil à mensagem, mas a recebesse de todo o coração. Ao reconhecer e aceitar com alegria a verdade, toda a liderança da Igreja teria respondido à liderança do Espírito Santo, e nossas editoras e a Review and Herald teriam agido de forma unida e harmoniosa no alegre trabalho. Os leigos estavam prontos e teriam cooperado. Assim, a comissão do evangelho poderia ter sido completada naquela geração. Não foi.
O que não aconteceu então deve acontecer no futuro. E o “cenário” acontecerá porque o Senhor Jesus não morreu em vão. “Ele verá o fruto do trabalho de Sua alma e ficará satisfeito” (cf. Isaías 53:11). Ele tem muitas pessoas sinceras na Igreja Adventista do Sétimo Dia que serão leais a Ele e à Sua verdade, até a morte. O arrependimento corporativo e denominacional é a obra incorporada no antitípico Dia da Expiação. Satanás está determinado a se opor ao amargo fim. Certifiquemo-nos de que não estamos do lado do inimigo.
Na hora da crise, as cinco jovens tolas haviam estado absorvidas pelo interesse próprio e negligenciaram a busca daquilo que Pedro diz ser “a verdade presente” (2ª Pedro 1:12). O que está acontecendo nos bastidores é um casamento. A parábola é clara como a luz do sol: “as que estavam preparadas entraram com Ele [o Noivo] para as bodas, e fechou-se a porta” (Mat 25:10). Os que estão “prontos” são os mesmos que “seguem o Cordeiro para onde quer que vá” (Apo. 14: 4). É simples assim.

Paul E. Penno

Notas finais:                                          
1) Ellen G. White, Testemunhos para Ministros e Obreiros Evangélicos, págs. 91 e 92.

2) Materiais de Ellen G. White sobre 1888), pág. 1051; cf. Carta S24, 1892.
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Notas:                                                                                
Veja, em inglês, o vídeo desta7 lição do 2º trim. de 2018, exposta pelo Pr. Paulo Penno, na internet, no sitio:


Esta lição em inglês está na internet no sitio: http://1888message.org/sst.htm
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Biografia do autor, Pastor Paulo Penno:
Paulo Penno foi pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Foi ordenado ao ministério há 42 anos e jubilado em junho de 2016, Após o curso de teologia fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente preparou uma Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia.” (Este livro postamos, por inteiro, no nosso blog Ágape Edições (agape-edicoes.blogspot.com) em 1º de agosto de 2017). Ao longo dos anos o Pr. Paulo Penno, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de justificação pela fé segundo a serva do Senhor nos apresenta em livros como Caminho a Cristo, DTN, etc. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Ele foi o principal orador do seminário “Elias, convertendo corações”, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2015, realizado na igreja adventista Valley Center Seventh-day Adventist Church localizada no endereço: 14919  Fruitvale Road, Valley Center, Califórnia.   
    Atenção, asteriscos (*…) indicam acréscimos do tradutor.
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