terça-feira, 28 de agosto de 2018

Lição 9 —A segunda viagem missionária, por Paulo Penno



Para 25 de agosto a 1º de setembro de 2018

Paulo, fiel servo de Deus, sofreu uma repreensão humilhante em sua cruzada evangelística na grande cidade de Atenas. Ele cometeu o erro de tentar combinar filosofia com filosofia, tentando encontrar os estudiosos atenienses em seu próprio terreno. O resultado: quase falha em ganhar almas, embora alguns tenham respondido.
Quando chegou à cidade imoral de Corinto, ele diz que “nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado” (1ª Cor. 2:2). O Espírito Santo, “pela graça” de Deus, moveu o apóstolo do Senhor a instar a todos nós (“a cada um dentre vós”) “a pensar moderadamente” (Rom. 12:3).
Pensar dessa maneira é a essência da vida neste grande Dia da Expiação na história do mundo—pouco antes do juízo final e da segunda vinda de Jesus. Divertimento egocêntrico e comédias são inapropriados agora neste “tempo do fim” especial (Dan. 12:4). Isso significa que “todos” cujo coração é movido por essa “graça” descobrirá que os prazeres e as comédias mundanas não satisfazem os anseios profundos que o Espírito Santo colocou em nossos corações agora mesmo.
 “Expiação” significa, em palavras muito simples, “estar como um”, ou reconciliação do coração com Deus; e só podemos conhecer a Deus conhecendo a Cristo, pois somente Ele pode revelar a Deus para que possamos entender o Pai. Isso significa que, a partir de agora, um interesse é primordial conosco: a ideia de “Cristo, e Ele crucificado” que Paulo abrigava quando foi de Atenas a Corinto (1 Cor. 2:1, 2).
 A medida da fé [genuína]” que Deus repartiu a cada um [de nós]” acrescenta Paulo, para que possamos pensar seriamente, “moderadamente”, em meio a um mundo de busca de prazeres (Rom. 12:3). É um presente daquela graça muito mais abundante de Deus. Nós nos arrependemos em favor daqueles que não conhecem este Dia da Expiação.
Ao examinar os quatro evangelhos, apenas uma vez Jesus disse que “precisamos” experimentar alguma coisa, e então acaba sendo algo que não podemos “fazer”. Ele disse a Nicodemos: “Necessário vos é nascer de novo” (João 3:7). E em apenas outro lugar no Novo Testamento nos é dito que “é necessário” fazer algo, e isto é, Heb. 11: 6, onde nos é dito, “Aquele que vem a Deus deve crer que Ele é, . . .” E quando o carcereiro perguntou a Paulo e Silas: “O que é necessário que eu faça para me salvar?” eles responderam: “Crê ...” (Atos 16:30). Estavam eles ensinando a heresia do “somente creia”?
A realidade é que João 3:16 não lista todas as coisas que devemos “fazer” para “ter vida eterna”. Diz claramente: “Creia”. Então, Jesus transmitiu o ensino de “crer somente”?
Quando Heb. 11:6 diz que “devemos crer”, está declarando a única coisa que as Escrituras nos dizem que “devemos” fazer. “A Escritura não pode ser anulada” (João 10:35). Não podemos forçar a Bíblia a ensinar a salvação pela fé e pelas obras; ensina salvação “pela graça mediante a fé”,fé que opera” (Efé. 2: 8, 9; Gál. 5: 6).
Finalmente, quando Jesus diz que “precisamos nascer de novo”, Ele não está falando de um programa de obras. Não pode ser; ninguém pode “nascer” sozinho—ou dar à luz a si mesmo. Devemos nascer, voz passiva do verbo. E quem é que concebe e “dá à luz”? Jesus diz em João 3, verso 8, como não se pode dizer de onde o vento vem ou aonde vai, “assim é todo mundo que é nascido do Espírito”. É Ele quem concebe em você a nova vida e dá à luz o novo coração; Você dá acolhida ao novo nascimento, deixa acontecer, pára a prática do aborto que tem feito toda a sua vida. Chame de cooperação se quiser, mas não pense nisso como sendo 50% seu próprio Salvador. Você coopera, deixando que Ele cumpra a Sua bendita vontade em você. E quando tudo for feito, finalmente, só a Ele irá dar toda a glória.
É chocante, mas é verdade: quando você lê o Novo Testamento, há apenas uma coisa que nos é dito que devemos fazer: e isso é “crer”. Está claro em João 3:7-16 e em Heb. 11: 6, bem como Atos 16:30, 31. E o Novo Testamento não ensina a heresia do que é conhecido como “somente-creia”, isto é, que um consentimento mental e confissão é tudo o que é necessário—sem obediência. Rom. 10:10 diz que “com o coração [nós] cremos . . . para a justiça” (salvação).
E se você crê com o coração, certamente há uma mudança na vida que leva você a obedecer a todos os mandamentos de Deus. Coloque todos esses textos juntos e deixe-os falar, e fica claro que o significado bíblico da palavra “crer” é bem diferente da ideia costumeira dos evangélicos católicos e protestantes. “Acreditar” não é um exercício de egoísmo, como comprar um bilhete de loteria na esperança de ganhar uma bolada.
Mas a fé na Bíblia não está centrada em ganhar algo, mesmo que seja uma fortuna celestial em vez de um prêmio terrestre acumulado. A fé bíblica é uma apreciação do coração do amor do Pai ao dar o “Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.
De acordo com Jesus, esta é a única coisa que você deve fazer. Mas alguém diz, espere um minuto—Ele não diz que se “Me amais, guardareis os Meus mandamentos” (João 14:15)? Sim, mas por favor note: o motivo é o amor, não medo (*de condenação) ou esperança de recompensa! E Jesus prefacia essa observação com isto: “crede . . . em Mim” (v. 1). Ele está falando sobre receber a expiação, a reconciliação (Rom. 5:9, 10). Paulo nos implora: “Sede reconciliados com Deus” (2ª Cor. 5:20). Porquê e como? O versículo seguinte responde: porque Cristo "que não conheceu pecado, foi feito pecado por nós".
Deixe o seu pequeno coração contemplar o que aconteceu naquela cruz; então, como diz Davi, o seu coração será “dilatado” (Sal. 119:32). Em tal fé está a vida eterna. E a mensagem sobre isso é hoje — “a mensagem do terceiro anjo em verdade” (Ellen G. White, Review and Herald, 1 de abril de 1890).

--Paul E. Penno
Notas:                                                                                          

Veja, em inglês, o vídeo desta 9ª lição do 3º trim. de 2018, exposta pelo Pr. Paulo Penno, na internet, no sitio: https://youtu.be/hQzDNQFK0yw

Esta lição em inglês está na internet no sitio: http://1888message.org/sst.htm
_________________________________________________

Biografia do autor, Pastor Paulo Penno:

Paulo Penno foi pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Foi ordenado ao ministério há 42 anos e jubilado em junho de 2016, Após o curso de teologia fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente preparou uma Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia.” (Este livro postamos, por inteiro, no nosso blog Ágape Edições (agape-edicoes.blogspot.com) em 1º de agosto de 2017). Ao longo dos anos o Pr. Paulo Penno, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de justificação pela fé segundo a serva do Senhor nos apresenta em livros como Caminho a Cristo, DTN, etc. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Ele foi o principal orador do seminário “Elias, convertendo corações”, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2015, realizado na igreja adventista Valley Center Seventh-day Adventist Church localizada no endereço: 14919  Fruitvale Road, Valley Center, Califórnia.
_________________________________________________

Nota: Asteriscos (*) indicam acréscimos feitos pelo tradutor.
_________________________________________________