quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Lição 5 - O Exemplo Apostólico, por Raul Diaz - (1ª Tess. 2:1-12)

Para 28/7 a 4/8/2012

A palavra "ousado," como adjetivo, significa sem medo diante do perigo, e está mostrando ou requerendo um espírito destemido, intrépido. Normalmente, aqueles a quem chamamos de ousados são os que são francos e diretos. Eles não medem as palavras, eles falam o que vêem. Mas isso também pode ser considerado rude. A definição grega para a palavra ousado significa falar livremente. A Concordância Strong com Dicionário Hebraico e Grego define ousadia como sendo franco ao se expressar, ou confiante em espírito e comportamento.
Quando Paulo escreveu sua carta aos Tessalonicenses, ele disse,
"Porque vós mesmos, irmãos, bem sabeis que a nossa entrada para convosco não foi vã; mas, mesmo depois de termos antes padecido, e sido agravados em Filipos, como sabeis tornamo-nos ousados ​​em nosso Deus, para vos falar o evangelho de Deus com grande combate" (1ª Tessalonicenses 2:1, 2).
A idéia aqui é que, após ser espancado em Filipos qualquer um provavelmente teria saído de lá com medo, mas Paulo e seus companheiros avançaram em Tessalônica, sem perder o ânimo. Assim que podiam, eles entravam numa sinagoga e começavam a pregar que Jesus era o Cristo. Como diz Paulo, eles foram ousados ​​em Deus para pregar o Evangelho, mesmo que soubessem que provavelmente levariam outra surra. No entanto, Paulo salienta que o amor de Deus o constrangia, 2ª Coríntios 5:14, ou, o empurrava para a frente.
Então, como são o amor e a ousadia relacionados? Para responder a esta pergunta, vamos reconsiderar a experiência anterior de Paulo. (*O 2º § de domingo) da nossa lição afirma,
 “Paulo lembrou como ele e Silas foram maltratados de modo vergonhoso em Filipos em virtude da pregação do evangelho. No longo caminho de Filipos a Tessalônica, cada passo era uma lembrança dolorosa desse tratamento cruel. Sem dúvida, eles traziam sinais exteriores da dor, mesmo no momento da chegada a Tessalônica. Nesse ponto, teria sido fácil adotar uma abordagem menos direta para o evangelismo na nova cidade. Depois de tudo que tinham acabado de passar, quem iria censurá-los? Mas os tessalonicenses se mostraram ansiosos por receber a verdade e abertos para ela. A realidade dizia: ‘—Jamais pregue o evangelho novamente.’ Mas em meio à dor e o sofrimento, Deus estava dizendo a Paulo e Silas: "—Sejam ousados [em Meu poder] e fortes [na minha força]. Por isso, eles ‘começaram a ser ousados’ (1ª Tess. 2 : 2)
Paulo é claro no restante do capítulo que ele não abrandou a mensagem, nem usou de bajulação ou engano. Sua experiência anterior dolorosa em Filipos não o impediu de pregar a verdade para evitar a mesma consequência em Tessalônica. Nem ele nem Silas se motivaram a agradar aos homens, mas a Deus, e, portanto, não foram rudes com os opositores da mensagem. De fato, no verso 7, Paulo diz que ele e Silas foram brandos para com os tessalonicenses, “como a ama que cria seus filhos” (1ª Tess. 2:7). Na maioria das vezes, mães que amamentam são referidas como afetivas, carinhosas e amorosas, não audaciosas, ou cruéis. Será que esses dois conceitos de amor e ousadia se conciliam?
Falar com ousadia é falar sem medo. E sabemos pelas escrituras que o medo e o amor (Ágape) não podem coexistir. Sabemos disso porque "O perfeito [ou completo] amor lança fora o temor" (1ª João 4:18). Então, onde se originou este perfeito amor? Onde Paulo o obteve, e onde o obtiveram os apóstolos? E onde poderíamos nós obtê-lo?
Se você bem se lembra, quando a multidão prendeu a Jesus, os discípulos fugiram e permaneceram escondidos até depois da ressurreição, por medo dos judeus. Após o derramamento do Espírito Santo, no entanto, eles saíram do cenáculo e falaram livre e abertamente aos próprios judeus de quem já haviam fugido. "—Vocês mataram a Jesus!", Gritaram em ousadia. O que fez a diferença?
