sexta-feira, 7 de maio de 2010

Lição 6: "Fé e Cura," por Paul E. Penno

Nassima Burgess, uma adventista libanesa, estava deitada no seu leito de morte em um hospital de Vallejo, Califórnia. Ela solicitou um serviço de unção. O pastor e o ancião oraram por ela, apelando para o Grande Médico. O Crucificado ouviu suas orações de acordo com a Sua vontade, e a curou. Este milagre aconteceu antes da virada do século. Nassima ainda está viva hoje e ativamente envolvida em sua igreja no Vale Napa.

A questão na mente de todos é: Quando é que os servos de Deus farão milagres? Vemos "sinais e maravilhas" no mundo cristão. Como eles podem fazê-lo e o remanescente não?

Os jovens estão sendo ensinados a "simplesmente clamar por isso". As mulheres são encorajadas a orarem por quarenta dias. A fé é um problema de visão que precisa levantar suas vistas acima de tudo o que podemos conceituar de forma a obter o objeto de seu desejo?
O que é fé que "move montanhas"? (Mateus 17:20).

A fé é tentar com mais fervor? É a salvação pela fé e obras?


A fé é confiar mais em Deus? A confiança é um motivo de escape contra a perda. A confiança é uma espécie de apólice de seguro onde você paga o seu premio, na esperança de uma recompensa celestial e de evitar o inferno.

É a fé a construção de um forte relacionamento com Deus? É a fé o desenvolvimento de uma mais forte fé pessoal através do estudo da Bíblia, da oração, testemunho, frequência à igreja, devolver o dízimo, etc; (todos os quais são bons, desde que devidamente motivados) para que Deus, por sua vez faça a parte dEle? É essa fé milagrosa?

Olhe novamente para esse patético grupo que no juízo argumentará com Cristo, "não profetizamos nós em Teu nome? e em Teu nome não expulsamos demônios? e em Teu nome não fizemos muitas maravilhas?” Sem dúvida, eles sempre assumiram que as suas obras foram feitas em resposta às suas preces em nome de Cristo. Eles oraram, e receberam os resultados inegáveis que foram surpreendentes para todos. Mas é claro que as respostas às suas orações não foram de Cristo de modo algum, porque Ele é obrigado a dizer-lhes, infelizmente, "Nunca vos conheci" (Mt 7:22 e 23).


Alguém os conhecia, porque havia inegáveis milagres em resposta às suas orações. Se Jesus diz que não era Ele que os conhecia, quem poderia ter sido?

Nosso Salvador gentilmente nos alertou: "surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos" (Mt 24:24).

Não está além do poder do caído Lúcifer fazer milagres. "E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz" (2ª Cor. 11:14). Será que estamos tão seguros de que podemos infalivelmente distinguir a verdadeira obra do Espírito Santo e a obra de um tal “anjo de luz”? Respostas a oração pode parecer como prova de boa fé, da graça especial de Deus e da atividade em nosso favor. Satanás tem o poder de aparecer como um "anjo de luz", um "falso Cristo," que "faz grandes sinais". Na verdade, ele dá a entender que tem uma conexão com o céu, de maneira que “até fogo faz descer do céu à terra, à vista dos homens”. Mas seu verdadeiro caráter está escondido nesses milagres. João acrescenta que "engana os que habitam na terra com sinais que lhe foi permitido que fizesse na presença da besta" (Apocalipse 13:13, 14). Milagres não são, portanto, nenhum teste de experiência cristã genuína.

Satanás é muito mais refinado em suas artes do espiritismo agora do que em gerações passadas.1 Ele tem mascarado o culto de si mesmo, disfarçando-o como adoração a Cristo. Fé motivada por auto-interesse está rapidamente unindo as religiões do mundo. Entretanto, a religião motivada pela auto-preocupação no Dia da Expiação tem sua fonte em Lúcifer, que escolheu o seu ego em lugar do caráter de auto-negação de Deus.

