quinta-feira, 9 de abril de 2009

Lição 2 – Fé – Pr. Paulo Penno

Deus deu uma "medida da fé" a cada homem (Rom. 12:3). Jesus é o Autor e Consumador da fé (Heb. 12:2). Deus enviou Jesus a esta terra com a missão de salvar os pecadores perdidos do mundo. Veio muito perto de nós tomando nossa carne de tentação e vencendo o pecado pela fé na libertação do Seu Pai. Seu triunfo final de fé era a cruz. Sua fé no Pai foi testada por dar Sua vida e morrer—desistindo de toda esperança de retorno.1 A base da Sua fé na promessa do concerto do Pai era o amor de Deus.

"De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus" (Rom. 10:17). Você tem exatamente tanta fé quanto tem da palavra de Deus, que é uma promessa firme como uma rocha sólida. Quando você ouve esta boa nova pela palavra impressa ou falada, as orações de outros, o testemunho de ações bondosas, você vê Jesus e o seu coração é movido por tal amor;—“visto que com o coração se crê para a justiça" (Rom. 10:10). Jesus cria fé em você, que é motivada pelo Seu amor (*“O amor de Cristo nos constrange,” 2ª Cor. 5:14). Você escolhe abrir a porta do seu coração e O deixa entrar. Você vai pelos passos da conversão exatamente como Jesus fez. É justificado por fé e experimenta o perdão de seus pecados.

Você não é salvo por obras. A fé que você possui é pela graça de Deus. "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós, é dom de Deus" (Ef. 2:8). O processo inteiro de salvação é por concessão de Deus para com os pecadores.

A. T. Jones, um dos (*dois) "mensageiros" de 1888, define fé desta maneira:

"E nesta palavra "fé" eu não quero dizer uma mera noção teórica, mas "fé" em seu verdadeiro sentido de vontade submetida a Ele, o coração rendido a Ele, e as afeições fixadas sobre Ele. Só isto é fé; e mesmo isto (*é) pela graça e dom de Deus. E esta fé, da vontade submetida a Deus através de Cristo, do coração submetido a Deus em Cristo, e os afetos fixados sobre Deus por Cristo—é a fé de anjos tão verdadeiramente quanto de homens ("O Concerto Eterno não é 'Obedece e Vive'": The Medical Missionary, de 25 de setembro de 1907, págs. 309, 310).2

Há uma fé falsa que é motivada por amor centralizado em si mesmo e temor de perder o céu e (*medo de) destruição no inferno. Mas a fé autêntica é motivada pelo amor de Jesus que é uma apreciação do que custou ao caro Salvador para comprar sua salvação. Tal fé não é salvação por obras.

A fé do Novo Testamento não é confiar em Deus. Aliás, a palavra não é usada na Bíblia para fé. A razão é que confiança é motivada por sua insegurança humana e um desejo por segurança e apoio em superar qualquer perda que possa ocorrer. Fé autêntica no entanto, não tem tal auto-motivação insegura. Nem é fé tentar (*acertar) exaustivamente. Tentar ser bom para ganhar aceitação é um exercício fútil.

Não somente é você justificado pela fé somente, mas é também santificado apenas pela fé. "Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus” (Rom. 5:1, 2). É a "fé que opera por amor" (Gal. 5:6). A fé funciona (Tiago 2:18).

Aliás, "fé opera a paciência. Tenha porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma" (Tiago 1:3, 4). Não somente é você santificado pela fé, mas seu caráter é aperfeiçoado pela fé em Jesus. Este é o privilégio de todos que pela fé seguem a Cristo no santíssimo do santuário celestial. Ele comunica a eles "luz, poder e muito amor, alegria e paz" (Primeiros Escritos, p. 55).

O segredo para ganhar a batalha de fé é "deixar" o Espírito Santo fazer a obra, Fil. 2:5; Gal. 5:16, 17). Você tem que lutar muito para impedir o Espírito Santo todo-poderoso de fazer Sua obra santificadora. “Deixa a paz de Deus dominar em vossos corações” (Col. 3:15, KJV)3.