O mesmo Espírito que deu-lhes poder [ousadia] deu-lhes amor. De acordo com Paulo, em Romanos 5:5, "o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado." O Espírito Santo apareceu a eles como línguas “como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem" (Atos 2: 3-4). Este foi o mesmo Espírito que Ananias disse que iria encher Paulo do Espírito Santo, Atos 9:17. E Atos 13:9 afirma que Paulo era cheio do Espírito Santo. O Espírito Santo derramou o amor de Deus nos corações e mentes dos apóstolos, incluindo Paulo, e assim eles falaram aberta e amorosamente sobre Jesus, sem temor.
Mas nós sabemos que o medo reina em nossos corações, e que — por mais que tentemos — ainda não estamos completos no amor. Ellen White aborda esta falta de amor no livro “Para Conhecê-Lo,” Meditação Matinal de 1965:
"Não há nada que possa de tal modo enfraquecer a influência da igreja como a falta de amor .... As pessoas do mundo estão olhando para nós para ver o que nossa fé está fazendo por nossos caracteres e nossas vidas. Eles estão observando para ver se ela está tendo um efeito santificante sobre os nossos corações ... Não há maneira mais segura de enfraquecer-nos nas coisas espirituais do que sermos invejosos, desconfiados uns dos outros, cheio de conjecturas, censuras e desconfiança .... Se você tem amor em seu coração, você vai procurar firmar e fazer crescer o seu irmão na santíssima fé" (pág. 153).
"O amor puro é simples em suas atividades .... Não dá à mentira a sua profissão de fé por impaciência, irritabilidade, e descontentamento. Deixa as graças do Espírito manifestarem-se em bondade, mansidão, paciência, alegria e amor .... O amor é um atributo divino. O coração natural não pode originá-lo ...." (idem, pág. 167).
De acordo com 1ª Coríntios 13:5, não há egoísmo quando reina o verdadeiro amor.
O que o amor celestial, como derramado nos corações dos apóstolos pelo Espírito Santo, fará hoje pelos seguidores de Cristo do fim dos tempos? Nas palavras de Ellen White,
"[O amor a Jesus] exerce um poder maravilhoso. Isso torna o tímido ousado, o preguiçoso diligente, o ignorante sábio. Ele faz a língua gaguejante eloquente, e desperta o intelecto adormecido para uma nova vida e vigor. Torna os desalentados esperançosos, os tristes alegres. Aquele que tem o amor de Jesus vai ser levado a aceitar responsabilidades por amor a Jesus, e a suportá-las na Sua força. não se assustará com tribulação, nem se desviará do dever quando injuriado .... Onde o amor existe, há poder e verdade na vida. O amor faz bem e nada mais que bem. Aqueles que têm amor mostram o fruto para santificação, e no final a vida eterna" (idem, pág. 167, tradução nossa).
Este mesmo amor tornou os apóstolos ousados, transtornou o mundo nos dias de Paulo (Atos 17:6), e irá mostrar ao mundo de hoje que somos discípulos de Cristo (João 13:35). É o que o mundo está esperando para ver demonstrado em nós. Não podemos fabricá-lo, mas podemos recebê-lo na plenitude do Espírito Santo. Quando o fizermos, também nós abominaremos a nós mesmos e nos arrependeremos no pó e na cinza (Jó 42: 6). Ellen White diz que, "Ao os discípulos esperarem o cumprimento da promessa, eles humilharam o coração em verdadeiro arrependimento e confessaram sua incredulidade" (Atos dos Apóstolos, pág. 35). Só então despejou Cristo a plenitude do Espírito Santo sobre eles. Só então os discípulos falaram ousadamente. Isto é o que vai ocorrer conosco. Isto é o que ele irá fazer por nós. Até lá, vamos nos maravilhar no estupor espiritual complacente.


 -Raul Diaz


O irmão Raul Diaz é um membro da Igreja adventista da cidade de Monte Vernon, no estado de Illinois, perto de Chicago. Ele atua em diversos departamentos da igreja, prega em diferentes ocasiões e locais, e ensina a lição da escola sabatina em sua unidade evangelizadora em sua igreja local — Seventh-day Adventist church, na cidade de Mt Vernon, Illinois, localizada no endereço: 12831 N. Norton, Dr. Mount Vernon, Il. 62864-8231, U.S.A, Tel.: 001 XX (618) 244-7064, endereço eletrônico: www.mtvernonadventist.org

_____________________