quarta-feira, 1 de abril de 2009

2º Trimestre de 2009 - Lição 1 – Amor

"Amor" é a maior palavra em qualquer lingua; e a maior manifestação do amor humano que nós seres humanos temos o privilégio de testemunhar é o amor de mãe para com seu bebê. Tem sido testemunhado repetidamente que uma mãe prontamente sacrificará a própria vida por seu bebê.

Jesus disse, "Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos” (João 15:13).

Mas a palavra do Novo Testamento para "amor" é ainda maior: demonstra que "o grande amor divino" dará sua vida divina por Seus inimigos.

A morte que Jesus morreu não era um sono abençoado por um fim de semana (se você ou eu tivéssemos sofrido a tortura física de crucificação, um fim de semana de sono seria um luxo!). Não, Jesus morreu nossa segunda morte1; que é inferno total e eterno.

Você poderá indagar, Como que podia isto ser quando foi ressuscitado no terceiro dia?

Ele fez o compromisso (*de morrer) a segunda morte; deu-Se a ela, nada menos.

Isto envolveu o horror extremo da "maldição" do Pai. Foi adeus à vida e luz e alegria e felicidade eternamente; "Aquele que não conheceu pecado, foi feito pecado por nós” (2ª Cor. 5:21). (*Na KJV lemos assim:) Cristo foi “feito para ser pecado por nós, (*Ele) que não conheceu pecado”

A linguagem humana para exatamente aqui: ninguém tem qualquer palavra para descrever esse inferno de infernos, "ser feito pecado".

"Amor," como nós seres humanos entendemos, é amor para com o que é bom e nobre e enlevante e belo; amamos as pessoas que são amáveis.

Mas Ágape é o amor que ama as pessoas que não são amáveis; Ágape vai tão longe que ama nossos inimigos, como Jesus amou Seus inimigos. Isto é algo além de nossa capacidade de experimentar exceto "em Cristo". Ele veio aqui à terra para demonstrar o que amor realmente é; e não é amor para com (*que é) adorável.

É um amor além da nossa capacidade de imaginar; nós só podemos (*exclamar:) “Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai..." (1ª João 3:1).

"Ver" é a coisa mais fácil que nós seres humanos podemos fazer; nós sempre o estamos fazendo, não importa que evento tire nossa atenção; quando Jesus surpreendeu todo o mundo dizendo "Meu jugo é suave, e o Meu fardo é leve" (Mat. 11:30), convidou-nos a "vir e ver".

Portanto, "Veja ...!”

Robert J. Wieland2

Nota do tradutor:

1) Apocalipse 2:11; 20:6, e 21:8;

2) O pastor Roberto Wieland, autor de inúmeros livros, foi consultor editorial adventista do sétimo dia para a África Ele hoje, já bem velhinho, vive na Califórnia, onde pastoreia uma igreja naquele estado ameicano. Leia, a seguir o artigo, Amor [Ágape] - A Palavra que Alvoroçou o Mundo, que ele escreveu quando era missionário em Nairobe e Kenia, na África