quinta-feira, 1 de maio de 2008

Lição 5 - A Maravilha de Suas Obras

A 2ª pergunta da lição, parte de domingo (*fala do poder de Jesus sobre a natureza ao acalmar a tempestade), Que lições podemos aprender de Mateus 8:23-27?

"Quando Jesus foi despertado para enfrentar a tempestade, estava em perfeita paz. Nenhum indício de temor na fisionomia ou olhar, pois receio algum havia em Seu coração. Contudo não era na posse da força onipotente que Ele descansava. Não era como o "Senhor da Terra, do mar e do Céu" que repousava em sossego. Esse poder, depusera-o Ele (*Filip. 2:7), e diz: "Eu não posso de Mim fazer coisa alguma". João 5:30. Confiava no poder de Seu Pai. Foi pela fé—no amor e cuidado de Deus—que Jesus repousou, e o poder que impôs silêncio à tempestade, foi o poder de Deus" (O Desejado de Todas as Nações, pág. 336).

Então, vemos que o milagre de acalmar a tempestade foi pela fé de Jesus. Esta obra foi resultado de Sua fé no poder de Seu Pai; As obras de Cristo foram o produto da Sua fé.

Paulo instrui-nos mais, em Gálatas 5:6, ensinando-nos que é a fé que opera pelo amor (Ágape). Nunca é fé + obras, mas sempre uma fé que opera por amor.

No ano seguinte à (*assembléia da) Conferência Geral de 1888, E. J. Waggoner escreveu, "A grande característica de fé é que opera. Nós não queremos dizer que as obras são unidas a ela, mas que vêm dela. "Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem as obras é morta", Tiago 2:26. Paulo diz que a fé 'opera por amor’ (*Gálatas 5:6),. É possível que exista algo que é chamado de fé, mas se nenhuma obra procede dela, não é fé.

"Um homem justo é o que age em harmonia com a lei de Deus. Portanto um homem justo é um homem obediente. Então podemos entender... que um homem obediente viverá (uma vida de obediência) pela sua fé. A obediência procede da sua fé, e portanto não há nenhuma possibilidade para ele se exaltar, desde que o ato de obediência não é sua ação pessoal, mas a obra da sua fé, e creditada a ele como sua própria. O homem, cuja alma se exalta nele, é o homem que pensa que ele pode, de si mesmo, fazer tudo que é exigido,... assim, ‘a altivez de espírito precede a queda" (*Prov. 16:18) (Signs of the Times, de 4 de Fev. de 1889).

Deus deu ao mundo Seu Filho unigênito (S. João 3:16) e Seu Filho vem com a Sua própria fé. Esta é a fé que é dada a nós em Romanos 12:3 (* ‘... a fé que Deus repartiu a cada um”). Jesus veio com a fé dEle de modo que nós possamos viver a mesma vida justa que Ele viveu, pois ‘o justo viverá por Sua fé’ (*Habacuque 2:4). ‘A fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus’ (Rom. 10:17).

"Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo espírito de a Sua boca. ... Porque Ele falou, e foi feito; mandou, e logo apareceu" (Salmo 33:6, 9). Quando a semana da criação terminou todas as obras de Deus foram acabadas e Ele descansou no sétimo dia. O descanso segue ao trabalho concluído. (Gênesis 1 é o maior capítulo de fé na Bíblia! Deus falou e aconteceu! Deus nunca muda e está sempre presente, portanto Sua palavra tem as mesmas características).

O Pai nos elegeu em Cristo, antes da fundação do mundo (Ef. 1:3, 4), portanto quando Cristo foi à cruz, toda humanidade foi com ele. Quando Jesus morreu, todos morremos nEle (II Cor. 5:14, 15). 1 Por este ato justo, Cristo deu a todos os homens justificação de vida (Rom. 5:18) (* ou, como se lê de outra versão). ‘justificação que concede vida’, No crer nesta boa-nova, a justificação de vida torna-se justificação pela fé. Paulo prega esta verdade para que todos vejam: "Já estou crucificado com Cristo; e vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e Se entregou por mim" (Gal. 2:20).

Conseqüentemente, pela fé de Jesus, nós somos novas criaturas. "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; e eis que tudo se fez novo" (II Cor. 5:17). Nós agora andamos no Espírito e não após a carne. Embora ainda retenhamos a nossa carne, o Espírito nos controla, e nós estamos seguros porque Deus condenou o pecado na nossa carne, para que Sua inteira lei possa ser perfeitamente cumprida em nós pela fé de Jesus! (Rom. 8:3, 4).

Não temos que nos preocupar em "ajudar" a Deus a cumprir Suas promessas em nós. Nossos esforços em contribuir para a salvação são uma demonstração prepotente de incredulidade. Nossas impressões digitais necessitam estar fora de tudo!2 "Porque somos feitura Sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas”(Ef. 2:10). Estas obras são fruto do Espírito— "Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. ... Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito. Gal. 5,22, 23, 25). Estes frutos crescem naturalmente e são uma evidência patente da nova criação.

