quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Lição 9 - Nossa Missão, por Paulo Penno



Para 23 a 30 de agosto de 2014

Considere o tema da lição — "Nossa Missão". Qual é a nossa missão como adventistas do sétimo dia? Deu-nos Jesus uma missão peculiarpara o mundo? Ou somos apenas reflexo "eu também" da missão de outras igrejas para o mundo? É nossa missão, a mesma que os batistas ou nazarenos ou algum outro grupo evangélico? Uma revisão superficial da lição nos deixaria com essa impressão.
É nossa missão batizar o maior número de pessoas possível? Que bem fazemos aos conversos se essas pessoas não estão preparadas para a grande prova da marca da besta, e, ao final falharem? Que bem fazemos se as pessoas batizadas se tornarem apenas membros de Laodicéia? Que tipo de discipulado é esse?
Nós, como Igreja mundial estamos, na verdade escrevendo um "livro" sobre "discipulado". O último capítulo é sobre um "discipulado" tão maduro, tão completo, que prepara os "discípulos" de todo o mundo para estar pronto para a última provação humana, prepara-os para ficar firmes durante o derramamento das sete últimas pragas, prepará-los para enfrentar o teste final da terminação da graça. Isso será o "discipulado" definitivo.
Ou estamos acelerando a conclusão da comissão evangélica, ou vamos continuar nossa história de 125 anos adiando as gloriosas "bodas do Cordeiro" (Apocalipse 19: 7, 8). Em 1888, há 125 anos, o Senhor Jesus quis propor à "esposa" corporativa, a quem Ele ama: "Vamos nos casar!" Todo o Céu estava esperando para se alegrar, “porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a Sua esposa se ​​aprontou" (Apocalipse 19: 7). Mas não, ainda não.
Por que precisamos nós voltar na história a 1888 e dedicar tempo para o que aconteceu lá? não é satisfatório que nós simplesmente encaremos o futuro?
Duas memoráveis datas na história adventista demandam atenção especial: 1844 e 1888 — os primeiros sinais do início profético da purificação do santuário celeste, o Dia da Expiação (Dan. 8:14), e o início do soar da trombeta do sétimo anjo (Apoc. 11: 15-19).
O ministério do Sumo Sacerdote no primeiro compartimento (a primeira fase do Seu ministério expiatório no santuário antes de 1844) prepara os fiéis para a morte. E essa é uma obra maravilhosa. O ministério no segundo apartamento (ou fase) é especificamente para preparar um povo corporativo de Deus para a trasladação sem ver a morte.
A segunda data, 1888, marca o início do derramamento mui aguardado da chuva serôdia e do alto clamor. Se a mensagem especial que os três anjos de Apocalipse 14 proclamam é "o evangelho eterno" no contexto do Dia da Expiação, então é óbvio que o evangelho não pode ser claramente entendido exceto no contexto da purificação do santuário.
Se o povo de Deus irá proclamar fielmente a mensagem do selamento, o Senhor prometeu que irá conter o explosivo mal no mundo, até que a proclamação da mensagem seja concluída. Mas se a Igreja não proclamar fielmente a única mensagem que pode preparar um povo para a volta de Cristo, Ele não pode conter essas forças malignas globais que estão quase explodindo (*grifamos).
Deus instruiu "quatro anjos" para "segurar" os "quatro ventos" da paixão humana, "até que tenhamos selado os servos do nosso Deus" (veja Apoc. 7: 1-4, e Primeiros Escritos, págs. 36 -38). O soltar dos "quatro ventos" será o completo colapso da ordem social, decência, moralidade, fidelidade, incluindo a segurança econômica e política.
Apenas proclamar uma mensagem que prepara as pessoas para a morte já não é suficientemente bom. O tempo deve vir quando haverá uma mensagem que prepara um povo para a Segunda Vinda. A história e a inspiração são claras de que a chuva serôdia e o alto clamor foram "em grande medida resistidos e rejeitados."1
O Senhor não adiou Seu retorno; nós o temos atrasado. Não há nenhum problema defrontando a igreja mundial tão grave como a nossa relação com o Espírito Santo, a terceira Pessoa da Divindade. A mensageira inspirada do Senhor disse da experiência de 1888: "Eu sei que naquele tempo o Espírito de Deus foi insultado."2
Mais uma vez, "Todo o universo do céu testemunhou o tratamento vergonhoso dado a Jesus Cristo, representado pelo Espírito Santo. Tivesse Cristo estado na frente deles O teriam tratado de forma semelhante àquela em que os judeus trataram a Cristo."3 Mas que diferença isso faz para nós em 2014? Será que este terrível pecado de 1888 tem qualquer efeito significativo sobre nós agora?
Sim, esse pecado tem um efeito sério sobre a nossa relação com o Espírito Santo hoje. Ele atrasou a preparação do povo de Deus para a vinda do Senhor, por 125 anos. Por natureza, não somos melhores do que eles. Por natureza, não somos melhores do que os nossos pais que insultaram o Espírito Santo (*em Mineapolis, em 1888) e mostraram inimizade contra Cristo ao se oporem aos Seus mensageiros delegados.
Até que plena compreensão e total arrependimento tragam a cura plena e a reconciliação, a alienação espiritual irá continuar. Os corações duros e atitude mental (*de oposição) dos nossos antepassados ​​são repassados ​​para nós "através da influência de mente sobre a mente."4 A Bíblia declara que esta também foi a experiência dos antigos judeus: "... vós sempre resistis ao Espírito Santo, assim vós sois como vossos pais" (Atos 7:51).5
Praticamente sem exceção, os adventistas do Sétimo Dia reconhecem nossa necessidade do Espírito Santo. A chuva serôdia prepara o grão para a colheita; grandes aumentos numéricos para a igreja não indicam necessariamente a recepção da chuva serôdia.
O Senhor enviou "o começo" da chuva serôdia em uma "mui preciosa mensagem" que nos foi entregue na Sessão da Conferência Geral em Minneapolis em 1888. A essência desta mensagem era o chamado de Cristo para a liderança da igreja de Laodicéia "se arrepender." Era Seu plano que os lideres da Conferência Geral e das associações mundiais não ficassem "indiferentes" ou hostis à mensagem, mas sinceramente a recebessem. Reconhecendo e alegremente aceitando a verdade, toda a liderança da igreja teria respondido à liderança do Espírito Santo, e nossas casas publicadoras e a Review and Herald teriam entrado unidos e em harmonia com o alegre trabalho. Os leigos estavam prontos e teriam cooperado. Assim, a comissão evangélica poderia ter sido concluída naquela geração. Mas não foi.
O que não aconteceu, então, deve acontecer no futuro. E o "cenário" vai acontecer, porque o Senhor Jesus não morreu em vão. Ele aindaverá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito” (Isa. 53:11). Ele tem muitas pessoas de coração honesto na Igreja Adventista do Sétimo Dia que serão leais a Ele e à Sua verdade, até a morte. Arrependimento corporativo e denominacional é o trabalho no contexto do antitípico Dia da Expiação. Satanás está determinado a opor-se até o fim amargo. Vamos ter certeza de que nós não estamos do lado do inimigo, quer seja por apoio ativo ou por omissão.

