quinta-feira, 13 de junho de 2013

Lição 11 - Visões de Esperança (Zacarias) por Arlene Hill

Para 8 a 15 de junho de 2013



Zacarias e Ageu foram contemporâneos em Jerusalém, e ambos estavam preocupados com a reconstrução do templo em ruínas. Ao primeiro sermão de Zacarias, a construção já estava em andamento, assim sua primeira mensagem referia-se ao simbolismo dos serviços do templo.
Zacarias começa sem rodeios: "O Senhor Se irou fortemente contra seus pais" (Zac. 1:2). Os profetas sempre foram usados por Deus como a consciência de Israel. Quando eles repetidamente afastaram-se dEle, Ele pacientemente enviou mensageiros para lembrar ao povo de sua vocação especial. Foi em grande parte o fracasso das gerações anteriores, que culminaram no cativeiro e destruição de Jerusalém. A menos que falhas passadas sejam remediadas, é inevitável que sejam repetidas. Quando nossa igreja recebeu a mensagem da justiça pela fé em Cristo, os nossos “pioneiros” a resistiram e suprimiram:
"A indisposição de ceder a opiniões preconcebidas, e de aceitar esta verdade, estava à base de grande parte da oposição manifestada em Mineápolis contra a mensagem do Senhor através dos irmãos [EJ] Waggoner e [AT] Jones. Excitando aquela oposição, Satanás teve êxito em afastar do povo, em grande medida, o poder especial do Espírito Santo que Deus anelava comunicar-lhes. O inimigo impediu-os de obter a eficiência que poderiam ter tido em levar a verdade ao mundo, como os apóstolos a proclamaram depois do dia de Pentecostes. Sofreu resistência a luz que deve iluminar toda a Terra com a sua glória (*veja Apoc. 18:1), e pela ação de nossos próprios irmãos tem sido, em grande medida, conservada afastada do mundo"1
A confusão continua até hoje. Muitos estão sinceramente ensinando o que eles acham que é a mensagem da justificação pela fé, mas eles não a compreendem, e, sem perceber, inserem conceitos do Antigo Concerto de justiça baseado em obras. Outros temem estudá-la por causa de mensagens contraditórias dos líderes da Igreja, os quais, se não abertamente hostis, são indiferentes. Até que a liderança da igreja reconheça o erro, de modo que a genuína mensagem possa ser estudada, a Igreja corporativamente repete os erros dos pais (*pioneiros) na resistência à luz que deve iluminar toda a Terra com glória.
"O pecado cometido no que aconteceu em Mineápolis permanece nos livros de registro do céu, lançado neles contra os nomes daqueles que resistiram à luz, e permanecerá sobre o registro até que confissão seja feita ..." 2
*Muitos têm a idéia de que se os lideres não se arrependeram naquela época, ou mesmo os que exerceram a liderança posteriormente no comando da igreja não se arrependeram, isto é problema deles individualmente com Deus. Mas este arrependimento que Deus pede não é de nós individualmente, embora tenhamos todos que nos arrepender de atitudes motivadas pelo velho concerto.
*Veja, em Sua mensagem a Laodicéia, bem como às outras seis igrejas em  Apocalipse, Jesus, a Testemunha Fiel e verdadeira, está se dirigindo “ao anjo da igreja” (3:11) a liderança, e é a eles que Cristo apela: “sê pois zeloso, e arrepende-te” (3: 19). Assim, a liderança da igreja de Laodicéia tem algo de que se arrepender. O que é? Ora, se você olhar os versos anteriores, verá que ali estão os três elementos essenciais da justiça de Cristo: o ouro (fé e amor); as roupas brancas (pureza de caráter da justiça de Cristo, e o colírio (o discernimento espiritual). Tudo isto foi a base da mensagem de 1888.
Alguns tornaram-se tão frustrados com a igreja que se afastaram pensando que as coisas se deterioraram tanto que Deus não podia mais abençoar a denominação adventista do sétimo dia. Deve ter havido alguns em Israel no tempo de Zacarias, que sofriam de uma versão desse tipo. Nos dias escuros no final de 70 anos de exílio deve ter sido tentador pensar que Deus havia abandonado Suas promessas para Israel. Mas Deus os tranquilizou em Zacarias 1:3: "Assim diz o Senhor dos Exércitos: ‘Tornai-vos para Mim,’ diz o Senhor dos Exércitos, "e Eu Me tornarei para vós,’ diz o Senhor dos Exércitos." A repetição do nome "Senhor dos Exércitos" lembra a Israel que embora eles fossem um pequeno grupo de refugiados que tentavam reconstruir suas vidas, Deus os identifica com as hostes dos redimidos que vieram antes e virão depois de seu tempo na história. A visão dos quatro cavaleiros assegura que mesmo em tempos de correção, Deus ainda está no controle dos eventos da terra. A visão de uma cidade sem muros é a garantia de que Deus vai reconstruir uma cidade que não precisa de muros de proteção.
