quinta-feira, 6 de junho de 2013

Lição 10 – As Primeiras Coisas Primeiro (Ageu)!, por Paulo Peno & Mary Chun

Para 1º a 8 de Junho de 2013



     Ageu pregou três mensagens para o remanescente judeu que retornava de seu cativeiro babilônico. O tempo das três mensagens corresponde com os nossos meses de agosto, outubro e dezembro. Sua primeira mensagem foi no que diz respeito às mãos deles, a segunda, aos corações, e a terceira, às mentes deles.
A Mensagem de Agosto (Ageu 1:1-15) foi direcionada para as mãos das pessoas. Deus disse: construa o Templo (1:2, 4-11). A indulgência das pessoas está registrada no verso 2. "Este povo diz: ‘O tempo não chegou, o tempo que a casa do SENHOR deve ser edificada.’" Mas o Senhor apontou duas coisas (1) materialismo do povo (1:4,5). Eles estavam vivendo em casas luxuosas enquanto o templo estava em ruínas. (2) a miséria do povo (1:6, 9-11). Eles plantavam muito, mas colhiam pouco. Tentando muitas coisas, eles falharam em tudo.
No entanto, Deus assegurou-lhes que se eles construíssem o templo, Ele os abençoaria abundantemente (1:7,8). Ele falou através de três dos seus servos: um da vida pública, Zorobabel (governador de Judá); um da igreja, Josué (o sumo sacerdote de Judá), e o terceiro, Ageu (profeta de Judá). (1:1, 3, 12-15).
A Mensagem de outubro (2:1-9). Esta mensagem foi dirigida aos corações das pessoas. Havia tanto choro e alegria na dedicação do segundo Templo. Alguns dos homens mais velhos lembravam as glórias do primeiro templo (de Salomão) e choraram quando eles compararam o segundo edifício com o primeiro. À luz disto, Ageu tenta encorajar a todos ao ele falar da vinda do Messias (versículo 7).
O profeta lhes diz para tomarem coragem, porque a presença de Deus entre eles é muito mais importante do que o tamanho e a glória de qualquer templo terrestre. Embora o esplendor externo e glória do templo de Salomão fosse maior do que o que se construiu depois do cativeiro, este segundo seria muito mais glorioso que o primeiro. "’A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o SENHOR dos Exércitos" (2:9). Isto era por causa de Jesus, "O Desejado de Todas as Nações" que viria e preencheria este segundo templo, com a presença do céu (2:7).
A mensagem de dezembro (2:10-23). Esta mensagem final foi direcionada para as mentes das pessoas. Tratava-se de pensar, refletir e raciocinar. Havia fatos que Ageu queria que as pessoas pensassem especialmente na contaminação de Judá (2:10-19). Ele lembrou-lhes os problemas do passado, dando-lhes exemplos concretos (2:10-17).
As perguntas foram projetadas para levar as pessoas a pensar. A primeira pergunta tinha a ver com a pessoa que realizou uma oferta santa. Se a roupa de uma pessoa tiver contato com um objeto, por ventura o objeto tornar-se-á santo? E os sacerdotes responderam: "Não" (vs. 13). Isso ocorre porque a santidade não pode passar para outras coisas ou até mesmo para outras pessoas. A santidade é personificada em Cristo. Ela não pode ser separada dEle. A única forma de santidade que vem a nós é por recebê-Lo pela fé.
A segunda questão de Ageu é: "Se alguém for contaminado pelo contato com um corpo morto, tocar nalguma destas coisas, ficará ela imunda? E os sacerdotes responderam: ‘Ficará imunda’" (versículo 13).
Deus estava ilustrando a condição espiritual de Seu povo. Eles não creram. Eram impenitentes. Eles estavam mortos em pecado, por isso tudo que eles faziam era contaminado. Eles eram impuros por causa da apatia de seus corações e mentes (versículo 14). Ageu aplicou este princípio às pessoas. Disse-lhes que os seus caminhos pecaminosos contaminavam suas ofertas consagradas a Deus, resultando em perdas de colheitas, fome, e todo o resto das calamidades que se abatiam sobre eles. (Versos 14-17). A lição para todos os tempos é a seguinte: trabalho e adoração não santificam o pecado, mas pecar sempre contamina o trabalho e a adoração.
