sexta-feira, 31 de julho de 2009

Lição 5 — Andando na Luz — Renunciando ao Mundanismo

A mensagem de 1888 era para "iluminar a terra com glória," uma luz que penetraria corações honestos no mundo inteiro. Uma "voz do céu" falaria a cada alma humana, "Sai de Babilônia, “povo Meu!” (Apoc.18:2).

Mas Sua mensagem não era uma exigência que horroriza, "Faça o impossível"! Em vez de ser uma viagem de obras do tipo faça-você-mesmo, era uma experiência de fé. Como queda de orvalho em colheitas secas, a mensagem era um banho de chuva suave de graça que "abundou muito mais" que toda a abundância que o demônio pudesse inventar. Deus não tentava achar uma maneira de manter você fora de céu, mas recebê-lo pronto para entrar.

Ellen White viu que a mensagem de 1888 era "a mensagem do terceiro anjo em verdade," "nova luz". Não era somente que Jesus perdoa os pecados; Ele salva do seu poder e escravidão. Há esperança mesmo para viciados.

Era uma nova visão da cruz de Cristo. Quando Cristo deu Seu sangue pelos pecados do mundo, Ele redimiu a raça humana perdida: "Ele, pela graça de Deus, [provou] a morte para todo o mundo" (Heb. 2:9). Em outras palavras, Ele morreu a segunda morte de cada pessoa, Seu castigo final pelo pecado. E fez todo isto antes que nós tivéssemos qualquer possibilidade de dizer sim ou não. O sacrifício de Cristo já o "livrou" do temor que o escravizou por "todo [seu] tempo de vida" (vs. 14, 15).

O sacrifício do Cristo inverteu para todos os homens a "condenação" que veio a nós todos "em Adão". Ele literalmente salvou o mundo do suicídio prematuro que o pecado teria trazido sobre nós. (Rom. 5:15-18).

Aqui há poder motivador! Experimentamos justificação pela fé, que é uma mudança de coração. Então, diz Paulo, "apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos". De agora em diante, nenhum sacrifício é por demais difícil de fazer do que aquele que você sabe que já o salvou do próprio inferno (Rom. 6:12 -14; 5:1). Tal amor prende a pessoa para viver para Ele.

Bem focalizado, justificação por fé é visto muito mais do que uma declaração legal de absolvição. Ninguém pode ser reconciliado a Deus e ao mesmo tempo não ser reconciliado a Sua lei santa. A justificação pela fé faz o pecador que crê tornar-se obediente a todos os mandamentos de Deus (Testemunhos para Ministros e Obreiros Evangélicos, págs. 91-93). Este é o segredo de vencer os muitos vícios dessa praga da raça humana pecaminosa. Torna-se impossível para qualquer um que verdadeiramente crê no evangelho continuar em uma vida de pecado, que é transgressão da lei de Deus.

A mensagem de 1888 revelou uma nova e mais alta motivação—um interesse pela honra e justificação de Cristo (*ou seja, vindicação do Seu caráter, do caráter de Deus). A fé torna-se uma apreciação de coração do grande amor revelado na cruz, independentemente de um desejo por recompensa ou um temor do inferno. Tal "fé... que opera por amor" (Gal. 5:6).

Mais Boas novas. Todos nós estamos doentes espiritualmente e necessitamos de um médico para nossas almas. Jesus teve que sofrer treinamento especial qualificar-se como nosso grande Sumo Sacerdote. (Heb. 2:14-18).

Cristo como um Sumo Sacerdote veio tão perto de nós no Seu (*ato de) tomar nossa natureza humana que Ele sabe a força plena de todas nossas tentações. Qualquer que seja a sua tentação, não importa quão baixo você caiu em pecado, embora terrível seja seu sentimento de desespero, embora envenenada sua culpa, "Ele também pode salvar perfeitamente os que por Ele se chegam a Deus." Ele está de plantão 24 horas por dia, e nunca dorme (Heb. 12:4; 7:25). Você é como o único paciente que este Médico tem; Ele lhe dá Sua atenção de tempo integral.

--Robert J. Wieland

Tradução e acréscimos, marcados com asteriscos, de João Soares da Silveira