quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Lição 6 - Crescimento em Cristo, Por E.J. Waggoner and Daniel Peters



Para 2 a 9 de agosto de 2014

Esta introspecção é apresentada para completar e esclarecer o que é crescer em Cristo, e não necessariamente para cobrir todos os detalhes que o guia de estudos deste trimestre já discutiu. A "mui preciosa mensagem" de 1888 enfatiza que devemos olhar apenas para Cristo, e que é por Sua palavra que Cristo habita no coração. Em 1890, dois anos após a Conferência Geral de 1888 em Minneapolis, este artigo por Ellet J. Waggoner foi publicado na Signs of the Times. Este artigo foi condensado para caber em duas páginas como geralmente fazemos neste blog http://agape-edicoes.blogspot.com,.
__________________
No livro de Colossenses ocorre esta exortação: "A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria" (Colossenses 3:16). Este texto, corretamente entendido, resolve o problema de viver e crescer em Cristo. Vamos, portanto, passar alguns momentos para ver quanto está envolvido nisso.
Há um poder na palavra de Deus, muito acima de qualquer outro livro, do qual não se pode duvidar. Através do profeta Jeremias, o Senhor repreende os falsos profetas, que falam as suas próprias palavras, em vez das palavras de Deus, e diz: "Que tem a palha com o trigo? diz o Senhor. Porventura a Minha palavra não é como fogo? diz o Senhor, e como um martelo que esmiúça a pedra?" (Jer. 23:28, 29). E o mesmo profeta relata a sua experiência, quando ele foi repreendido por causa da palavra do Senhor: "Então disse eu: não me lembrarei dele e não falarei mais no seu nome, mas isso foi no meu coração como fogo ardente, encerrado nos meus ossos, e estou fatigado de sofrer, e não posso mais" (Jer. 20:9).
A palavra escondida no coração protege contra o pecado. "Escondi a Tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti" (Salmo 119:11). E dos justos, lemos que "A lei do seu Deus está em seu coração; os seus passos não vacilarão" (Salmo 37:31). Jesus, também, em Sua oração memorável por Seus discípulos, disse: "Santifica-os na Tua verdade; a Tua palavra é a verdade" (João 17:17).
A palavra do Senhor é a semente pela qual o pecador nasce de novo. Lemos de nosso Pai celestial, que "Segundo a Sua vontade, Ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das Suas criaturas" (Tiago 1:18). E o apóstolo Pedro diz: "Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal não fingido ... sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre" (1ª Pedro 1:22, 23). Assim, aprendemos que, enquanto os que são de Cristo, são nascidos do Espírito, a palavra de Deus é a semente da qual eles são desenvolvidos em novas criaturas em Cristo. A palavra, então, tem o poder de dar a vida. "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz" (Heb. 4:12), e o salmista ora para ser vivificado, segundo a palavra e, em seguida, diz: "Vivifica-me segundo Tua palavra" (Salmo 119:25); “A Tua palavra Me vivificou” (vs. 50).
Isto é afirmado muito claramente pelo próprio Jesus em João 6:63: "O Espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e são vida." Isso mostra que o poder do Espírito de Deus habita na palavra de Deus.
Com o conhecimento de que a palavra de Deus é a semente pela qual os homens nascem para uma nova vida, e que o esconder a palavra no coração guarda uma pessoa de pecar, podemos compreender mais facilmente 1ª João 3:9: "Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; pois a Sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus." Como é simples! Existe na palavra a energia divina, que pode transformar a mente, e fazer um novo homem: "E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado, em verdadeira justiça e santidade" (Efé 4:24). Claro que a palavra pode fazer isso apenas para aqueles que a recebem com fé simples. Se a alma que nascer de novo retém a palavra sagrada e poderosa, ela fará dele uma nova criatura. A palavra é tão poderosa para preservar, como o é para criar.
Jesus nos deu um exemplo disso. Quando tentado em todos os pontos pelo diabo, Sua única resposta foi: "Está escrito," seguida por um texto da Escritura que se encaixava com o caso como uma luva. O cristão que ficar firme deve fazer a mesma coisa. Não há outro caminho. Esta é uma ilustração das palavras de Davi: "Pela palavra de Teus lábios, me guardarei das veredas do destruidor" (Salmo 17:4).
É isso que lemos em Apocalipse 12:11, onde, ao falar da “derrubada do acusador de nossos irmãos" (*vs.10), a voz celestial diz: "Eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do testemunho deles." Isso não significa, como alguns descuidadamente assumem  pela palavra do seu testemunho em reuniões, mas a palavra do testemunho, na qual o salmista encontrou tanta alegria. Eles venceram Satanás pelo sangue do Cordeiro e pela palavra de Deus.
Mas isso não pode ser feito, exceto por aqueles que têm a palavra de Deus habitando neles. O Espírito é dado para trazer a verdade à memória, em tempo de provação; mas aquilo que ele não aprendeu não pode se lembrar. Mas se alguém escondeu a palavra em seu coração, o Espírito, na hora da tentação, traz à sua lembrança apenas a parte que vai frustrar o tentador.
Todo cristão pode testemunhar quanto ao poder da palavra em tais ocasiões. Quando inclinado a felicitar-se em alguma realização superior, real ou imaginaria, que cheque poderoso são as palavras: "Porque, quem te faz diferente? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se não o houveras recebido?" (1ª Coríntios. 4:7). Ou quando os pensamentos ásperos e amargos estão lutando dentro de você por controle, o poder de reprimir as emoções turbulentas está nas palavras: "O amor é sofredor, é benigno, o amor não é invejoso, o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal" (1ª Coríntios. 13:4, 5). Ou quando provocado quase além da resistência, como a repreensão suave, "ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos" (2ª Tim. 2:24), ajuda a ficar calmo. Adicione a isso as mui "preciosas e grandes promessas" que trazem vitória para cada alma que as agarra pela fé. Milhares de cristãos experientes podem testemunhar do poder milagroso de descanso em poucas palavras simples das Escrituras.
Agora, de onde é que vem este poder? A resposta é encontrada nas palavras de Cristo: "As palavras que Eu vos disse são espírito e são vida" (João 6:63). Que espírito são elas? O apóstolo Pedro, falando dos profetas, diz que foi o Espírito de Cristo, que estava neles. Assim, o poder do Espírito Santo habita na palavra; sim, o próprio Cristo habita na palavra, pois Ele é a Palavra.
Quem pode entender o mistério da inspiração? Aquele que compreende o mistério da encarnação, pois ambos são a mesma coisa. "O Verbo se fez carne." Não podemos compreender como Cristo poderia ser toda a plenitude da Divindade, e ao mesmo tempo estar na forma de um servo, sujeito a todas as fraquezas da carne mortal. Também não podemos entender como os mortais falíveis poderiam escrever a Bíblia, e ainda assim é a palavra pura de Deus. Mas é verdade que o poder que estava na Palavra que Se fez carne é o poder que está na palavra que os apóstolos e profetas escreveram para nós.
Agora podemos começar a apreciar mais o poder que reside na palavra. "Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo sopro da sua boca" (Salmo 33:6). Cristo, pelo qual o mundo foi feito, defende-os "pela palavra do Seu poder" (Heb. 1:3). O poder que reside nas palavras da revelação é o poder que podia falar os mundos à existência, e pode mantê-los em seus lugares designados.
É assim agindo que trazemos o próprio Cristo em nossos corações. No décimo quinto capítulo de João, o Senhor nos exorta a: "Permanecei em Mim, e Eu em vós" e, em seguida, alguns versículos depois Ele diz: "Se permanecerdes em Mim e as Minhas palavras permanecerem em vós" (João 15: 4, 7). É por Sua palavra que Cristo habita no coração; pois Paulo diz que "Cristo habite pela fé em vossos corações" (Efésios 3:17); e "a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus" (Rom. 10:17).
Muitas pessoas intensamente esperam por Cristo vir e habitar em seus corações, e eles imaginam que a razão por que Ele não faz isso é porque eles não são suficientemente bons, e eles inutilmente se dispõem a tentar ser tão bons para que Ele possa condescender em vir morar dentro deles. Eles esquecem que Cristo entra no coração, não porque eles são livres do pecado, mas, a fim de libertá-los do pecado; e, possivelmente, nunca perceberam que Cristo está na palavra, (pois Ele é a Palavra), e que aquele que faz com que seja um companheiro constante e rende-se a sua influência, vai ter Cristo habitando dentro dele. Aquele que tem escondido a palavra em seu coração, que medita nela dia e noite, e que acredita que com a fé simples da infância, - tal pessoa tem Cristo habitando em seu coração pela fé, e vai experimentar o Seu potente e criativo poder.
Não há algo inspirador neste pensamento? Quando nos aproximamos de Deus em oração secreta, e o Espírito traz à nossa lembrança alguma promessa preciosa ou repreensão necessária, não é encorajador saber que, ao aceitá-los, Cristo está vindo para o coração com o mesmo poder que trouxe os mundos do nada? Será que não veste a palavra com nova dignidade? Não de admirar-se pois David sempre entoava seus louvores. Que o pensamento de que Deus está na palavra seja um novo incentivo para nós para ganhar tempo e força para alimentar-se da fonte da força divina — é assim que vivemos e crescemos em Cristo.