O bom relatório é que a cabeça, o coração e as mãos responderam ao chamado de Deus através de Ageu. O povo se arrependeu, creu e começou a construir com as suas mãos. E assim, a partir da colocação da fundação do templo, Deus prometeu abençoá-los abundantemente (2:18,19).
A última promessa do livro é a Zorobabel. Deus o honrou nesta vida, mas havia ainda algo mais para ele. Foi-lhe dada a certeza da vida eterna (2:20-23). Nós também podemos ter essa certeza, aqui e agora.
Vamos voltar para a mensagem de outubro, especialmente a parte sobre "O Desejado de Todas as Nações" que estava por vir e que iria encher este segundo templo, com a presença do céu (2:7). Essa presença divina é a justiça de Deus, para a salvação, e vem para a raça caída mediante a fé em Jesus (Romanos 3:22, KJV), O Desejado de Todas as Nações. Mas antes de Cristo ter vindo a primeira vez, Deus abalaria as nações de acordo com Ageu 2:7. E, antes da vinda de Cristo, pela segunda vez, haverá uma outra sacudidura como apontado por Joel 3:16, Heb 12:26-28 e Apoc. 6:14. A sacudidura que se aproxima do mundo será muito mais violenta, ela vai afetar tanto o céu e a terra, em todas as suas partes, o mar e a terra firme, bem como as nações. A condição da criação visível e todas as nações serão mundialmente alterados.
No entanto, na Sua segunda vinda, Jesus ainda será "O Desejado de Todas as Nações", mas por causa do desejo e pelo cultivo do pecado pelo perdido, o desejo pela justiça dos céus serão destruídos nos corações dos perdidos. Eles vão desprezar e odiar "O Desejado de Todas as Nações", que é o Desejado de Todas as Épocas, antes que Ele venha para reivindicar os Seus.
A mensagem da justiça de Cristo, que será desprezada e odiada é a mensagem que veio até nós em Minneapolis em 1888. Assim como as pessoas não gostaram do segundo templo, que foi construído nos dias de Ageu; assim como Herodes desprezou o Desejado das Nações e tentou matá-Lo quando Jesus nasceu na família humana; assim os perdidos, ao final dos dias, vão fazer guerra contra Cristo e Seus seguidores fiéis (Apoc. 17:14). Mas os perdidos vão perder essa guerra. A causa dos perdidos será atribuída à resistência incessante deles ao Espírito Santo que lhes traz "O Desejado de Todas as Nações".
Quero terminar este estudo, citando o prefácio de O Desejado de Todas as Nações:1
 “No coração de todos os homens, seja qual for a raça a que pertença ou a posição que ocupe na vida, existe um inexprimível anseio de qualquer coisa que ainda não possui. Este anseio é implantado na própria constituição do homem por um Deus misericordioso, para que o homem não se satisfaça com seu estado atual e suas consecuções presentes, sejam elas más, boas, ou ótimas. É o desejo de Deus que a humanidade procure o melhor e o encontre, para bem-aventurança eterna de sua alma.”   
“Satanás, por esquema ardiloso e habilidade, perverteu esses anseios do coração humano. Ele faz com que os homens acreditem que esse desejo pode ser satisfeito com prazer, fortuna, conforto, fama, poder (e uma miríade mais); mas aqueles que assim procedem têm verificado que todas estas coisas, fartando os sentidos, deixam a alma tão vazia e descontente como antes.
