quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Lição 11 – Preparando-se para a colheita, por Paulo Penno



Para 6 a 13 de dezembro de 2014

A vinda de Jesus brilhou no coração de Tiago e assim deve dar-se conosco.
O Segundo Advento pode ser algo que tememos ou amamos, dependendo da nossa perspectiva. Se a antiga aliança (o velho concerto) ofusca as nossas mentes, então estaremos petrificados com o pensamento: Aí vem o juiz! O que devo fazer para estar pronto?” Assim, a segunda vinda seria más notícias.
Mas o Senhor nunca envia uma má notícia para nos desencorajar. Jesus envia a mensagem de Boas Novas. Diz respeito a como Ele nos prepara para o Seu retorno. Portanto, não estamos somente interessados no que Tiago queria dizer quando escreveu para o seu tempo, mas o que significa “a vinda do Senhor” para nós hoje, à luz da nossa ideia de purificação do santuário.
Temos estado vivendo no Dia da Expiação cósmica desde 1844. Infelizmente, nesta lição intitulada “Preparando-se para a colheitanão há absolutamente nada relacionando esta ideia da colheita com o nosso Conselheiro Celestial, que é o cabeça da Igreja. Ele é Quem prepara a Igreja para a colheita.
Na medida em que os cristãos se tornam cada vez mais urbanizados e desconectados com a ligação direta com a terra, nossa fonte de alimento, tendemos a nos tornar esquecidos de quão dependentes somos da luz do Sol e da chuva com que Deus abençoa a terra, a fim de torná-la produtiva. Nosso sistema trepidante de vida nos torna impacientes. Exigimos resultados imediatos. É justamente aqui que podemos aprender uma lição com o agricultor que cultiva o solo e lança a semente. Mas, além disso, ele não pode operar a germinação ou maturação da plantação. Tem de esperar pacientemente pelas chuvas, tanto a temporã quanto a serôdia.
Ninguém se prepara a si mesmo para a colheita. Nenhum grão pode jamais amadurecer por si sem ser molhado. Nossa parte é acolher essa bênção, e não combatê-la e a ela resistir.
A chuva serôdia do derramamento do Espírito Santo faz com que o grão amadureça. A chuva temporã caiu no dia de Pentecostes, e foi recebida desde então ao longo de dois milênios passados, enquanto multidões incontáveis de almas humanas têm se preparado para a morte. A ilustração é formulada a partir da colheita de cevada palestina onde as estações de chuva temporã e serôdia eram familiares aos agricultores. A chuva temporã permite que o grão brote e cresça, mas não que amadureça para a colheita. A maturação é uma alteração que só se produz pela chuva serôdia.
Deve também ocorrer uma mudança espiritual antes da segunda vinda de Cristo. Um povo deve estar preparado, não para a morte, mas para a transladação sem ver a morte, porque a Bíblia diferencia entre as multidões que morreram crendo em Cristo e aqueles que estarão vivos quando ele vier.1
O Senhor diz que está pronto para trabalhar com cada um que estiver disposto sobre a Terra. Um grande derramamento do Espírito Santo vai realizar um trabalho que apronta por todo o mundo uma comunidade de crentes para a vinda do Senhor. Ele também os capacita a completar a grande comissão inacabada de proclamar o evangelho eterno, para todo o mundo. Isto leva à consideração da natureza da mensagem da hora do juízo. A aplicação prática de Tiago é: Meus amigos, não culpem os seus problemas uns aos outros, ou ficarão sob julgamento; e à porta se apresenta o juiz (Tiago 5: 9, Bíblia Inglesa Revisada).
“Reclamaruns contra os outros é, na verdade, um tipo de julgamento. Queixume é o oposto de paciência e assinala descrença; o contrário de fé genuína. Embora resmungos possam vir a ser uma ofensa menor, a advertência de Tiago contra isso é séria. Aqueles que se dão ao trabalho de julgar seus companheiros estão dizendo, com isso, que Cristo não está vindo para a Sua igreja para prepará-la para a Sua vinda e, portanto, eles devem fazer esse trabalho por Ele. Ao julgar os outros, colocam-se no lugar de Cristo.2
É exatamente este ponto de vista do julgamento como reclamação”, culpando os problemas uns sobre outros,” o julgamentalismo, que desviou as pessoas do foco da mensagem do Dia da Expiação. A hora do Seu juízo” tornou-se uma má notícia. Este é o egoísmo do antigo pacto ao extremo.
