quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Lição 7, O Caminho para a Fé, por Raul Diaz

Para 5 a 12 de novembro de 2011

"Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé de Jesus Cristo fosse dada aos que creem" (Gálatas 3:22, KJV)

Parece imperativo que nós consideremos o estudo desta semana de Gálatas 3: 21-25, à luz da epístola de Paulo aos próprios gálatas. O conflito foi provocado por esforços dos judaizantes para trazer os gálatas de volta para as obras da carne em guardar a lei. Com efeito, os judaizantes estavam argumentando que é a fé mais as obras que salva, enquanto, o evangelho, como ensinado por meio de Paulo, declarou que “pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus, ... para que ninguém se glorie" (Efésios 2:8, 9).

Paulo afirmou o cerne da questão em Gálatas 2:20: "Não mais eu, mas Cristo" Não havia nada que os gálatas pudessem fazer para serem salvos, nenhuma quantidade ou tipo de obras, nenhuma mudança externa de comportamento, nada poderia salvá-los. Somente Cristo, crucificado, pode salvar. Exatamente nas promessas dadas a Abraão (e a nós) a bênção era (e é) envolvida. As promessas foram positivas — “sim e ... amém!” "Porque pela fé, estais (nós e eles) em pé" (2ª Coríntios 1:20, 24).

Em Gálatas capítulo 3, Paulo faz a pergunta: "Quem vos fascinou?” ... Recebestes o Espírito pelas obras da lei, ...” guardando a lei cerimonial e se esforçando o máximo para guardar a lei moral? Ou, a recebestes pela “pregação da fé" (Gálatas 3:2, 3)? O que poderia possivelmente Paulo estar querendo dizer por "pregaçao da fé", e o que isso tem a ver com a lei?

Simplificando, a lei é uma transcrição da mente de Deus. É a maneira que Ele pensa vertida em um formato que os seres humanos podem compreender. Jesus Cristo é a encarnação da lei — os princípios vividos. Ele é a lei demonstrada. De acordo com a escritura, a natureza da humanidade é enganosa e desesperadamente perversa — inclinada para a vontade própria, preservação própria. Nós não entendemos ou conhecemos os nossos erros e fraquezas, porque eles estão escondidos de nós. Portanto, por nós mesmos não podemos manter a mentalidade de Deus, pois é estranha e não é familiar para nós. Para tentar pensar ou comportar-se como Deus faz, sem o Seu Espírito operando em nós, é assumir que somos iguais a Ele.

A lei foi proferida aos judeus (e, portanto, para nós) para nos trazer até o fim do egoísmo; para trazer-nos à conclusão de que nossos próprios esforços nunca vão nos impedir de cobiçar, dizer mentiras brancas, desonrar o sábado, e ter falsos deuses. Através de David, Jesus disse que “a lei do Senhor é perfeita” (Salmo 19: 7), e Paulo disse que “a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom” (Rom. 7: 12). Mas para aqueles cujo padrão de conduta não se avalia, traz condenação e morte. Assim, para a humanidade, a lei é um instrumento de medição. O meio de correção é o Espírito.

A obra do Espírito Santo é para nos ajudar a nos conscientizarmos de nós mesmos. Assim percebemos que tudo e qualquer coisa que podemos fazer é incorreto ou incompleto. É igualmente errado, insuficiente ou inconsistente. Não é "faça todo o que for possível, e o Senhor fará o resto. “Essa é a idéia errônea de “Cristo mais eu,” e é incompatível com o conceito de: "Não eu, mas Cristo" Gálatas 2: 20). A escritura declara que os nossos melhores sonhos, planos e idéias estão motivados e contaminados pelo egoísmo. É muito difícil deixar o eu morrer. No entanto, se o eu não morrer, Cristo não pode viver a Sua vida em nós. Com efeito, não podemos ter a Sua mente ou o amor com que Ele ama (1ª Coríntios 2:16). O caminho para a fé vem “pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Romanos 10:17). Não é por qualquer pensamento próprio ou ação.

Temos tradicionalmente definido o pecado como a transgressão da lei, mas Paulo a define: "Tudo o que não é de fé é pecado" (Romanos 14:23). Assim, se temos voluntária e deliberadamente, e de forma premeditada quebrado a lei de Deus, como o rei David o fez, quando tomou Bate-Seba e matou Urias, ou se simplesmente agimos sem fé, como fez Abraão quando tomou Agar como sua concubina e gerou Ismael, pecamos.

Qual foi a falha de Abrão? Qual foi seu pecado? Foi o de incredulidade, ele não continuou crendo que Deus cumpriria Sua promessa. Ele não permaneceu em pé pela fé. As promessas feitas a ele só poderiam ser recebidas através do caminho da fé. O amor não faz mal ao próximo” (Romanos 13:10), mas Abrão quase irreparavelmente feriu Agar, Sara, e Ismael (e seus descendentes), bem como Isaque (e seus descendentes). Por incredulidade, Abrão quebrou a lei de amor (Ágape), sobre a qual os 10 mandamentos se baseiam.

Embora a lei (um instrumento de medição) não pudesse fazer Abrão um completo (desenvolvido) crente, justo, o amor (Ágape) poderia. Fé, ativada pela bondade do amor de Deus, purificou sua alma (SM v.1 pp396), e a justiça foi o resultado; Seu nome foi mudado para Abraão e sua fé foi encontrada para ser ouro puro, como se fosse provado no fogo.

Talvez esta seja uma das razões porque os gálatas (e nós) estávamos tão dispostos a voltar ao "cumprimento da lei" como um padrão externo de justiça. A fé tem de ser provada, e eles, como nós, não gostam do fogo. Inicialmente, a fé de Abrão foi provada enquanto esperava o nascimento de um herdeiro. Em seguida, ele foi provado ainda mais quando concebeu o filho da servidão por meio de Agar, e descobriu que Ismael não foi considerado por Deus para ser "o" herdeiro da promessa. Muitos anos mais se passaram até que Sara recebeu uma força sobrenatural para dar à luz Isaque, "o filho da promessa" que é de cima. E então, no que a Abraão deve ter parecido um pesadelo incompreensível, ele é convidado por Deus para matar o filho da promessa de Deus. Que angústia e tortura de alma devem ter sido as suas. Que dúvidas devem ter enchido sua mente em relação à ordem divina de matar Isaque. Afinal, Deus realmente pediu a Seu servo para fazer algo aparentemente tão contra a lei? Certamente Abraão foi tentado a descrer que fosse a voz de Deus que ele ouviu. E, no entanto, como sabemos, era de fato o comando de Deus. Abraão e Isaque renderam submissão voluntária e foram encontrados fiéis.

A fé vem pelo ouvir a Palavra, ansiosamente e de boa vontade, determinado a obedecer-lha antes mesmo de saber o que é exigido de nós. Para Ele, que prometeu, nós dizemos, “sim,” e “amém!”

--Raul Diaz

O irmão Raul Diaz é um membro da Igreja adventista da cidade de Monte Vernon, no estado de Illinois, perto de Chicago. Ele atua em diversos departamentos da igreja, prega em diferentes ocasiões e locais, e ensina a lição da escola sabatina em sua unidade evangelizadora em sua igreja local — Seventh-day Adventist church, na cidade de Mt Vernon, Illinois, localizada no endereço: 12831 N. Norton, Dr. Mount Vernon, Il. 62864-8231, U.S.A, Tel.: 001 XX (618) 244-7064, endereço eletrônico: www.mtvernonadventist.org Espero poder terminar a tradução ai

___________________________