quinta-feira, 12 de julho de 2012

Lição 2 - Preservando Relacionamentos, por Patti Guthrie

 Para 7 a 14 de julho de 2012

Acabamos de concluir um trimestre inteiro estudando Evangelismo e Testemunho, e agora encontramos alguns destes temas sendo repetidos e ampliados neste trimestre em histórias sobre a primitiva igreja cristã em Tessalônica.
Se hoje a evangelização colocasse desafios para nós tão grandes como os enfrentados por Paulo, quão animado estaria você em testemunhar de Cristo?
Paulo (*e Silas) foram injustamente jogados na prisão, espancados, perseguidos, e seguidos por uma menina possuída por demônio. Seus ex-irmãos da igreja (os judeus) não pareciam muito gentis em seu zelo missionário. Eles fizeram o máximo para obstruir seu caminho e tornar sua vida difícil. A Escritura revela os motivos ocultos que motivaram esses agitadores: malícia e inveja. Então — como agora — pregadores do evangelho têm sofrido perseguição nas mãos de uma igreja que mantem apenas uma forma de piedade, negando o seu poder.
De uma perspectiva humana, quem gostaria de viver a vida de Paulo? No entanto, Paulo escolheu esta vereda ao invés de uma vida fácil. Parece que ele se divertia em ser levado à barra dos tribunais, pois cada novo desafio servia apenas para revelar mais plenamente a capacidade de Deus para salvar perfeitamente.
Nosso texto para memorização esta semana revela a motivação de Paulo para o serviço:
"Porque, qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa de glória? Porventura não sois vós também diante de nosso Senhor Jesus Cristo em Sua vinda? Na verdade vós sois a nossa glória e gozo" (1ª Tess. 2:19, 20).
Paulo tinha um vislumbre do dom inestimável de Deus em Cristo. Sua gratidão deu lugar a uma vontade irreprimível de partilhar a boa nova com os outros. Paulo não se contentou com gozar as bênçãos da cruz e ser salvo sozinho — Não! — Ele sentia ser necessário confrontar o evangelho em todos os lugares que ia.
"O amor de Cristo nos constrange" disse ele. "Julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram, e Ele morreu por todos, para que, os que vivem, não vivam mais para si, mas para Aquele que por eles morreu e ressuscitou" (2ª Cor. 5:14 e 15).
Alguma vez você já sentiu o seu coração "estranhamente aquecido"1 pela boa nova do evangelho?
Estaria Você contente em apenas experimentar esse bom sentimento, ou se sentiria também compelido a compartilhar com os outros o que aprendera?
Depois do seu brilhante discurso no Areópago, Paulo observa que do grande número dos que ouviram suas eloquentes palavras, apenas três foram convertidos à fé. "Ele então decidiu que a partir daquele momento ele iria manter a simplicidade do evangelho. Ele estava convencido de que a erudição do mundo era impotente para mover os corações dos homens, mas que o evangelho era o poder de Deus para a salvação"2
Experiências como esta devem ter cimentado a convicção de Paulo que está em 1ª Cor. 2:2 “—nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado."
Paulo reconheceu que a "palavra da cruz é loucura para os que perecem, mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus" (1ª Cor. 1:18). Portanto, Paulo pôde exclamar: "Não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê ... porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé" (Rom. 1:16, 17).
Quanto mais próximo a nossa mensagem e os métodos se alinharem com a simplicidade do evangelho, mais bem sucedidos serão os nossos esforços em ganhar almas para Cristo.
Recentemente, li uma linda compilação de escritos de Ellen White, intitulado Serviço Cristão. Este livro é cheio de conselhos apropriados para aqueles que estão buscando sabedoria para saber a melhor forma de compartilhar a Cristo. É leitura obrigatória para qualquer pessoa cujo coração foi tocado pela comovente mensagem do evangelho.
Alguns trechos eu compartilho com você aqui:
"Toda verdade importante recebida no coração tem de encontrar expressão na vida. É em proporção com o recebimento do amor de Cristo, que os homens desejam proclamar aos outros o seu poder, e o próprio ato de o proclamar, aprofunda e intensifica seu valor para sua própria alma" (Serviço Cristão, pág.  94. Originalmente publicado na Review and Herald de 19 de fevereiro de 1889).
"Virão tempos em que a igreja vai ser despertada pelo poder divino, e fervorosa atividade será o resultado, pois o vivificante poder do Espírito Santo inspirará seus membros a saírem e buscarem almas para Cristo. Mas quando essa atividade se manifestar, os mais fervorosos obreiros só estarão seguros se confiarem em Deus, por meio de constante e fervorosa oração. Terão necessidade de fazer fervorosas súplicas para que, pela graça de Cristo, sejam salvos de ficarem orgulhosos em seu trabalho, ou de fazerem de suas atividades um salvador. Têm de constantemente olhar a Jesus, a  fim de que reconheçam que é Seu poder o que faz a obra, e sejam assim habilitados a imputarem  a Deus toda a glória" (Serviço Cristão, pág. 98. Originalmente publicado na Review and Herald de 4 de julho de 1893)..
"Não há senão um remédio verdadeiro para a indolência espiritual, e esse é trabalhar — trabalhar pelas almas que necessitam de vosso auxílio" (Serviço Cristão, pág. 107. Originalmente publicado em Testemunhos para a Igreja, vol. 4, pág. 236).
"Devemos estudar métodos e meios de nos aproximar do povo" (Serviço Cristão, pág. 110. Originalmente publicado em Historical Sketches, págs. 289).
"Quando a igreja se possuir deveras do espírito da mensagem, seus membros porão todas as energias na obra de salvar as almas por quem Cristo morreu. Hão de penetrar em novos campos. Alguns que não são ministros ordenados cooperarão com Deus visitando as igrejas, buscando confirmar o que resta e está a ponto de perecer. Haverá membros leigos que se mudarão para vilas e cidades3, para lugares aparentemente remotos (out-of-the-way), a fim de que façam brilhar para outros a luz que Deus lhes confiou” (Serviço Cristão, pág.  180. Originalmente publicado na Review and Herald de 29 de setembro de 1891)..
"Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho." Amém. Ora vem, Senhor Jesus!" (Apocalipse 22:20)

