quinta-feira, 16 de julho de 2009

A Doutrina da Carne Santa – Lição de 13/07/09


No meio da página da lição de 13/07/09, falando sobre os versos 8 e 9 de 1ª João 1, a respeito da prática do pecado, a lição diz: “No verso 8, João parece estar lidando com a crença de que os seres humanos não são pecadores ...” (grifamos)

Veio-me imediatamente à mente que parece que João está lidando com algo semelhante com o que aconteceu no ano de 1900, no estado de Indiana nos EUA. Refiro-me ao movimento da carne santa.

Em Mensagens Escolhidas, vol. 2, págs. 31 em diante, os compiladores afirmam que aqueles irmãos “Pretendiam que quando Cristo passou pela angústia do Getsêmani obteve carne santa como Adão possuía antes da queda. Essa teoria alegava que aqueles que seguem o Salvador precisam também adquirir o mesmo estado de inocência física como preparo essencial para a trasladação (Grifamos).

“Os pastores Haskel e Breed, dois dos nossos destacados ministros denominacionais, foram enviados à reunião campal realizada em Indiana de 13 a 23 de setembro de 1900, a fim de enfrentar esse fanatismo."

Esse é o relatório dos "Compiladores", constante do preâmbulo do capítulo 3 do 2º volume de Mensagens Escolhidas, pág. 31, e, em verdae foi redigido pelo Pr. Arthur White, neto da Sra. White, em 1958, e se baseou numa carta (extranhamente de 4 anos depois) do irmão Burton Wade, de 86 anos de idade, e que estivera na conferência de Indiana quando jovem, e 62 anos depois diz se lembrar do que alí ocorreu. Ele diz que os irmãos de Indiana, devido Cristo ter passado pela angústia do Getssêmani obteve carne santa. Entretanto,

Dois dias depois de encerrada a conferência, em 25 de setembro de 1900, o pr Heskel escreveu duas cartas à Sra. White, que estava retornando da Austrália. A primeira ele mandou pelas mãos do Pr. Edson White, filho da Sra. White, que estava de viagem para a costa oeste dos EUA para encontrar-se com ela que estava chegando da Austrália.

A segunda carta ele mandou via postal. Estas duas cartas estão disponíveis para consulta nos arquivos dos Depositários do Patrimônio de Ellen White. Esta segunda carta é mais rica em detalhes, e ele relata a ela: "Quando em afirmei que nós criamos que Crsito nasceu com a natureza humana caída, eles nos representaram como se crêssemos que Cristo pecou. ... eles acreditam que Cristo possuía a natureza de Adão antes do pecado"

Disto tudo concluímos que o relatório do Pr Hakel é mais confiável, pois que as duas cartas, especialmente a segunda, são bem claras nas afirmações de que os irmãos de Indiana "acreditam que Cristo possuía a natureza de Adão antes do pecado", com a qual nasceu.

Também o Pr G. A. Roberts, que também esteve presente na conferência de Indiana afirmou que Hebreus 2: 7-14 era usado pelos membro do movimento da carne santa para mostrar que Cristo havia nascido com carne santa.

Assim esses acontecimentos foram revelados à Sra. White em janeiro de 1900, e ela deu testemunho de advertência e reprovação contra isso, em duas mensagens” que mencionaremos a seguir.

Primeira mensagem: [Pág. 31] “A Doutrina da "Carne Santa"

[Pág. 32] “Mediante esse movimento e ensino o inimigo tem estado operando para desencaminhar almas.

“O ensino dado com relação ao que é denominado "carne santa" é um erro. Todos podem obter agora corações puros, mas não é correto pretender nesta vida possuir carne santa. ... Nem uma pessoa dentre vós tem agora carne santa. ... É uma impossibilidade.

“... Seja esse aspecto de doutrina levado um pouco mais longe, e conduzirá à pretensão de que seus defensores não podem pecar; de que uma vez que tenham carne santa, suas ações são todas santas. Que porta de tentação se abriria assim!

“As Escrituras nos ensinam a buscar santificar corpo, alma e espírito a Deus. Nesta obra, devemos ser co-obreiros de Deus. Muito se pode fazer para restaurar a imagem moral de Deus no homem, para melhorar as faculdades físicas, mentais e morais. ... E se bem que não possamos pretender a perfeição da carne, podemos possuir perfeição cristã da alma. ... Pela fé em Seu sangue, todos podem ser aperfeiçoados em Cristo Jesus. ...

[Pág. 33] “... Fui instruída a dizer aos de Indiana que estão defendendo doutrinas estranhas: Estais dando feição errada à preciosa e importante obra de Deus. ...

“Quando os seres humanos receberem carne santa, não permanecerão na Terra, mas serão levados ao Céu. ... É por ocasião de Sua vinda que Cristo deve transformar "nosso corpo abatido, para ser conforme o Seu corpo glorioso". Filip. 3:21. ... Repetidas vezes, no avanço de nossa obra, têm surgido movimentos fanáticos, ...

[Pág. 34] “... depois da passagem do tempo em 1844, levantou-se o fanatismo em várias formas. Alguns sustentavam que ... julgavam que a carne santificada não podia pecar, ...” General Conference Bulletin, (Boletim da Assembléia da Conferência Geral de 1901) 23 de abril de 1901. ...

Segunda mensagem: [Pág. 37] “A História se Repetirá ...Mas em janeiro último o Senhor mostrou-me que seriam introduzidos em nossas reuniões campais teorias e métodos errôneos, e que a história do passado se repetiria. Senti-me grandemente aflita. Fui instruída a dizer que, nessas demonstrações, acham-se presentes demônios em forma de homens, trabalhando com todo o engenho que Satanás pode empregar para tornar a verdade desagradável às pessoas sensatas; ... Assim busca Satanás pôr seu selo sobre a obra que Deus quer que se destaque em pureza. ...” (Grifamos)

Façamos uma pausa aqui: A serva do Senhor profetizou que “a história do passado se repetiria”, assim grupos que pretendam que Cristo tenha vindo na natureza de Adão antes da queda, não são mera coincidência, mas propósito firme de Satanás de repetir a história, facetas similares ao movimento da carne santa. Um cumprimento da profecia. Elas tiram do evangelho a sua essência de uma dádiva (João 3:16) completa, incondicional, “com risco de perada eterna,” e dão a Satanás o argumento de que o sacrifício de Cristo não foi completo, pois este falso cristo não seria 100% Deus Conosco, uma vez que não assumira a condição total dos que teria vindo salvar. Ele não teria descido ao fundo do poço em que nos encontramos.

Mas, voltemos à palavra inspirada:

[Pág. 38] “... Instruções claras e definidas têm sido dadas a fim de todos entenderem. Mas a comichão do desejo de dar origem a algo de novo dá em resultado doutrinas estranhas, e destrói largamente a influência dos que seriam uma força para o bem, caso mantivessem firme o princípio de sua confiança na verdade que o Senhor lhes dera. ...

Irmão e irmã Haskell, ... A verdade precisa ser apresentada em linhas bem definidas pelos fiéis embaixadores do Senhor. ...” Carta 132, 1900.


Tenha um feliz sábado com a compania de Deus

Lhe deseja o irmão em Cristo,

João Soares da Silveira

_____________________