quinta-feira, 26 de julho de 2012

Lição 4 – Alegria e gratidão, por Daniel Peters

Para 21 a 28 de julho de 2012


"Olhando para Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que Lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-Se à destra do trono de Deus" (Heb. 12:2, Almeida Contemporânea). Em algumas versões da Bíblia você pode observar que a palavra "nossa" (*estando em itálico, significa que) não é uma parte do verso original. Isso realmente acrescenta ao nosso entendimento de que a fé é iniciada e finalizada por Cristo. A Versão Inglesa Revisada afirma que desta maneira: “Ele é o pioneiro e o aperfeiçoador da fé” (*A Almeida Fiel diz: "Ele é o autor e consumador da fé". A fé é dEle, portanto, é a fé de Jesus.
Isto torna a fé um dom, não uma parte natural da carne humana. Romanos 12:3 diz: "Deus tem repartido [dado] a cada um a medida de fé." A fé "repartida" por Deus a nós é ativada quando ouvimos o evangelho, pois se diz que "a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus" (Rom. 10:17). Onde não existe a palavra de Deus não pode haver fé.
Paulo pregava Cristo e este crucificado aos Gálatas e eles receberam o Espírito pela pregação da fé. Como Abraão eles creram em Deus e foram considerados justos. (Gálatas 5:1-6). "Mas cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também" (Atos 15:11).
Esta foi a experiência dos tessalonicenses. Quando ouviram que "Cristo morreu por nós quando éramos ainda pecadores, e que isto é a prova de Deus de Seu amor para conosco" (Rom. 5:8, Versão Inglesa Revisada), seus corações responderam com a alegria humilde de agradecimento! Sua resposta foi a "pregação da fé" (*Gál. 3:2 e 5, ú.p.) e esta fé operou neles o fruto do Espírito. Esta foi a razão de ação de graças de Paulo!
"A Bíblia ensina tão claramente que a justiça é pela fé. Portanto, o único elemento que o povo de Deus precisa para se preparar para a segunda vinda de Cristo é fé genuína. ... Fé é entendida, no seu verdadeiro sentido bíblico, isto é, uma apreciação de coração pelo Ágape de Cristo"1
Então, por que é que Paulo diz "obra da fé" e não suas obras e sua fé? Por que ele rejeita contribuição humana em adição à fé? Bem, aqui está o que ele disse sobre as obras e a natureza da fé: "Se estamos em união com Cristo Jesus, a circuncisão [contribuição humana / obras] não faz nenhuma diferença de modo algum, nem a falta dela, a única coisa que conta é a fé que se expressa através do amor [Ágape]" (Gál. 5:6, Versão Inglesa Revisada).
Isaías diz: "Toda a carne é erva, ... todas as nações são como nada perante Ele; Ele as considera menos do que nada e como uma coisa vã" (Isa. 40:6, 17). Paulo segue nesta verdade da Escritura, declarando: "Porque eu sei que em mim, isto é na minha carne, não habita bem algum" (Rom. 7:18).
Portanto, a questão é esta: "Como pode um homem, que é erva, e não é nada, e menos que nada, e sem valor, sem nada existir de bom nele de modo algum, contribuir com algo para sua salvação, especialmente considerando que Deus demonstrou Seu amor por nós, sem nossa participação, e antes mesmo de existirmos?"
Ellet J. Waggoner, um dos dois mensageiros de 1888, com credenciais celestes, escreveu: "O escândalo da cruz é que a cruz é uma confissão da fragilidade humana, do pecado e da incapacidade de fazer qualquer coisa boa. Tomar a cruz de Cristo significa depender apenas dEle para tudo, e esta é a humilhação de toda soberba humana. Os homens gostam de imaginar-se independentes. Mas deixe a cruz ser pregada, que seja dado a conhecer que no homem não habita bem algum e que tudo deve ser recebido como um dom, e alguém logo se ofende" (As Boas Novas, pág. 113).
A operação da fé nos tessalonicenses produziu a obra de amor e a paciência da esperança. Eles próprios não faziam isso. Pode-se perguntar, "Bem, então, como é que Paulo pode ter ficado tão alegre com eles?" Porque eles não resistiram ao Espírito que veio a eles através da pregação da fé, e a fé operou neles através do amor de Deus, o próprio Ágape de Deus agora estava sendo demonstrado nos tessalonicenses, sem qualquer contribuição humana deles próprios.
Alguém poderia perguntar: "E quanto à obediência aos mandamentos de Deus, então?" A obediência a todos os mandamentos de Deus "brota da sua fé e, portanto, não há chance para que ele fique engrandecido, uma vez que o ato de obediência não é ação pessoal sua, mas é a ação de sua fé, e creditada a ele como própria dele. O homem cuja alma se eleva nele, é o homem que pensa que pode de si mesmo fazer tudo o que é necessário, e que, consequentemente, não faz nada. Assim, "o orgulho vai adiante da destruição" (ver Waggoner, Signs of the Times, 4 de fevereiro de 1889).
A justiça é a obediência à lei de Deus, a justiça é pela fé que opera no homem pelo amor de Deus; a obediência é exclusivamente pela fé de Jesus; assim a justiça e a obediência são ambas obras de Cristo por meio do Espírito, que também veio a nós pela pregação da fé — é tudo da fé, ou é tudo da erva, (*quer dizer, não é) nada.
Todas as Escrituras ensinam que a fé opera. "A fé que opera pelo amor" (Gálatas 5:6) é declarado para ser a única coisa necessária. Os irmãos tessalonicenses foram elogiados por sua "obra da fé" (1ª Tess. 1:2, 3). "Assim, o exemplo de Abraão é usado como uma ilustração do modo como a fé funciona. Deus fez uma promessa a ele, ele creu na promessa, e sua fé foi imputada a ele como justiça. Sua fé era o tipo que opera justiça. ... O que Abraão fez foi uma obra de fé. Suas obras não produziram a sua fé, mas sua fé produziu suas obras. Ele foi justificado, não por fé e obras, mas pela fé que opera" (veja "O Chamado de Abraão. O Teste de Fé," de Ellet J.  Waggoner, publicado em The Present Truth, de 2 de julho de 1896. As ênfases são do original).
Sem fé nenhum ato pode ser realizado que vá satisfazer a aprovação de Deus. A Bíblia ensina isso dizendo que "tudo o que não é de fé é pecado" (Rom. 14:23).
"A fé, sendo dom de Deus, vindo pela palavra de Deus, e ela própria operando no homem as obras de Deus, não precisa de nenhuma das obras do homem pecador para torná-lo bom e aceitável a Deus. A própria fé opera no homem o que é bom, e é, por si só, suficiente para preencher toda a vida com a bondade de Deus, e não precisa do esforço imperfeito do homem pecador para torná-lo meritório. Essa fé dá ao homem boas obras, em vez de ser ela própria dependente do homem para “boas obras.” Não se expressa pela "fé e obras", mas pela "fé que opera" ("Editorial", publicado na Sentinela Americana, por Alonso T. Jones, em 31 de maio de 1894). E estamos a tomar as palavras de Jesus exatamente como Ele as proferiu: "A obra de Deus é esta, que creiais nAquele que Ele enviou" (João 6:29).
A fé vem pelo ouvir e então a própria fé opera pelo poder do Ágape, o amor de Deus que cria no homem um coração novo, coloca dentro dele a mente de Cristo, tornando-o uma criação totalmente nova.
Qualquer homem ou grupo de homens que ensine que a salvação é pela fé e obras, está ensinando um método de se esquecer de Deus, que (*no entanto) passa como (*se fosse) um método de se lembrar dEle.
Sugerir que a salvação é pela fé e obras é adicionar à palavra de Deus o que ela não diz ou ensina. Ouça o aviso: "Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor vosso Deus, que Eu vos mando" (Deut. 4:2; veja também Apocalipse 22:18).
A paciência vem como resultado das "obras da fé" e porque é a fé de Jesus, os mandamentos de Deus são guardados perfeitamente.
Agora, aqui estão os justos que viveram pela fé de Jesus, os santos em quem a obra da fé tem sido obediente a todos os mandamentos de Deus e produziu resistência à paciência da esperança. Aqui há alegria!
—Daniel H. Peters


