sexta-feira, 21 de maio de 2010

Lição 8: A Atmosfera de Louvor, por Arlene Hill

"No dom incomparável de Seu Filho, Deus cercou todo o mundo, com uma atmosfera de graça tão real quanto o ar que circula ao redor do globo. Todos os que escolhem respirar essa atmosfera vivificante vão viver e crescer até a estatura de homens e mulheres em Cristo Jesus "(A Maravilhosa Grace de Deus, pág. 238).


Vários anos atrás, houve uma ação (*judicial) interessante em uma cidade ecologicamente consciente na Califórnia. Alguém estava em sua casa fumando, mas as janelas estavam abertas. Uma mulher caminhou perto, cheirou a fumaça e processou o fumante por violar uma lei municipal proibindo o fumo em lugares públicos. Em essência, a mulher estava exigindo que todos no mundo fôssemos responsáveis por fornecer um ambiente saudável para ela. Psiquiatras a chamariam de "narcisista co-dependente.” Como o centro de seu universo, seu egoísmo presunçoso disse a ela ser ela digna de exigir que todo o mundo deveria atender suas necessidades. Como co-dependente ela acreditava que não tinha a responsabilidade de limpar sua “atmosfera", simplesmente desviando-se da janela para evitar a fumaça. O mundo, e não ela, tinha que mudar.


Como a mulher no processo, é possível para nós ter uma atitude centrada em nós mesmos com relação às instruções relativas à vida saudável que Deus deu a nossa igreja. Conquanto Deus queira que vivamos tão saudáveis quanto possível na terra poluída, é a nossa atmosfera espiritual, que é mais importante. Nós não temos nenhum registro de que Cristo alguma vez tenha se recusado atuar em Seu ministério a fim de evitar a contaminação pela poluição da Terra. Ocasionalmente, o Pai O desviou de situações perigosas ... Ele vivia nas mesmas condições que o povo de seu tempo, viajando dirigido pelo Espírito Santo. As Escrituras não registram que ele "tenha saído das cidades” para viver em um ambiente mais saudável. Ellen White aconselhou que nos últimos dias, se possível, deveremos deixar as grandes cidades, mas ela também abriu exceção para o ministério. O senso comum nos diz que, se a nossa principal comissão é pregar o evangelho ao mundo, temos de interagir com o mundo, a poluição e tudo mais. Na realização de obras com o povo, especialmente em nossas instituições de saúde, ela aconselhou-nos a "agir de tal maneira que os pacientes vejam que os adventistas do sétimo dia são um povo dotado de bom senso" (Evangelismo, pág. 540).


"E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento. Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam, e nos que se perdem” (2ª Cor.. 2:14 e 15).


É perigoso recusar uma clara orientação do Espírito Santo. Se o Espírito Santo conduz as circunstâncias para que alguém vá evangelizar uma cidade poluída, tem essa pessoa direito de resistir porque quer "sair das cidades”? Claro que não. Paulo nos diz no texto acima que somos o bom perfume de Cristo. Quer dizer, neste mundo que está poluído. Parte do sacrifício de muitos missionários é que são chamados para viver em países onde o saneamento e o clima não são ideais.


Os cristãos estão aqui para mostrar uma atmosfera semelhante à de Cristo para o mundo.


Em um sermão, na sessão da Conferência Geral de 1888, Ellen White explicou:

"... Por que estamos neste mundo? Para representar a Cristo e ser uma bênção para os nossos semelhantes. Cristo deve ser formado em nós a esperança da glória. Devemos viver a Sua vida, para que nossas vidas possam manifestar ao mundo o amor de Deus e o poder do evangelho "(Manuscrito 17, de 21 de outubro de 1888).


