terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Lição 11— A aliança, por Paul E. Penno



Para 5 a 12 de dezembro de 2015

Eu tinha interesse nos concertos da Escritura, mas não podia entender o sentido pleno deles até que os mensageiros de 1888 assinalaram alguns temas básicos que eu não tinha notado na Bíblia. Foi a verdade bíblica da aliança eterna que despertou o meu interesse na mensagem de 1888. Eu iria descobrir que todas as verdades dessa mensagem resplandeciam, por assim dizer, como raios numa roda, procedentes do eixo da aliança de Deus. A aliança de Jeremias é a nossa esperança futura (Jer. 31:33, 34).
O QUE O NOVO CONCERTO SIGNIFICOU PARA O ANTIGO ISRAEL.
O novo concerto de Jeremias será feito por Deus “depois daqueles dias” (Jer. 31:33), isto é, após o retorno de Israel do exílio. “Os dias a vir” (31:31) referem-se ao futuro idílico. O novo concerto engloba um repovoamento da Terra e uma Nova Jerusalém. Este pacto é dado a Israel. Deus fará um novo concerto com todo o Israel não mais dividido; pessoas tanto de Israel quanto de Judá. A promessa é dada a um povo que está no exílio por causa de sua infidelidade generalizada a Deus.1 Esta promessa é uma palavra de Deus dada a um povo derrotado e desanimado, que se pergunta se Deus pode, de fato, tê-los rejeitado.
O “novo concerto” inclui a “nova terra” por vir. Nesse mundo pós-exílio babilônico, não há necessidade de que o vizinho ensine o vizinho, ou irmão ensine a irmão, pois todos “conhecerão o Senhor”. “Eles todos Me conhecerão” (31:34).
É claro que isto era a palavra do Senhor para o antigo Israel. Mas isso não aconteceu depois que Judá voltou de Babilônia. Por quê? Mais uma vez, o povo não acreditou na promessa de Deus. Lembre-se da declaração do Senhor pronunciada para a casa de Israel e os homens de Judá “No momento em que Eu falar acerca de uma nação, e acerca de um reino, para edificar e para plantar, se ela fizer o mal diante dos Meus olhos, não dando ouvido à Minha voz, então Me arrependerei do bem que tinha dito que lhe faria” (18: 9, 10).
O NOVO CONCERTO PARA CRISTÃOS
No entanto, isso não invalidou a promessa do novo concerto de Deus. No livro de Hebreus a aliança eterna é citada a partir de Jeremias: E também o Espírito Santo no-lo testifica, porque depois de haver dito: Esta é a aliança que farei com eles depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, e as escreverei em seus entendimentos(Heb. 10:15, 16). O Espírito Santo nos dirige para entender que a aliança de Deus é a nossa esperança futura.
O livro de Hebreus foi escrito originalmente para cristãos judeus. O concerto de Deus é sempre dado a Israel. Deus não estabelece o Seu concerto com os gentios. No entanto, nós que somos nascidos como gentios, entramos em cena por causa de Cristo. Lemos: “Não há judeu nem grego, ... todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão e herdeiros segundo a promessa” (Gal 3:28, 29).
O novo concerto de Deus em Jeremias nada inclui que não estivesse na aliança com Abraão, mas é simplesmente um ato constituindo a “comunidade de Israel” (Efé. 2:12), incluindo os gentios (vs. 11), o povo de Deus para todo o sempre . A aliança de Deus ainda não foi feita, como pode ser visto através da leitura de Jeremias 30-33, mas é uma questão de promessa a ser cumprida na segunda vinda de Cristo. O fato de que Cristo é a “garantia” ou penhor dessa aliança (Heb. 7:22) mostra que a aliança em si ainda não foi feita; pois não precisamos de nenhuma garantia para o que já temos.
A casa de Israel ainda não foi reunida dentre as nações. Dentre todas as pessoas existem “ovelhas perdidas da casa de Israel” (Mateus 15:24 — Jesus pronunciou estas palavras a respeito de “uma mulher de Canaã”), e estas devem ser reunidas antes que o segundo concerto seja feito com essas pessoas. Quando feito, não haverá mais necessidade para a pregação do evangelho, pois todos conhecem o Senhor, desde o menor até o maior.
O QUE O NOVO CONCERTO SIGNIFICA PARA NÓS HOJE
A Inspiração descreve a Deus dando o Seu concerto eterno com Seu povo na hora em que tiver vencido a marca da besta. “Com brados de triunfo, zombaria e imprecação, multidões de homens maus estão prestes a cair sobre a presa, quando eis, um denso negror, mais intenso do que as trevas da noite, cai sobre a Terra. Então, o arco-íris, resplandecendo com a glória do trono de Deus, atravessa os céus, e parece cercar cada um dos grupos em oração. As multidões iradas subitamente se detêm. Silenciam seus gritos de mofa. É esquecido o objeto de sua ira sanguinária. Com terríveis pressentimentos contemplam o símbolo da aliança de Deus, anelando pôr-se ao amparo de seu fulgor insuperável. ... No meio dos céus agitados, acha-se um espaço claro de glória indescritível, donde vem a voz de Deus como o som de muitas águas, dizendo. ‘Está feito’. Apocalipse 16:17. Essa voz abala os céus e a Terra. Há um grande terremoto ‘como nunca tinha havido desde que há homem sobre a Terra, tal foi este tão grande terremoto.’ Versos 17, 18. ... Abrem-se sepulturas, e ‘muitos dos que dormem no pó da terra ... ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno’. Daniel 12: 2. Todos os que morreram na fé da mensagem do terceiro anjo saem do túmulo glorificados para ouvirem o concerto de paz, estabelecido por Deus com os que guardam a Sua lei.”2
Alonzo T. Jones observa: “E quando os santos de Deus, assim atingem a plenitude do concerto eterno, a aliança com Abraão, quando o objeto da promulgação da lei no Sinai e na Bíblia, foi então cumprido, a lei não irá, daí, ser abolida, mas será mantida na mente, no coração, na alma, assim como foi por Adão, Enoque, Noé e Abraão, quando ainda não havia ‘necessidade de que a lei fosse proclamada do Sinai, nem gravada em tábuas de pedra’ (*PP, 364). Em vez de ser abolida, em seguida, ela será observada e vivida mais plena e perfeitamente do que nunca o foi por homens”.3
O PACTO NOVO E O SANTUÁRIO CELESTIAL
A aliança eterna de Deus é Sua promessa de escrever a lei em nossos corações e mentes pelo Espírito Santo. Sua promessa é de perdão dos pecados e de salvar-nos do pecado. Esta é expiação com Deus.
A aliança de Deus é o fundamento da verdade do santuário. É uma compreensão da justificação pela fé, que é paralela e coerente com a purificação do santuário celestial. Deus prometeu uma demonstração prática da lei e do evangelho em perfeita harmonia na vida dos pecadores redimidos. Certamente este é o coração e a alma da mensagem de 1888.