A visão de Josué, o sumo sacerdote em Jerusalém, no momento, é uma bela imagem de transformação de caráter, mas pode ser mal interpretada. Perceba que esta é uma cena de um tribunal com Satanás como o acusador. Quando o primeiro Adão vendeu toda a raça humana a Satanás no Jardim do Éden, a destinou à destruição, como tições lançados no fogo. Cristo inverteu isto, quando Ele Se tornou o Cordeiro de Deus morto desde a fundação do mundo, Efésios 1:4 e Apocalipse 17:8.
Observe também que o vestuário limpo foi entregue ao sumo sacerdote Josué, não a Zacarias. O sumo sacerdote era um tipo de Cristo, representando as funções de intermediação que Cristo provê entre os pecadores e um Deus santo. Mas devemos nós crer que as vestes do Cordeiro imaculado de Deus estavam imundas? É verdade que Cristo nunca pecou de forma alguma, mas Ele Se tornou pecado por nós, 2ª Coríntios 5:21. Ao assumir a nossa natureza humana caída, Ele tomou a humanidade em Si mesmo e na cruz obteve o veredicto de absolvição para toda a raça humana.
Muitos acreditam que a cerimônia descrita em Zacarias 3 mostra indivíduos que recebem as suas vestes, e uma vez recebidas, eles são investidos com a sua própria justiça intrínseca, e que lhes dá direito ao céu. Humilhante que seja, estaremos dependentes da justiça de Cristo por toda a eternidade. Aqueles que aceitam a sua total dependência de sua posição em Cristo são cobertos com o Seu manto de justiça.
A maldade de Babilônia ainda existia no coração dos exilados, como representado pela mulher má que está confinada em um recipiente que é despachado para Sinar na Babilônia. Apesar de ter o "rolo volante" descrito em Zacarias 5:2, enviado para iluminar a terra com a glória do evangelho a todo o mundo, as pessoas se tornaram indiferentes ao roubo e desonestidade. O sistema de justiça (administrado pelos sacerdotes) tacitamente encorajou esta atitude por pouco fazer para prevenir ou processar os infratores.
As proporções do rolo de pergaminho (o dobro da largura) ecoam as do próprio santuário, sugerindo o tema da mensagem do pergaminho. Não era suficiente que Israel reconstruísse o templo físico. Deus queria que eles permitissem que Ele habitasse no templo da alma, permitindo-Lhe purificar seus corações. A mensagem da purificação do santuário é uma parte essencial da Mensagem de 1888. Qualquer igreja que conheça o puro evangelho de total dependência de Cristo por Sua justiça, mas mescle obras do antigo concerto em seu ensino, se junta à maldade de roubo e desonestidade do antigo Israel.
Laodiceanos (*com seu estado) resistem à mudança, dizendo que os propósitos de Deus não conhecem pressa ou demora:
"É o privilégio de todo cristão, não só aguardar, mas mesmo apressar a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Se todos os que professam Seu nome estivessem produzindo frutos para Sua glória, quão rapidamente seria lançada em todo o mundo a semente do evangelho! Depressa amadureceria a última seara, e Cristo viria para recolher o precioso grão." 3
Escrevendo para a igreja em 1900, a serva do Senhor confirmou nosso papel no atraso do retorno de Cristo:
"Caso houvesse sido executado o propósito divino de transmitir ao mundo a mensagem de misericórdia, Cristo já teria vindo à terra, e os santos teriam recebido as boas-vindas na cidade de Deus."4
"Talvez tenhamos que permanecer muitos anos mais neste mundo por causa de insubordinação, como aconteceu com os filhos de Israel; mas por amor de Cristo, Seu povo não deve acrescentar pecado a pecado, responsabilizando a Deus pela consequência de seu próprio procedimento errado."5
A responsabilidade da liderança da igreja é tão grave que Jesus disse: "E quem fizer um destes pequeninos que creem tropeçar, seria melhor para ele que lhe fosse pendurada em seu pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse lançado ao mar "(Marcos 9:42). Que Deus nos dê sabedoria e gentileza de compartilhar essa "mui preciosa mensagem".

- Arlene Hill
Notas (Ellen G. White):
[1] Mensagens Escolhidas, livro 1, págs. 234, 235.
[2] [Materiais de Ellen G. White sobre 1888, pág. 1031, carta ao pastor Ole A. Olsen, então presidente da Associação Geral, escrita em 1º de setembro de 1892.]
[3] Testemunhos Para a Igreja, vol. 8, págs.  22, 23, 1904.
[4] Testemunhos Para a Igreja, vol. 6, p. 450.
[5] Carta 184, 1901, Evangelismo, p. 696.

A irmã Arlene Hill é uma advogada aposentada da Califórnia, EUA. Ela agora mora na cidade de Reno, estado de Nevada, onde é professora da Escola Sabatina na igreja adventista local. Ela foi um dos principais oradores no seminário “É a Justiça Pela Fé, Relevante Hoje?”, que se realizou na sua igreja em maio de 2010, a Igreja Adventista do Sétimo Dia, localizada no endereço: 7125 Weest 4th Street , Reno, Nevada, USA, Telefone  001 XX (775) 327-4545; 001 XX (775) 322-9642.
_______________________________