sexta-feira, 21 de junho de 2013

Lição 12 - O melhor presente do Céu (Zacarias), por Patti Guthrie



Para 15 a 22 de junho de 2013


Aninhado no livro do profeta menor Zacarias estão profecias de significado de longo alcance.
Em meados da década de 1990 até o início de 2000, foi nosso privilégio sediar um evangelho focado no de estudo da Bíblia nas noites de segunda feira em nossa casa. Dos presentes a cada semana durante esses anos, ninguém foi mais fiel do que o Pastor Donald e sua esposa, Sra. Garnet Short, que viemos a conhecer, carinhosamente, como vovô e vovó Short. O pastor Short foi um dos "pioneiros de 1888" dos dias modernos que fielmente escreveu, falou e pregou sobre a mui preciosa mensagem de 1888 que tinha vindo a conhecer e amar. Fomos abençoados por viver perto dos irmãos Shorts, e chegamos a valorizar as ricas idéias do evangelho deste aposentado pastor-missionário.
O pastor Short muitas vezes citou as passagens encontradas em nosso estudo da lição desta semana, especialmente aquelas que estão começando em Zacarias 12:10 até Zacarias 13:7.
"Mas sobre a casa de Davi [a liderança da igreja] e sobre os habitantes de Jerusalém [a igreja em geral] derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para Mim, a quem traspassaram; e prantearão sobre Ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e como se chora amargamente pelo primogênito” (Zacarias 12:10).
"Naquele dia haverá uma fonte aberta para a casa de Davi e para os habitantes de Jerusalém, para purificação do pecado e da imundícia" (Zacarias 13:1).
"E se alguém lhe disser: 'Que feridas são estas nas Tuas mãos?’ Dirá ele: ‘São feridas com que fui ferido em casa dos Meus amigos’" (Zacarias 13:6).
O propósito da mensagem de 1888 era trazer mais preeminentemente diante do mundo o levantado Salvador crucificado. Essas passagens prevêm o dia em que a Noiva de Cristo contempla o sofrimento que nossos pecados trouxeram para o coração de Deus.
No prólogo de seu livro Então o Santuário Será Purificado, o pastor Donand Short escreve: "O trabalho e o sofrimento, o desgosto e a angústia que esta geração causou ao Esposo Divino, deve ser entendido pela noiva antes do Pretendente divino possa ter certeza de que ela realmente O quer e é sincera sobre se casar. Ela vai ter que sentir que seu insulto ao Amante Celestial é o pecado supremo de todos os tempos. Isso trará à sua consciência a terrível verdade de que o seu último pecado é maior do que o seu primeiro pecado na cruz.
"O arrependimento de todos os tempos está ainda no futuro, à espera de entendimento e convicção da noiva. É este arrependimento que vai realizar a expiação eficaz para o coração atormentado pelo pecado da humanidade.
"Não é suficiente flagelar-nos com o sentimento de que foram os nossos pecados pessoais que crucificaram Jesus. Tristeza que emana de tal emoção é, na melhor das hipóteses, só típico, apenas uma sombra. Compaixão por Seu sofrimento pode esconder uma alegria interior inconsciente de que Ele era O que devia sofrer, e nós escapamos.
"Aqueles que entendem a promessa, ‘então o santuário será purificado’, vai entender a sua implementação, e abandonando todos os outros aceitam o Noivo para a eternidade. O desespero e a angústia de suas convicções fornecem o calor que purifica o ouro e sela o noivado.
"É então que venceremos assim como Ele também venceu. A cruz terá feito seu trabalho por toda a eternidade."
Nosso querido Pr. Donald Short está agora descansando em seu túmulo, juntando-se aos milhões que vieram antes, que ‘tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa’ (Hebreus 11:39)”.
A promessa permanece. A terra será um dia iluminada com a glória de Deus. "Portanto, nós também, pois que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus , o autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que Lhe estava proposto [de nos ver salvos] suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus" (Hebreus 12:1 e 2).

-Patti Guthrie

Patti Guthrie é uma adventista de berço. É esposa, mãe e professora dos próprios filhos. Ela é ardorosa estudante da Bíblia, escritora e musicista.  Faz parte do comitê de música para leigos adventistas. A família de Guthrie aparece no canal de televisão adventista Three Angels Broadcasting Network [Canal de Televisão Três Anjos] com música tanto vocal quanto instrumental. O marido de Patti, Todd Guthrie, é médico e membro da Mesa administrativa do Comitê de Estudos de Mensagem de 1888. Ele também é ancião na sua igreja adventista local, e constantemente está envolvido em organizar e executar programas musicais para acontecimentos importantes da Igreja Adventista nos EUA e em outros países.
________________________