 Cristo disse a Nicodemos: “Deus não enviou o Seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele” (João 3:17). Jesus quis dizer o que disse? Ou como Juiz teve Sua personalidade mudada de repente para que agora Se apresente à igreja e ao mundo como seu Condenador?
 Jesus ensinou que a fonte da condenação é a descrença nEle como Salvador do mundo. “Aquele que crê nEle não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus (João 3:18). Condenação é um trabalho do tipo “faça você mesmo. No caso citado por Tiago, reclamações de julgamento quanto aos outros dentro da igreja é uma manifestação de incredulidade no Verdadeiro Juiz que está diante da porta. Assim, aquele que conserva “mágoacondena-se a si mesmo.
É revelador que na mensagem do Juiz a Laodiceia, o Sumo Sacerdote se posiciona fora da Igreja querendo entrar Eis que estou à porta, e bato. Se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa” (Apocalipse 3:17). Da mesma forma, em Tiagoo juiz está à porta”.
Jesus realmente cita palavra por palavra de Cantares de Salomão 5: 2, quando diz: Eis que estou à porta e bato.” Assim, Ele nos diz que a mensagem de Laodicéia é realmente uma carta de amor de Cristo à Sua noiva!
Jesus revela-Se aqui como o amante decepcionado que acaba de chegar de viagem para encontrar a Sua amada. É noite; está frio; está chovendo; Ele está com fome; está solitário; quer sua companhia. Mas ela aparentemente não O quer. Ele se sente com sentimentos feridos.
 Do lado de fora, no frio, Ele diz que continuará insistindo, batendo na porta”. O objeto do Seu amor acaba de ir para a cama e se acha naquela área de penumbra entre a vigília e o sono. Em seguida, ela O ouve. Fica irritada; por que Ele a incomoda a essa hora? Ela não quer sujar os pés no piso, está acomodada na cama. Finalmente, para de pensar na própria preguiça egoísta e pensa nElefora. Tardiamente, se levanta para ir até à porta a fim de deixá-Lo entrar. E eis que ele Se foi. Cansou-Se de esperar e esperar.
 Depois de todos esses anos, desde 1844, quando Jesus disse que era Sua vontade que esta geração de modo algum passará até que todas estas coisas sejam cumpridas(Mat. 24:34), Ele pretendia o tempo todo que a geração que passou pelo Grande Desapontamento vivesse para vê-Lo vir pela segunda vez. Mas através da nossa resistência ao Seu chamado para o casamento de 1888, o tempo tem sido por demais prolongado.
O exemplo específico de Tiago de firmeza sob sofrimento pode parecer um pouco estranho (Tiago 5:11). Para um leitor de Jó, pode ser surpreendente ouvir que Jó se tornou um modelo para a paciência, uma vez que a maior parte do livro é composta por um impaciente Jó reclamando com Deus sobre a injustiça de seu sofrimento. No entanto, o tipo de paciência que Tiago tem em mente não é a passividade, mas a perseverança, a coragem em face do sofrimento.
A história do agricultor que espera pacientemente aponta a um anseio pelo dia da justiça, uma vez que o agricultor não espera com indiferença, mas com esse anseio. Jó não cede à falsidade sendo sugerida por seus amigos, e não desistiu; manteve-se decididamente apegado a Deus sem ceder, com a sua vida, a própria razão pela qual sentiu tal conflito de injustiça que acontecia em sua existência presente.
 Mas lembre-se do fator decisivo desta declaração de conclusão, “o Senhor é misericordioso e compassivo.Isso aponta para o fim do relato de Jó, onde a misericórdia do Senhor para como ele é demonstrada. O Senhor abençoa .

-Paul E. Penno


Referências finais:

[1] 1ª Tessalonicenses 4: 13-17.

[2] Ver E. J. Waggoner, “Majority Rule”, The Present Truth, 18 de maio de 1893.

Paulo Penno é pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi ordenado ao ministério há 38 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma extensiva antologia dos escritos de Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner, a qual está incluída na Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de 1888. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Você pode vê-lo, no You Tube, semanalmente, explanando a lição da semana seguinte na igreja adventista de Hayward, na Califórnia, em http://www.youtube.com/user/88denver99
_________________________________