Nota:
1) Dez Grandes verdades do Evangelho que fazem da Mensagem de 1888 única, de Robert J. Wieland, nº 9..


O irmão Daniel Peters vive na parte leste da cidade de Los Angeles, Estado da Califórnia, EUA, e trabalha como Conselheiro Oficial antidrogas e álcool para mães e mulheres grávidas. O seu coração foi sensivelmente tocado pela “mui preciosa mensagem” (Test. p/ Ministros, págs. 91 e 92) e sua vida tem sido apaixonadamente dedicada a esta mensagem que Deus outorgou à Sua igreja em 1888. Ele e sua família são membros da igreja adventista do sétimo dia de Whittier, uma cidade a 19 kms ao sul de Los Angeles, localizada no nº 8841 na Calmada Avenue, Whittier, Ca. 90605, EUA. Ele é tataraneto de Ellet J. Waggoner. O irmão Daniel é um ardoroso estudante da Bíblia e do Espírito de Profecia e de toda literatura relativa à mensagem de 1888. Ele foi um dos principais oradores no seminário “É a Justiça Pela Fé, Relevante Hoje?”, realizado em 21 e 22 de maio de 2010) na Igreja Adventista do Sétimo Dia da cidade de Reno, estado de Nevada, localizada na 7125 Weest 4th Street.

______________________