Ellet Joseph Waggoner
--Preparado por Daniel H. Peters
[Colhido do artigo "A palavra que habita em nós,"
The Signs of the Times, de 14 de Julho de 1890



O irmão Daniel Peters vive na parte leste da cidade de Los Angeles, Estado da Califórnia, EUA, e trabalha como Conselheiro Oficial ante drogas e álcool para mães e mulheres grávidas. O seu coração foi sensivelmente tocado pela “mui preciosa mensagem” (Test. p/ Ministros, págs . 91 e 92) e sua vida tem sido apaixonadamente dedicada a esta mensagem que Deus outorgou à Sua igreja em 1888. Ele e sua família são membros da igreja adventista do sétimo dia de Whittier, uma cidade a 19 kms ao sul de Los Angeles, localizada no nº 8841 na Calmada Avenue, Whittier, Ca. 90605, EUA. Ele é tataraneto de Ellet J. Waggoner. O irmão Daniel é um ardoroso estudante da Bíblia e do Espírito de Profecia e de toda literatura relativa à mensagem de 1888. Ele foi um dos principais oradores no seminário “É a Justiça Pela Fé, Relevante Hoje?”, realizado em 21 e 22 de maio de 2010) na Igreja Adv. Do 7º Dia da cidade de Reno, estado de Nevada, localizada na 7125 Weest 4th Street.
 
__________________________________