--Paul E. Penno
Notas (a última é do tradutor):                                  

[1] Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, livro 1, pags, 234, 235.    [2] Materiais de Ellen G. White sobre 1888, pág. 1043.                       
[3] Idem., pág. 1479.  (*Este texto é  parte do final de uma carta de advertência que Ellen G. White escreveu da Austrália  à liderança da Igreja em  Battle Creck, em  16 de janeiro de 1896).       
[4] Ellen G. White, Nossa Alta Vocação, pág. 109.                                


5) Às bordas de Canaã os desobedientes israelitas “não puderam entrar por causa da incredulidade” (Hebreus 3:19). Ellen G. White traçou um paralelo entre este verso e a condição de nossa igreja hoje: “Por quarenta anos a incredulidade, a murmuração e a rebelião excluíram o antigo Israel da terra de Canaã. Os mesmos pecados têm retardado a entrada do Israel moderno na Canaã celestial. Em nenhum dos casos houve falta da parte das promessas de Deus. É a incredulidade, a mundanidade, a falta de consagração e a contenda entre o professo povo de Deus que nos têm detido neste mundo de pecado e dor por tantos anos” (Manuscrito 4, de 1883, e Evangelismo, pág. 696)

Paulo Penno é pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi ordenado ao ministério há 38 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma extensiva antologia dos escritos de Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner, a qual está incluída na Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de 1888. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Você pode vê-lo, no You Tube, semanalmente, explanando a lição da semana seguinte na igreja adventista de Hayward, na Califórnia, em http://www.youtube.com/user/88denver99
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