Deus através do Espírito Santo muda a vida de cristãos dispostos a demonstrar o Seu poder para fazer isto para o mundo. Aqueles que pensam, egoisticamente, que o processo de santificação é para conseguir que eles sejam os “primeiros” a entrar no céu, não se importam em demonstrar o poder de Deus para mudar vidas. Concentram-se no aperfeiçoamento continuo do caráter para ter a certeza de que Deus está satisfeito com eles. Com esta motivação é impossível demonstrarem o poder do evangelho, mostrando ao mundo que é Deus que faz isso. Sem perceber, eles mostram ao mundo que os cristãos são tão egocêntricos como eles, e que chegar ao céu é uma corrida egoística, do mais apto, de cada um por si. Intencionalmente ou não, todos nós temos uma influência com as pessoas ao nosso redor. Quando nós nos chamamos de cristãos, seguidores de Cristo, a nossa atmosfera para o bem está diretamente relacionada à forma como nós nos submetemos inteiramente às mudanças que Deus quer fazer em nós.


"O espírito e a palavra e a influência que você carrega estão fazendo impressões sobre as mentes dos outros. A atmosfera que rodeia a alma, se é má, será como malária espiritual, que vai ser venenosa para aqueles ao seu redor. Mas é frutífero para a alma ter uma atmosfera que será como um cheiro de vida para a vida dos outros. Quando a pessoa está impregnada com a verdade, que trabalha por amor e purifica a alma, uma atmosfera celestial permeia a alma (Carta 70, de 13 de janeiro de 1894, com o título: “Aos Irmãos em Cargos de Responsabilidade nos Escritórios da Review and Herald").


Note a preparação: "A alma impregnada com a verdade, que trabalha por amor ..." É por estar "impregnados," ou infundidos com a verdade, que nós produzimos obras de amor. Isso nunca pode ser realizado por fazer coisas boas o suficiente para esperar uma mudança de coração. O mundo observa os cristãos. Não é possível falsificar o cristianismo o tempo todo. Quem tenta obedecer à lei de Deus em sua própria força conhece fracasso. Em algum momento, se a motivação é falsa, a "atmosfera" que geramos vai falhar e alguém vai estar observando.


Então, é impossível viver uma vida perfeitamente obediente? Se ranger os dentes longa e duramente falhar, podemos simplesmente desistir? Em sua exposição de Gálatas, E.J. Waggoner, explicou que "a desobediência à lei de Deus é a própria maldição" (Boas Novas, pág 56), não porque a lei é uma maldição, mas porque a causa da maldição faz com que seja impossível cumprir toda a lei. Parece impossível, mas o Evangelho traz a bênção: "Desde que a" maldição "consiste em não continuar em todas as coisas que estão escritas na lei, segue-se que a "bênção" significa perfeita conformidade com a lei" (ibidem, pág. 57).


Louvar a Deus não é impossível! Conformidade com a lei é uma bênção, e todos os dons, incluindo as bênçãos, vêm de Deus. Assim, temos a bênção da obediência do mesmo modo que todas as bênçãos, nós cremos e aceitamos que Deus tem feito o que Ele disse. Ele garante que Ele "nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo" (Efésios 1:3).


Que atmosfera de louvor os cristãos irão gerar no mundo, se escolherem crer que Deus nos deu a bênção da obediência! A lei não é anulada ou ignorada, mas é perfeitamente preservada e valorizada como o reflexo do caráter de Deus. Então quando falhamos a nossa preocupação é Deus não ser desvirtuado, não uma preocupação egoísta sobre se vamos alcançar o céu. Essa é a preocupação — sem traço de egoísmo — da noiva pelo seu Noivo, e isto é o que vai torná-la pronta (*Apocalipse 19:7).

Arlene Hill


A irmã Arlene Hill é uma advogada aposentada da Califórnia, EUA. Ela agora mora na cidade de Reno, estado de Nevada, onde é professora da Escola Sabatina na igreja adventista local. Ela é um dos principais oradores no seminário “É a Justiça Pela Fé, Relevante Hoje?”, que se inicia hoje à noite, 21 de maio de 2010, e vai até amanhã, sábado, dia 22, na

Igreja Adventista do Sétimo Dia

7125 Weest 4th Street ,

Reno, Nevada, USA.,

Telefone 001 XX (775) 327-4545.


Tradução e acréscimos, marcados com asteriscos, de João Soares da Silveira.