Paul E. Penno



“Notas:

*1)  O Comentário Bíblico Adventista, no volume 4, pág. 467, diz: “Os israelitas falharam em cumprir os requerimentos divinos porque eles tentaram ser justos  através dos seus próprios esforços fúteis. Reconhecendo esta inerente tendência humana o Senhor prometeu ‘um novo concerto.’ Através desta aliança o homem se torna santo através da fé no Redentor e Santificador (Ver Gál. 3; Heb. 8:8-10, e Eze. 16:60).”  
2) “A voz de Deus é ouvida do céu, declarando o dia e a hora da vinda de Jesus e estabelecendo (declarando o, sic.) concerto eterno com Seu povo. ...Surge logo no Oriente uma pequena nuvem negra, aproximadamente do tamanho da mão de um homem. É a nuvem que rodeia o Salvador, e que, a distância, parece estar envolta em trevas. O povo de Deus sabe ser esse o sinal do Filho do homem. Em solene silêncio fitam-na enquanto se aproxima da Terra, mais e mais brilhante e gloriosa, até se tornar grande nuvem branca, mostrando na base uma glória semelhante ao fogo consumidor e encimada pelo arco-íris do concerto.” (Ellen G. White, O Grande Conflito, págs. 635 a 641)   
3) Alonzo T. Jones, "Studies in Galatians. Gal. 3:19," [Estudos sobre Gálatas 3:19] Advent Review and Sabbath Herald (13 de março de 1900).

Nota: Esta lição do Pastor Paul Penno, em inglês e o video da mesma estão na Internet no site: http://1888mpm.org

Paulo Penno é pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi ordenado ao ministério há 38 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma extensiva antologia dos escritos de Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner, a qual está incluída na Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de 1888. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Ele foi o principal orador do seminário “Elias, convertendo corações”, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2015, realizado na igreja adventista Valley  Center Seventh-day Adventist Church localizada no endereço: 14919  Fruitvale Road, Valley Center, Califórnia. Você pode vê-lo, no You Tube, semanalmente, explanando a lição da semana seguinte na igreja adventista de Hayward, na Califórnia, em http://www.youtube.com/user/88denver99

Atenção, asteriscos (*…) indicam acréscimos do tradutor.
___________________________________