O mistério de Deus, que esteve oculto desde os tempos eternos, em todas as gerações, agora é manifesto entre nós: este mistério é Cristo em vós, a esperança de glória (Col. 1,26, 27); Apocalipse 10:5-7 fala deste mistério presente: "... Nos dias da voz do sétimo anjo, quando estiver para tocar a Sua trombeta, se cumprirá o mistério de Deus, como anunciou aos profetas, Seus servos.” Deus terá um povo pronto antes que Ele volte! (*Apoc. 19:7). Cristo, em você, purifica o santuário pelo apagar do pecado e a reprodução do caráter de Cristo em Seu povo. São vistos, por fim, os santos que têm a fé de Jesus, que vem com Sua obediência a todos os mandamentos de Deus. Como Jesus eles nada podem fazer de si mesmos; como Ele, eles descansam no amor e cuidado do Pai.

Então a cruz é a maravilha da Sua obra! (*A) nós, o objeto do Seu amor e a perfeição da Sua obra, foi-nos dada Sua vida e Sua fé. Hoje, se ouvirmos Sua voz, não endureçamos os nossos corações como somos acostumados a fazer, mas creiamos em Sua voz e entremos em Seu descanso.
Daniel Peters

Tradução e acréscimos, marcados com asteriscos, de João Soares da Silveira

O irmão Daniel Peters e a sua família são membros da igreja de adventista de sétimo dia de Whittier, uma cidade a 19 kms ao sul de Los Angeles, localizada no nº 8841 da Calmada Avenue, Whittier, CA, 90605, EUA.. O irmão Daniel é um ardoroso estudante da Bíblia, do Espírito de Profecia, e de toda a literatura da mensagem de 1888. O seu coração foi sensivelmente tocado pela "mui preciosa mensagem" de 1888, e sua vida tem sido apaixonadamente dedicada à divulgação desta mensagem que Deus então outorgou à Sua igreja. Ele é tataraneto de Ellet J. Waggoner, e tem um site na internet: http://www.1888mpm.org/ onde você pode ler, em inglês, a maioria dos livros de Woggoner.

Notas do tradutor:

1) O Filho de Deus ao vir a este mundo e entrar na carne, na nossa carne, tornou-Se o novo Cabeça da humanidade, o segundo Adão. Este princípio fundamental de várias maneiras marcou as mensagens de A. T. Jones e E. J. Waggoner na assembléia da Conferência Geral de Minneapolis de 1888 e seu resultado que recebeu o endosso entusiástico de Ellen White .
“Assumindo a humanidade, Cristo tomou a parte de todo ser humano. Era Ele a Cabeça da humanidade. Ser divino e humano, com Seu longo braço humano podia enlaçar a humanidade, enquanto com Seu braço divino podia alcançar o trono do Infinito. Que cena esta, para ser contemplada pelo Céu! Cristo, que não conhecia o mínimo vestígio de pecado ou contaminação, tomar nossa natureza em seu estado deteriorado. Isto foi humilhação maior do que o homem finito pudesse compreender. Deus manifestou-Se em carne. Humilhou-Se. Que assunto para o pensamento, para profunda e sincera contemplação! Tão infinitamente grande que era a Majestade do Céu, e contudo desceu tão baixo, sem perder um átomo de Sua dignidade e glória! Baixou à pobreza e ao mais profundo abatimento entre os homens.” (Mensagens Escolhidas, livro 1, pág. 252 e 253).
Os autores bíblicos declaram que “pelo corpo de Jesus Cristo na cruz, toda a humanidade foi reconciliada a Deus e uns aos outros (Efésios 2: 11-16 e Col. 1:21-23). Numa maneira semelhante na mesma base de solidariedade corporativa nós podemos dizer que “pelo corpo de Jesus Cristo na cruz toda humanidade foi justificada e absolvida” (Rom. 3:24; 4:5, 25; 5:10; 5:18). É sobre este princípio da solidariedade corporativa que nós dizemos que Deus escolheu, predestinou, elegeu, e adotou toda a humanidade em Cristo.
O Filho de Deus tornou-Se nós ao vir “na semelhança de carne pecaminosa” e quando Ele morreu na cruz, de um ponto de vista corporativo, a raça inteira dos homens morreu nEle.

2) Se não obstarmos o Espírito Santo, Ele trará poder a nossas vidas para produzir em nós uma transformação de caráter. “É muito significativo confiar a guarda da alma a Deus. Significa que devemos viver e andar pela fé, não confiando no próprio eu nem o glorificando, mas olhando a Jesus, nosso Advogado, como o Autor e Consumador de nossa fé. O Espírito Santo realizará sua obra no coração que é contrito, mas não pode atuar em alguém cheio de orgulho e pretensão. Este, em seu entender, teria capacidade para corrigir a si mesmo. O eu se interpõe entre sua alma e o Espírito Santo. O Espírito Santo atuará se o eu não se interpuser. Maiutscript Releases, vol. 12, pág. 53; em português você encontra este texto em E Recebereis Poder, Meditações Matinais de 1999, pág. 93 (grifamos).