sexta-feira, 14 de junho de 2013

Lição 11 - Visões de Esperança (Zacarias) por Raul Diaz

Para 8 a 15 de maio de 2013


Óleo ardente
Há um livro cômico intitulado Quarteto Fantástico, que tem um personagem fictício com o nome de “Tocha Humana”. Como seu nome sugere, o Tocha Humana é capaz de envolver todo o seu corpo em chamas, e não ser consumido. Em outras palavras, é um maçarico vivo. Embora não sejamos personagens fictícios, entretanto somos feitos de carne e sangue, este personagem fictício representa visualmente uma imagem do que o Senhor deseja que Seu povo fosse espiritualmente — quentes, Apocalipse 3:15. Esta imagem representa também o texto de Mateus 5:14, que diz que somos a luz do mundo. No entanto, podemos nós ser envolvidos por chamas de fogo e não sermos consumidos?
Há algo no mundo físico, que possa ser envolvido em chamas, produzir luz e não ser consumido? A resposta é, sim, porque sabemos de fato que Moisés no deserto encontrou a sarça ardente que não se consumia. Também notável nas Escrituras é o caso dos três hebreus valorosos que foram lançados na fornalha ardente e não foram consumidos, assim como o profeta Elias que foi levado para o céu, em uma carruagem flamejante de fogo. Estes exemplos demonstram que, embora Deus seja um fogo consumidor, Ele não deseja incinerar o homem.
O fogo fornece luz e calor, e durante a permanência dos hebreus no deserto, Deus usou uma parede de fogo para prover essas necessidades para eles. Tivessem os filhos de Israel se lembrado e recordado sua história de provisões amorosas de Deus, além de Seu cuidado e proteção, eles teriam sido impedidos de idolatria. Mas, desejando ser como as nações vizinhas, eles não prestaram atenção às advertências e repreensões dos profetas. Assim, através do exemplo de seus líderes de coração duro, eles foram levados cada vez mais profundamente à apostasia, até que, finalmente, entraram em um cativeiro de 70 anos.
Deus em sua misericórdia não destruiu os israelitas durante o seu longo e ardente cativeiro. E embora parecesse sem fim à vista do julgamento em que eles sentiram que seriam consumidos, afinal, eles foram removidos de seus caminhos idólatras. Deus tinha usado o calor do seu julgamento só para retirar sua escória.
Muitos anos antes, “o profeta Isaías declarara que o Senhor purificaria o Seu povo de suas iniquidades ‘com o espírito de justiça, e com o espírito de ardor.’ As palavras do Senhor a Israel eram: ‘Eu porei contra ti a minha mão, e purificarei inteiramente as tuas escórias, e tirarar-te-ei toda a impureza’ (Isaías 4:4; 1:25)” (O Desejado de Todas as Nações, pág. 107)
Sob Esdras e Neemias, os israelitas estavam mais uma vez para ser restabelecidos como nação. Um remanescente de Israel havia começado a construir, mas suas mãos estavam enfraquecidos. Mais uma vez, o comando para reconstruir veio do Senhor, desta vez de Ageu e Zacarias. Eles estavam construindo novamente as muralhas da cidade que estavam em más condições, bem como o seu templo. Para incentivá-los neste momento, o Senhor deu a Zacarias uma série de visões que ele fielmente transmitiu ao povo. Em uma das visões, o sumo sacerdote Josué foi mostrado como vestido de vestes sujas, representando o seu próprio pecado e o do seu povo. Acusado por Satanás noite e dia, o arrependido Sumo Sacerdote foi resgatado pelo Senhor, como um "tição tirado do fogo" (Zacarias 3:1-5). Essa visão deixa claro que tanto Josué como o povo foram quase consumidos por sua prova de fogo, depois de terem voltado do cativeiro. “Para o pecado, onde quer que se encontre, ‘nosso Deus é um fogo consumidor’ (Hebreus 12:29)” (ibidem). Tinham porém se arrependido, e a mudança de roupa foi dada a Josué no lugar de suas próprias vestes de justiça própria. As roupas limpas e brancas representam o amoroso, justo caráter de Cristo, oferecido a Josué, bem como ao povo. “O Espírito de Deus consumirá o pecado em todos que se submetem a Seu poder. Se os homens porém se apegarem ao pecado, ficarão com ele identificados. Então a glória de Deus, que destrói o pecado, tem que destruí-los” (ibidem). (*Leia as duas últimas páginas do capítulo 10 de O Desejado de Todas as Nações, págs. 107 e 108)
Em Zacarias capítulo 4, uma outra visão é registrada. Desta vez, o profeta é despertado do sono, e lhe é pedido que identifique o que via. Esta visão aludiu ao lugar santo do santuário, e referia-se às duas oliveiras que estão diante de Deus. Estas árvores foram representados como vertendo de si o dourado óleo através de tubos de ouro para o receptáculo do castiçal. Dali se  alimentam as lâmpadas do santuário, para que possam produzir luz clara e contínua. Assim, dos ungidos que estão na presença de Deus, Seu Espírito é transmitido aos instrumentos humanos que são consagrados ao Seu serviço. (veja Profetas e Reis, pág. 594,1º parágrafo, e Parábolas de Jesus, pág. 408, 1º parágrafo). Cheios do Espírito Santo, os instrumentos humanos estão em chamas, eles são quentes, mas não são consumidos.
Durante o tempo de Cristo, João Batista foi enviado para anunciar o caminho para o reino de Deus. Mais uma vez, o povo tinha ido à servidão, desta vez sob os romanos, e seu amado templo, no qual a maior luz já tinha brilhado na pessoa do próprio Cristo, estava prestes a ser destruído. De João, Jesus disse: "Ele era uma candeia que ardia e alumiava” (*João 5:35). Ele deu testemunho de Cristo. Uma luz que queimava e brilhava, e, entretanto, João não foi consumido. E o próprio Jesus era uma luz brilhante, enviado “para iluminar aos que estão assentados em trevas e na sombra da morte; a fim de dirigir os nossos pés pelo caminho da paz” (Luc. 1:79).
Pode-se dizer que cada uma dessas pessoas mencionadas, Moisés, Elias, os três hebreus valorosos, Isaías, Neemias, João Batista e Jesus Cristo eram tochas humanas. Eles estavam em chamas com o caráter amoroso de Deus, de quem eles voluntariamente deram testemunho. Cheios do Espírito de Deus, eles fizeram as obras que o Pai havia ordenado que fizessem. O Espírito Santo veio sobre eles e com roupas de chama reluzente, os vestiu porque eles não foram resistentes, e o Pai fez as obras por eles.
Espiritualmente, nós também devemos ser tochas humanas, iluminando o caminho para o reino, manifestando a obra poderosa de Deus na transformação de nossos caracteres para refletir o próprio caráter de Deus. Minha oração é que, como luzes brilhantes, outros possam ver o bom trabalho de Deus em nós — o rosto de Jesus —, e glorifiquem nosso Pai que está nos céus, Mateus 5:16.

-Raul Diaz

O irmão Raul Diaz é um membro da Igreja adventista da cidade de Monte Vernon, no estado de Illinois, perto de Chicago. Ele atua em diversos departamentos da igreja, prega em diferentes ocasiões e locais, e ensina a lição da escola sabatina em sua unidade evangelizadora em sua igreja local — Seventh-day Adventist church, na cidade de Mt Vernon, Illinois, localizada no endereço: 12831 N. Norton Dr., Mount Vernon, Il. 62864-8231, U.S.A, Tel.: 001 XX (618) 244-7064, endereço eletrônico: www.mtvernonadventist.org

________________________