Isto não quer dizer ociosidade de sua parte. "O que deveis compreender é a verdadeira força da vontade. Esta é o poder que governa a natureza do homem, o poder da decisão ou de escolha. Tudo depende da reta ação da vontade. O poder da escolha deu-o Deus ao homem; a ele compete exercê-lo. Não podeis mudar vosso coração, não podeis por vós mesmos consagrar a Deus as vossas afeições; mas podeis escolher servi-Lo. Podeis dar-Lhe a vossa vontade; Ele então operará em vós o querer e o efetuar, segundo a Sua vontade" (Caminho a Cristo, p. 47).

O segredo para vencer o pecado é associar sua escolha com o Espírito Santo. A salvação é pela fé somente em Cristo4 do princípio ao fim

Paul E. Penno

Tradução e acréscimos, marcados com asteriscos, de João Soares da Silveira.

Notas do tradutor:

1) Ao Ele assumir a nossa natureza caída correu o risco de pecar, e isto implicaria em eterna perdição, daí a expressão da pena inspirada: ‘risco de perda eterna’ (DTN, pág. 49). E com esta expressão não se referia Ellen White simplesmente aos aspectos físico e mental de Cristo, mas também ao moral, “valor moral” (DTN, pág. 117). Mas, atenção: na edição em português foi omitida a palavra valor, confira: “em forças físicas, vigor mental e moral.” Já no original em inglês se lê: “in physical strength, in mental power, and in moral worth”, em forças físicas, em vigor mental e em valor moral.”

2) Outra definição de Alonzo T. Jones sobre fé aparece no artigo Lições de Fé, que se segue a este, postado por nós nesta semana, no dia 6 de abril: é o conhecimento de que na palavra de Deus há este poder, o esperar que a própria palavra faça a coisa falada, e o depender desta palavra para fazer o que a palavra diz”

Jesus deu-nos uma definição de fé na mesma linha. Você a encontra na cura do servo do centurião de Cafarnaum, em Mateus 8:5-13. Este falou a Cristo: “Não sou digno de receber-te sob o meu teto, mas dize somente uma palavra e o meu criado ficará são” (Vs.8). “Ouvindo isto, admirou-Se Jesus, e disse aos que o seguiam: “—Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé” (Vs. 10).

Assim, pois Jesus está afirmando que fé é crer que “uma palavra” proferida por Ele tem poder para realizar o que diz, simplesmente por ter sido por Ele pronunciada. Assim se deu igualmente na Criação, Deus falou e tudo aconteceu. Quando Deus fala a Palavra Ele não tem que encaminhar os acontecimentos para que produza o efeito que Ele falou. Unicamente o Ele pronunciar a palavra produz o que diz. Se você estivesse olhando para o céu, e Deus lhe perguntasse: Quantas luas você vê no céu?, e você respondesse, vejo uma lua Senhor, e Deus lhe retrucasse, ali estão duas luas, no mesmo instante você veria duas luas.

3) Note que a forma como este verso foi vertido para o português, “e a paz de Deus... domine em vossos corações,” pode levar alguém, inadvertidamente, a raciocinar nos termos do velho concerto—que isto é algo que a pessoa tem que executar. Já a versão King James deixa implícito que isto é obra de Deus na pessoa: “let the peace of God rule in your heart” (deixe a paz de Deus reinar em seu coração). Isto pode lhe parecer uma simples questão de semântica, ou algo sem relevância, mas se você meditar verá uma grande diferença.

O mesmo ocorre em Filipenses 2:5. “De Sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus”. A KJV diz: "Deixa estar em você a mesma mente que estava também em Cristo Jesus."Quando formos nascidos de cima, encontrar-se-á em nós o mesmo espírito (*a mesma mente, sic) que havia em Jesus, o espírito que O levou a humilhar-Se a Si mesmo para que nos pudesse salvar” (O Desejado de Todas as Nações, pág. 330 e 331).


4) Veja o artigo “O Motivo ‘Em Cristo’” que postamos neste blog na sexta-feira 19 de dezembro de 2008.

__________________________


Para maior pesquisa, aprecie os artigos sobre fé que se seguem:

Lições de Fé – A.T. Jones

O Que É Fé? – Pr. Roberto Wieland

Veja também o artigo "A Vitória da Fé" de Ellet J. Waggoner, do seu livro Cristo e Sua Justiça, cap. 10, que postamos neste blog em 24 de abril de 2008. Ali você verá a fé que Josafá teve na palavra do profeta, e comemorou a vitória antes da batalha.


___________________