sexta-feira, 24 de julho de 2009

Lição 4 – Andando na Luz – Guardando Seus Mandamentos

Companheirismo" com Deus é "conhecê-Lo". "Conhecer" a Deus é "guardar os Seus mandamentos” (1ª João 2:3). Isto não é um "relacionamento" motivado por temor quanto (*a ganhar) "nossa vida eterna nem nossa destruição eterna". Antes, é motivado por "amor de Deus" (1ª João 2:5).

Iniciar um "relacionamento" com Deus implica: procurá-Lo; expressar oração sincera; segue-se a fé; adoração, etc. (coisas que são todas boas). Mas pecadores não iniciam um relacionamento e "procuram a Deus," (*"Pela altivez do seu rosto o ímpio não busca a Deus; todas a suas cogitações são que não há Deus”) (1) , Salmo 10:4. O Bom Pastor veio "procurar e salvar o que se havia perdido" (Lucas 19:10).

Deus, em Cristo, legalmente adotou a família humana. João expressa isto nas palavras de Jesus: "Habita em Mim" (João 15:4, 7). João diz aos irmãos "estai nEle"(2) (1ª João 2:6; cf. 2:10). A raça de pecadores tem vida temporária em virtude de morte do Cristo pelos seus pecados. Cada indivíduo pode escolheu habitar nEle e então "andar" na vida dEle; ou podem escolher optar sair da família (*de Cristo) e continuar sua alienação pessoal de Deus andando fora de Sua vida.

Guardar "Sua palavra" (1ª João 2:5) significa crer na boa-nova do evangelho. É "o amor de Deus". Isto é "a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados do todo o mundo" (1ª João 2:2). Este presente ao mundo é o amor de Deus.

Jesus escolheu sacrificar Sua vida e pagar a penalidade final; morte eterna, de modo que ninguém jamais necessite ter que experimentar o que Ele passou em Sua cruz. Ele pagou o preço de eterna separação do Seu Pai. Ele permanentemente cedeu o uso independente da Sua divindade ao Pai. Morreu sem a esperança da ressurreição. Tudo isto foi para ganhar o companheirismo de corações humanos para Deus. Tal amor ao menos deve evocar um cordial "obrigado" de lábios humanos. Isso é fé.

A fé vê que Jesus ama os irmãos. Jesus ama "o mundo inteiro". O prazer de Jesus era fazer a vontade do Seu Pai. Sua vida inteira é uma caminhada nos mandamentos do Pai. Jesus disse, "Eu Sou a luz do mundo; aquele que Me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida" (João 8:12).

João ensina que é possível para pecadores "guardarem Seus mandamentos” (1ª João 2:3). Isto é "o amor de Deus aperfeiçoado" (1ª João 2:5). Assim João ensina perfeição de caráter.

Surge a pergunta: Como os pecadores podem guardar os mandamentos? Como E. J. Waggoner apropriadamente comentou: "Algumas pessoas esperam muitas coisas da humanidade; Deus não. Não se deve depender dela, e, portanto, somos exortados a tornar-nos participantes da natureza divina. A natureza humana sempre será imperfeita, mas a natureza de Deus pode tomar seu lugar, e isso é perfeição"(3).

A resposta é dupla: 1º) guardar "Sua palavra" (1ª João 2:5); e, 2º), estar "nEle" (1ª João 2:6).

Você pode escolheu pela fé crer na promessa de "Sua palavra". Todos os mandamentos são dez promessas do evangelho de Deus.

A justiça pela fé escolhe "habitar nEle". "Andar, assim como Ele andou" (1ª João 2:6). Não há vida fora de Cristo. Ele é o Doador pessoal da Vida que perdoa o pecado e limpa de "toda a injustiça" (1ª João 1:9). Permita Sua vida santa assumir a sua rotina diária.

O Apóstolo Paulo diz dos pagãos, que "têm seu entendimento obscurecido, estando separados da vida de Deus" (Efésios 4:18). À parte da Sua vida há escuridão. O Espírito Santo moveu David para dizer a Deus, "Porque em Ti está o manancial da vida; na Sua luz veremos a luz" (Salmo 36:9). Desde que a vida é a luz, isto é o mesmo que dizer, "Na tua vida veremos luz".

Como a vida de Deus deve ser obtida? A vida de Deus nos é outorgada pelo Espírito Santo (cf. João 7:37-39), que pode ser tida por pedir em sinceridade e fé (Lucas 11:13).

—Paul E. Penno


Tradução e acréscimos, marcados com asterisco, de João Soares da Silveira.

Notas do tradutor:
1) Mas você há de perguntar: E os retos? As minhas vistas foram, acidentalmente, neste exato momento, dirigidas ao Salmo seguinte, 11: 2 e 3: “os ímpios armam o arco, põem as flechas na corda, para com elas atirarem, às escuras, aos retos de coração,” porém “Se forem destruídos os fundamentos, que poderá fazer o justo?” Pensei então no “fundamento” do evangelho. Cristo, e Este crucificado, o que exige Alguém que deveria morrer, e para tal ter a natureza caída, Sujeito à morte, para nos revestir com a Sua justiça. “Se esta base for removida, “que poderá fazer o justo?”
“A humanidade de Cristo é tudo para nós. É a corrente de ouro que liga nossa alma a Cristo, e por meio de Cristo a Deus. Isto deve constituir nosso estudo.” (Mensagens Escolhidas, pág. 244, 2º §. “Este vestido, fiado nos teares do Céu, não tem um fio de origem humana. Em Sua humanidade, Cristo formou caráter perfeito, e oferece-nos esse caráter. ‘Todas as nossas justiças’ são ‘como trapo de imundícia’ (Isaias 64: 6). Tudo que podemos fazer de nós mesmos está contaminado pelo pecado. Mas o Filho de Deus ‘Se manifestou para tirar os nossos pecados; e nEle não há pecado’ (1ª João 3:5)” (Parábolas de Jesus, pág, 311, 5º §, e Maranata – Meditações Matinais, pág. 76, 5º §).
Se ensinarmos algo diferente disto, estaremos removendo o grande marco do evangelho. Estaremos entesando a corda, disparando flechas da incredulidade, empanando o evangelho. A glória do Filho de Deus está na Sua humilhação de descer ao fundo do poço, 100% homem, para nos tirar dele. Ele a escada de Jacó, sem omissão de um degrau sequer—“Deus conosco” realmente.
“Cristo é a escada que Jacó viu, tendo a base na Terá, e o topo chegando à porta do céu, ao próprio limiar da glória. Se aquela escada houvesse deixado de chegar à Terra, por um único degrau que fosse, teríamos ficado perdidos. Mas Cristo vem ter conosco ...” (O Desejado de Todas as Nações, pág. 311, 6º §).

2) Como pode alguém habitar em outra pessoa? Como posso eu estar em alguém, ou alguém estar em mim? Humanamente pensando é impossível, e não há como entendermos isto. E o problema se agrava porque este Alguém é um Ser Santo, Imaculado. Como pode Ele habitar no João, mísero pecador? Isto tem que ser aceito pela fé. E a base da fé é um exato conhecimento de Deus. Conhecendo-O descobri que a única maneira de crer que é possível, é porque Ele já fez isto uma vez. Ele já veio a este mundo e assumiu a nossa natureza pecaminosa, habitou em carne humana caída, entretanto sem pecado, e o que Ele fez uma vez, Ele pode fazer outra vez. Em verdade Ele está desejoso de o fazer, e só não o fará se O impedirmos.

3) E. J. Waggoner, "Andando na Luz," The Present Truth (A Verdade Presente) 9, 30 (26 de outubro de 1893), pág. 467.