 “É o desígnio de Deus que esse anseio do coração humano o guie Àquele que, unicamente, é capaz de o satisfazer. Vem dEle esse desejo, para que possa conduzir a Ele, a plenitude e cumprimento do mesmo desejo. Essa plenitude se  encontra em Jesus, o Cristo, o Filho do Deus eterno. ‘Porque foi do agrado  do Pai que toda a plenitude nEle habitasse.’ ‘Porque nEle habita corporalmente toda a plenitude da divindade.’ E também é verdade que ‘nEle estais perfeitos’ com relação a todo desejo divinamente implantado e normalmente seguido.
 “O profeta Ageu O chama com justiça de "O Desejado de Todas as Nações", e podemos muito bem chamá-lo de ‘O Desejado de Todas as ´Épocas, assim como ele é realmente "o Rei dos séculos."
 “É o propósito deste livro apresentar a Jesus como Aquele em quem se podem satisfazer todos os anseios. Existe muitas (*obras como) "Vida de Jesus" livros excelentes, amplas fontes de informações, ensaios elaborados de cronologia e história contemporânea, costumes, acontecimentos, com muito dos ensinos e muitos vislumbres da vida de Jesus de Nazaré, tão complexa em seus aspectos. Todavia, pode-se com razão dizer — "metade nunca se contou." ...
 “Mas da mesma maneira que, pelo poder da bondade de Seu caráter, Jesus atraiu para Si os discípulos, e pela Sua presença, pelo contato e os sentimentos cheios de simpatia em todas as suas falhas e necessidades, elevou-lhes o espírito do terreno para o celestial, do egoísmo para a abnegação, da ignorância e preconceitos para o conhecimento e magnanimidade — assim é o designo deste livro apresentar por tal forma o bendito Redentor que  ajude o leitor a chegar face a face com Ele, coração a coração, e encontrar nEle, da mesma maneira que os discípulos outrora, Jesus, o Poderoso, que salva "perfeitamente", e transforma à Sua divina imagem todos quantos por Ele se achegam a Deus. Todavia, quão impossível é revelar-Lhe a vida! É como tentar por na tela o vivo arco-íris; em caracteres  impressos de preto e branco a mais doce música.
 “A autorizada pena que escreveu estas páginas, salientou novas belezas da vida de Jesus. Trouxe à luz muitas novas jóias da sua preciosa escrivaninha. Ela abre diante do leitor inimagináveis riquezas desse infinito tesouro. Nova e gloriosa luz irradia de muitas passagens familiares, cuja profundidade o leitor julgava haver há muito sondado. Em resumo, Jesus Cristo é revelado como a Plenitude da Divindade, o infinitamente misericordioso Salvador dos pecadores, o Sol da Justiça, o clemente Sumo Sacerdote, o médico de todas as moléstias e enfermidades humanas, o terno e compassivo Amigo, companheiro constante, dedicado e sempre presente, o Príncipe  da casa de Davi, o Escudo de Seu povo, o Príncipe da paz, o Rei vindouro, o Pai da Eternidade, a culminância e cumprimento dos desejos e esperanças de todos os séculos.
É Jesus o desejo do seu coração?    


-Jerry Finneman

O irmão Geraldo L. Finneman é um pastor adventista, já tendo atuado nos estados de Michigan, Pensilvânia e Califórnia nos EUA. Ele prepara materiais para encontros  evangelísticos, incorporados com os conceitos das Boas-Novas da Mensagem de 1888 de Justificação pela fé. Além de pastor da IASD ele também já foi presidente do Comitê de Estudos da Mensagem de 1888. Já há alguns anos não me encontro com ele, mas me parece que, devido à idade, está para, ou, já se aposentou, mas ouvi dizer que continua trabalhando por boa parte do dia, atualmente na área de Battle Creek, a cidade que abrigava a antiga sede da igreja. Há um excelente livro escrito por ele, "Christ in the Psalms” [Cristo nos Salmos], infelizmente não está traduzido para o português.

Nota do tradutor:
1)         Esta “introdução”, ou prefácio, é de autoria dos editores, e não de EGW. Entre a versão do Pr. Jerry Finneman (da edição em inglês) e como consta no texto em português (da CPB), há pequenas variações, mas o sentido está preservado em ambas.

____________________________