-Patti Guthrie


Patti Guthrie é uma adventista de berço. É esposa, mãe e professora dos próprios filhos. Ela é estudante da Bíblia, escritora e musicista.  Faz parte do comitê de música para leigos adventistas. A família Guthrie aparece no canal de televisão adventista Three Angels Broadcasting Network [Canal de Televisão Três Anjos] com música tanto vocal quanto instrumental. O marido de Patti, Todd Guthrie, é médico e membro da Mesa administrativa do Comitê de Estudos de Mensagem de 1888. Ele também é ancião na sua igreja adventista local, e constantemente está envolvido em organizar e executar programas musicais para acontecimentos importantes da Igreja Adventista nos EUA e em outros países.


Notas do tradutor:

1) João Wesley escreveu em 1738: “À noite eu fui ansiosamente a uma reunião na rua Aldersgate onde alguém estava lendo o prefácio à carta aos Romanos, de Lutero. Por volta da 8:45, enquanto ele estava descrevendo a mudança que Deus operou no coração através da fé em Cristo, eu senti o meu coração estranhamente aquecido.
2) Comentário de Ellen G. White sobre Atos 17: 28 na Review and Herald, de 17 de Abril de 1888, e de 3 de agosto de 1911.  Na composição do Comentário Bíblico Adventista, no início da década de 1950, este mesmo texto aparece no vol. 6, à pág. 1062, na 2ª coluna, sob o comentário do verso 34 de Atos 17, com o título Simplicidade do Evangelho versus Cultura do Mundo.
3) "—Saí das cidades, saí das cidades!’ é a mensagem do Senhor que me foi dada.” EGW, Vida no Campo, pág. 35.
 “Não está muito distante o tempo em que, como os antigos discípulos, seremos forçados a buscar refúgio em lugares desolados e solitários. Como o cerco de Jerusalém pelos exércitos romanos era o sinal de fuga para os cristãos judeus, assim o arrogar-se nossa nação o poder para decretar obrigatório o dia de repouso papal será uma advertência para nós. Será então tempo de deixar as grandes cidades, passo preparatório ao sair das menores para lares retirados em lugares solitários entre as montanhas” (Testemunhos para a Igreja, vol. 5, págs. 464 e 465; Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 166. Vida no Campo, pág. 47; Eventos Finais, pág. 121).
“Educai nosso povo a sair das cidades para o campo, onde possam obter um pequeno pedaço de terra, e fazer um lar para si e para seus filhos” (Mensagens Escolhidas, vol. 2. pág. 142; Maranata, Meditação Matinal de 1977, pág. 178; Vida no Campo, pág. 16).
“Dentro em breve haverá tal luta e confusão nas cidades, que os que as quiserem abandonar não o poderão fazer” (Mensagens Escolhidas, vol. 2, pág. 142; originalmente publicado no Boletim da Conferência Geral, de 6 de abril de 1903). 
Como se sabe, a onda de assaltos se espalhará pelo globo todo. E é de se esperar que as autoridades tomem alguma providência quanto à segurança dos que habitam nos campos. Também aqui no Brasil, o aumento dos assaltos às propriedades rurais muito em breve, provavelmente, forçará as autoridades a fazerem uma lei proibindo-se que se faça mais casas de moradias nas áreas rurais. Recentemente as autoridades do Oeste do Paraná apresentaram ao Gov. Beto Richa forte e emocionada reclamação quanto à ineficiência das Patrulhas Rurais em proteger os que moram no campo!!! Em todas as nações, bem como aqui no Brasil, é muito provável que as autoridades venham a tomar a decisão de proibir que os da cidade se mudem para o campo, visando dar ao povo do campo uma proteção melhor do que a que lhes é hoje oferecida. Porque, obviamente, é impossível policiar-se cada propriedade rural! Ao ser feita tal lei, obviamente os que estiverem JÁ morando no campo poderão, a critério de cada um, ali permanecer enquanto desejarem ... mas os que quiserem se mudar da cidade para o campo estarão proibidos de assim proceder ou de fazer casas lá, sob o pretexto da insegurança, devido aos incontidos assaltos, e à bandidagem. Assim essa lei 'enforcaria' o povo, forçando-os a viver nas cidades, e nessas a corrupção e assaltos se tornarão indescritíveis, conforme o alerta acima vindo da pena de EGW.

________________________________