“A fé é a habilidade de crer em coisas que não estão imediatamente aparentes aos sentidos, ... essas coisas podem incluir marcante mudança de caráter ... O autor da lição desta semana compara essa mudança de vida com a criação do mundo pelo próprio Deus, que, afinal, do nada, trouxe à existência o universo” (grifamos).
Deixemos que A. T. Jones, um dos os dois mensageiros de 1888, nos fale um pouco sobre isto:
"Assim foi que, 'pela palavra do Senhor' todas as coisas foram criadas. Ele falou a palavra somente, e então aconteceu: A palavra falada, por si só, produziu a coisa.
"Assim foi na criação. E assim aconteceu na redenção: Ele curou doentes, expulsou demônios, acalmou a tempestade, limpou os leprosos, ressuscitou mortos, perdoou pecados, todo pela Sua palavra. Nisto, também, "Ele falou, e aconteceu".
"E Ele é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente. Sempre é o Criador. E sempre faz todas as coisas pela Sua palavra somente. E sempre pode fazer todas as coisas pela Sua palavra; porque é a própria característica da palavra de Deus, que é possuída do divino poder pelo qual a própria coisa falada acontece.
"Eis ai por que fé é o conhecimento de que na palavra de Deus há este poder, o esperar que a própria palavra faça a coisa falada, e o depender desta palavra para fazer o que a palavra diz.
"O ensino da fé é o ensino de que tal é a natureza da palavra de Deus; o ensino do povo para exercitar fé é o ensino deles para esperar a palavra de Deus fazer o que diz, e depender dela para fazer a coisa que por ela é falada; o cultivar da fé é por práticar [sic] causar crescer confiança no poder da própria palavra de Deus para fazer o que nessa palavra é dito, e dependência dessa própria palavra para realizar o que a palavra fala.
"E o conhecimento do que a Escritura quer dizer quando aconselha sobre a necessidade de cultivarmos fé, é mais essencial que qualquer outro conhecimento que pode ser adquirido.
"Está você cultivando fé"?
— Alonzo Trevier Jones
(Lições de Fé, pág. 18, Edição de John Ford, (Ênfases em itálico do original. Mas acrescentamos as ênfases em negrito a propósito desta lição de