quinta-feira, 9 de julho de 2009

Lição 2 – Experimentando a Palavra da Vida

"Haja luz !!!"....

Quem DISSE isso? (DEUS). Se Deus diz algo, é verdadeiro? (Quanto crê você nesta questão)? Quanto tempo leva entre Deus falar algo e acontecer como Ele disse? Mil anos? Em 2ª Pedro 3:8 lemos: “Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.” Quer isto dizer que toma mil anos para que o que Deus diz realizar-se? Quando Deus disse, "Haja Luz!". Quanto tempo decorreu até que a luz brilhasse? A frase imediatamente seguinte diz, "E houve luz". Foi imediato. Instantâneo. Nem um momento de tempo passou antes de ser verdadeiro.

Se demorar mesmo uma fração de um segundo entre o momento em que Deus diz algo e o realiza-se, chamamos a isso de evolução. A teoria de evolução diz que tudo está melhorando (ou desenvolvendo-se) um pouco de cada vez, constantemente melhorando da força de vida que vem de dentro si, o que é uma idéia panteísta (mesmo que alguém diga que talvez isto tenha sido implantado ali por Deus). É você um evolucionista ou um criacionista? Se você crê que tomou qualquer tempo do momento que Deus disse "Haja Luz," e houve luz, então você é um evolucionista

Isaias 55:11 diz, "Assim será a Minha Palavra, que sair da Minha boca; ela não voltará para Mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.” E Hebreus 11:3: "Pela fé entendemos que os mundos pela Palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.” Romanos 4:17 diz que Deus “chama as coisas que não são como se já fossem.”

Deus cria algo do nada. Deus cria algo do nada falando Sua Palavra. Sua Palavra, portanto, tem o poder interior, inerentemente, de fazer o que diz.

Um exemplo hipotético: se Deus lhe perguntasse, "—Quantas luas você está vendo no céu?, e você respondesse: ‘—Vejo uma lua’, e Se Deus lhe dissesse, "—Há duas luas no céu”, no mesmo instante você estaria vendo duas luas. Isso é o poder da Palavra de Deus. Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho” (Salmo 119:105). Esta idéia de a Palavra de Deus ter inerente dentro dela o poder de criar o que diz é o começo da fé.

Como tal idéia poderia afetar nossa fé? Para uma ilustração dos componentes essenciais desta questão, olhe o verso 5. (Salmo 119:5 "Quem dera que os meus caminhos fossem dirigidos a observar os teus mandamentos.)" O poder para tal só se encontra na Palavra de Deus. É assim que isto funciona. A obra de Deus é esta” (João 6:29). Este é o ponto mais importante desta questão. A obediência é uma questão de crer. "A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que Ele enviou." (João 6:29).

Mazteus 8: 5-13 “E, entrando Jesus em Cafarnaum, chegou junto dele um centurião, rogando-lhe, e dizendo: Senhor, o meu criado jaz em casa, paralítico, e violentamente atormentado. Jesus lhe disse: Eu irei, e lhe curarei. E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar. Pois também eu sou homem sob autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu criado: Faze isto, e ele o faz. E maravilhou-se Jesus, ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé. Mas eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no reino dos céus; E os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. Então disse Jesus ao centurião: "Vai, e como creste te seja feito. E naquela mesma hora o seu criado sarou."

O que é especial sobre esta história? Por que Jesus disse que Ele não tinha achado fé tão grande nem mesmo em Israel, nem sequer entre esses que professavam ser o povo de Deus e que supostamente deveriam ter tal grande fé? Afinal de contas, o homem era romano, gentio, e um soldado, líder de homens lutadores, um homem poderoso de guerra. Por que Jesus disse que ele teve fé? A mensagem de 1888 tem a resposta. Da pena de A. T. Jones (*lemos):

"Assim foi que 'pela Palavra do Senhor' todas as coisas foram criadas. Falou a Palavra somente, e tal qual falado aconteceu: a própria Palavra falada produziu a coisa.

"Assim foi na criação. E assim aconteceu na redenção: Ele cu­rava os doentes, expulsava os demônios, ele acalmava a tempestade, ele limpava os leprosos, ele ressuscitava os mortos, perdoava pecados, tudo pela Sua Palavra. Em tudo isso, "Ele falou e tudo se fez" (*Salmo 33: 9).

"Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente. Ele é sempre o Criador. E sempre faz todas coisas pela sua Palavra somente. E sempre pode fazer todas coisas pela sua Palavra; porque é a exata característica da Palavra de Deus, que é possuída do poder divino pelo qual realiza a coisa que é falada.

. Fé é saber que na Palavra de DEUS há esse poder, esperar que a própria Palavra realize a coisa falada, e o depender dessa mesma Palavra para realizar o que diz.

Exercer fé é esperar que a Palavra de DEUS cumpra o que promete. Cultivar fé é a pratica de fazer com que a confiança cresça no poder da própria Palavra de DEUS para cumprir o que é dito nessa Palavra. "Fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem". Hebreus 11: 1. Quando DEUS fala, a coisa simplesmente é porque Ele a proferiu.

"O ensino da fé é o ensino de que tal é a natureza da Palavra de Deus; o ensino do povo para exercitar a fé é ensiná-los a esperar que a Palavra de Deus faça o que diz, e depender dela para fazer a coisa que é por ela falada; o cultivar da fé é, por pratica, causar o crescimento da confiança no poder da própria Palavra de Deus para fazer o que nessa Palavra é dito, e dependência desta Palavra para realizar o que a Palavra diz.

"E 'o conhecimento do que a Escritura quer dizer quando nos aconselhar sobre a necessidade de cultivar fé, é mais essencial do que qualquer outro conhecimento que pode ser adquirido'.

"Está você cultivando fé"? (Lições em Fé, pág. 18; Review and Herald, de 27 de dezembro de 1898).

O "Palavra de Vida" foi falada. O "Palavra de Vida" foi escrita. O "Palavra de Vida" foi personificada em carne humana caída, pecaminosa.

Você crê nEle? Porque se você crê nEle, O "ouvirá", você O "verá", você O "considerará", e você O "tocará" -- tudo num sentido espiritual hoje (e num sentido literal quando Ele vier), porque você começará a experimentar hoje todas as coisas boas de sua herança preparadas para você de antes da fundação do mundo e selado para você na cruz. Esta é a Palavra de Vida! Abundante. Creia nEle.

--Craig Barnes

Tradução e acréscimos, marcados com asteriscos, de João Soares da Silveira.