quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Lição 13 - A obediência só é possível através da Nova Aliança, por Roberto Wieland



Para o dia 24 de dezembro de 2014

Provavelmente a mais chocante carta já escrita na história foi despachada pela mão de um homem com visão fraca,1 Paulo — apóstolo de Deus. A apaixonante epístola foi enviada para os "Gálatas" para corrigir um erro fatal ameaçando envenenar a jovem igreja que Cristo e seus apóstolos tinham apenas levantado. O engano sutil veio da então sede da igreja em Jerusalém. A ideia era que o evangelho de Cristo é um reavivamento da "justiça" do Velho Concerto, supostamente pela fé, mas, na realidade, por uma falsificação dela. O problema tem afligido o cristianismo desde então.
A principal ideia que Paulo teve foi "Deus ... pregou o evangelho a Abraão" (Gal. 3: 8.). Ainda hoje é uma doutrina suspeita! O conceito usual é que o evangelho veio depois de Abraão — 430 anos mais tarde, no monte Sinai.
A ideia de Paulo é que a resposta incomum de Abraão às promessas do Novo Concerto de Deus (Gên. 12: 2, 3) foi genuína fé — do tipo que se apropria da muito mais abundante graça que nos salva (Gen. 15: 6; Efé. 2: 8, 9). Portanto, a fé de Abraão foi como ligar um interruptor que permite que a eletricidade flua através da casa. É uma ideia simples: a fé não nos salva, mas ela abre o circuito para que a graça de Deus esteja livre para fluir através de nós e nos salvar. Essa ideia criou explosões teológicas em toda a história.
Os descendentes de Abraão no Sinai foram os primeiros de incontáveis gerações a afastar a verdade do evangelho. Eles queriam o antigo concerto como sua crença: eles prometeram em vão: "Tudo o que o Senhor tem falado, faremos" (Êxo. 19: 8).
O grande dia da expiação é agora — quando chegou a hora de o povo de Deus vencer cada vestígio da confusão do velho concerto e recuperar o amor puro pelo evangelho que Abraão conhecia quando ele "creu no Senhor, e Ele imputou-lhe [a fé] como justiça" (Gên. 15:6).
A verdadeira obediência à lei de Deus só é possível através da Nova Aliança. Graças a Deus que Ele lhe deu "fome e sede"2 para compreendê-la.

--Robert J. Wieland

O irmão Roberto J. Wieland foi um pastor adventista, a vida inteira, missionário na África, em Nairobe e Kenia. É autor de inúmeros livros. Foi consultor editorial adventista do Sétimo Dia para a África. Ele deu sua vida por Cristo na África. Desde que foi jubilado, até sua morte, em julho de 2011, aos 95 anos, viveu na Califórnia, EUA, onde ainda era atuante na sua igreja local. Ele é autor de dezenas de livros. Em 1950 ele e o pastor Donald K. Short, também missionário na África, em uma das férias deles nos Estados Unidos, fizeram dois pedidos à Conferência Geral: 1º) que fossem publicadas todas as matérias de Ellen G. White sobre 1888, e 2º) que fosse publicada uma antologia dos escritos de Waggoner e Jones. Eles e sua mensagem receberam mais de 200 recomendações de Ellen G. White. 38 anos depois, em 1988, a Conferência Geral atendeu o primeiro pedido, o que resultou na publicação de 4 volumes com um total de 1821 páginas tamanho A4, com o título Materiais de Ellen G. White sobre 1888. Quanto ao segundo pedido até hoje não foi o mesmo ainda atendido.



Notas do tradutor:

1)      Indícios de deficiência visual em Paulo (o “espinho na carne”): Atos 9:8; Atos 12: 7-9; Gálatas 6:11; Atos 23:3-5, neste episódio Paulo estava no Sinédrio, e referiu-se ao Sumo Sacerdote  como “parede branqueada.”  Repreendido disse que “não sabia que era o Sumo Sacerdote.”
2)      Mateus 5:6.
_______________________________
_______________________________