Não irão os missionários de Deus fazer milagres genuínos nos últimos dias? Certamente.2 Quando o povo de Deus aprender o que é a verdadeira fé, suas vidas irão demonstrar a mesma abnegação de Cristo na Sua Cruz. O Espírito Santo será capaz de manifestar milagres em uma escala superior ao do Pentecostes. Quando o espírito farisaico de ricos e aumentados com mercadorias, não tendo falta de nada, (*Apoc 3:17, KJV) tiver desaparecido. Milhares se converterão em dias. O Senhor será capaz de confiar esses recém-nascidos à comunhão de uma igreja reavivada e reformada.

O Espírito de Profecia aponta que o Pentecostes veio após os discípulos compreenderem o significado da Cruz, e seus próprios corações foram profundamente humilhados e quebrantados por uma verdadeira compreensão da expiação, e não como uma teoria doutrinária, mas como uma experiência de um amor de um coração contrito pelo Cordeiro de Deus que eles próprios tinham tão amplamente mal compreendido. Foi um trabalho muito mais profundo que eles experimentaram em seus corações do que temos ouvido.

Embora possa parecer chocante dizer, firmemente cremos que um segundo Pentecostes virá a este povo, quando percebermos que os primeiros discípulos fizeram, - o que nós, adventistas do sétimo dia, como um povo, fomos tão estúpidos, tão cegos, tão insensíveis e sem compaixão para com o verdadeiro Cristo, como aqueles onze homens tinham sido. O arrependimento deve preceder o "alto clamor", e nele está travada uma verdadeira compreensão de nós mesmos, que se revela na verdade de Minneapolis e suas consequências.

Mas a impressão dada repetidamente para a igreja é que vamos ter este dom do Espírito Santo, por crer que O temos, fazendo o experimento de "reivindicar este dom como meu, juntamente com o perdão dos pecados." Esta doutrina está perigosamente perto da que crê que nos tornarmos santos, crendo que podemos experimentá-lo com determinação, ou ato de fé que somos santos? Tal doutrina dá a impressão de que o recebimento da chuva serôdia depende, afinal, em última análise, em nosso próprio ato de apropriação, ao invés de sobre a verdadeira fé despertada por uma reconciliação contrita a Deus?

Sinceramente desejamos esta manifestação há muito prometida do Espírito Santo, e cremos que Ele vai ser derramado sobre nós, não tanto quando Deus estiver pronto para fazê-lo (pois Ele está pronto agora), como quando nós, como povo estivermos preparados. Devemos fazer um exame mais aprofundado destas questões, no que todos estamos de acordo a hora mais grave crise, é a qual o movimento do Advento já chegou.

--Paul E. Penno

Notas do autor:

1) "Imitando mais de perto o cristianismo nominal da época, o espiritismo tem maior poder para enganar e seduzir. O próprio Satanás está convertido, conforme a nova ordem de coisas. Ele aparecerá no aspecto de anjo de luz. Mediante a agência do espiritismo, operar-se-ão prodígios, os doentes serão curados, e se efetuarão inegáveis maravilhas. E, como os espíritos professarão a fé na Escritura Sagrada, e demonstrarão respeito pelas instituições da igreja, sua obra será aceita como manifestação do poder divino.

"A linha de separação entre cristãos professos e ímpios é agora dificilmente discernida. Os membros da igreja amam o que o mundo ama, e estão prontos para se unirem a ele, e Satanás está resolvido a uni-los em um corpo, e assim fortalecer sua causa arrastando-os todos para o fileiras do espiritismo" (Ellen G. White, O Grande Conflito, pág. 588).

2) "Em visões da noite, passaram perante mim representações de um grande movimento de reforma entre o povo de Deus. ... Os enfermos eram curados, e outros milagres eram realizados. Viu-se um espírito de intercessão tal como se manifestou antes da grande dia de Pentecostes. Viam-se centenas e milhares visitando famílias e abrindo perante elas a Palavra de Deus. O corações eram convencidos pelo poder do Espírito Santo, e manifestava-se um espírito de genuína conversão. Portas se abriam por toda a parte para a proclamação da verdade. O mundo parecia iluminado pela influência celeste "(Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, vol. 9, p. 126).