sexta-feira, 28 de maio de 2010

Lição 9 — Temperança, por Daniel Peters

Se pudéssemos remover somente uma coisa (*errada) de nós, então nós poderíamos, eventualmente, eliminar todas as coisas e por nós mesmos seríamos todos o que nós sempre carecemos. Esta é a idéia por trás do desânimo e fracasso do desafio do legalismo.

Muitos têm se esforçado para ser temperantes e tiveram que admitir que não só é difícil, mas é impossível para eles e, portanto, algo deve estar errado com a sua conversão. Eles estão confusos porque Deus deveria ajudá-los a tornarem-se melhores. Investiram todos os seus melhores esforços e pensamentos mais puros sem nenhum resultado.

Crer na mentira de que "Deus ajuda quem se ajuda," leva, logicamente, à conclusão de que poderia ser algo como isto: No 1º dia como cristão, você foi capaz de cumprir 4%, e então Deus estaria te ajudando em 96%. Bem, você aprende mais, e, assim, aos 5 anos como cristão, você pode agora contribuir com 30%, o que deixa com Deus fornecer-lhe 70% de ajuda. Mais anos se passam e você praticou e aperfeiçoou suas técnicas de seu desempenho e agora é capaz de realizar 90% por si mesmo, e isso significa que Deus vai prover, pela sua fé, apenas 10%. E então, finalmente chega o dia em que você pode agora depender 100% de você mesmo e não precisa mais de Deus — você se tornou deus, e agora é 100% responsável por sua própria salvação. Sensacional!

“Mas aquele que duvida, se come, está condenado, porque não come por fé, pois tudo o que não é de fé é pecado” (Rom. 14:23). Mais uma vez, “Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?” (Gal. 3:3). Então, aqui reside toda a questão: Você se torna um cristão pelo Espírito de Deus, e Deus continua Sua obra em você pelo Seu Espírito, em toda a sua vida em nenhum momento Ele precisa de sua ajuda; a todo momento sua contribuição não faz nada a não ser mostrar a sua incredulidade. O maior fracasso na vida de Abraão, foi quando ele e Sarah tentaram ajudar Deus a cumprir sua promessa.

Deus ajuda aqueles que não podem se ajudar, e o justo viverá pela fé. Ir além disso é pecar. Se fosse possível ajudar-nos a nós mesmos, então Cristo veio por engano. Nossa vida, na pior das hipóteses, é a evidência de nossos melhores esforços e pensamentos. Isso é o melhor que conseguimos ganhar por nós mesmos com nosso próprio poder.

"Nada mais que fé em Deus pode manter uma pessoa perfeitamente paciente [e temperante] em todas as circunstâncias. Será que sempre vai funcionar? Sim, sempre." “Bem,’ diz alguém, ‘Estou certo de que qualquer um seria impaciente [intemperante] se tivesse tanto para incomodá-lo como eu tenho.’ Pergunta: Será que Cristo Se tornaria impaciente [intemperante] se Ele tivesse de suportar as coisas que lhe importunam? Porventura, não suportou Ele o mesmo que você, e muito mais? Você tem que admitir que isto foi o que ocorreu com Ele. Foi Ele impaciente [intemperante]? ‘Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a Sua boca’ (Isaias 53:7). Então, se Ele estivesse em seu lugar, seria paciente [temperante]. Por que, então, você não O deixa tomar o seu lugar?" (Ellet J. Waggoner em Carta aos Romanos, pág. 94).

Hoje falamos (*muito) sobre os horrores do álcool e seus efeitos sobre o indivíduo, a família, e os custos para a sociedade — por si só, estes constituem argumentos convincentes contra bebê-lo, mas a razão pela qual não devemos beber é porque estamos no Dia da Expiação. O Dia da Expiação era o único dia em todo o ano, quando: 1º) Deus exigia a abstinência do álcool; 2º) um jejum para Israel, e 3º) deu instruções específicas sobre adorno e vestuário (*grifamos).

Hoje, muitos de nós nos orgulhamos de nós mesmos por não comer e beber certas coisas, e nós ainda religiosamente esperamos tantos minutos antes ou após as refeições, para beber qualquer coisa. Isto é orgulho em sua mais plena manifestação — o pecado e a consequência do nosso máximo esforço para tornar-nos limpos. Waggoner é bem claro: "Orgulho é Intoxicação." Assim é que nós nos embriagamos com a nossa temperança (*grifamos).

São estas restrições da dieta e álcool boas para nós? Sim! É isso o que Deus deseja para nós? Sim! Deus prometeu a Abraão e Sara um filho? Sim! Tinha Ele a intenção de que eles O ajudassem a fim de que isto se realizasse? Não! (Exceto por crermos em Deus somos capazes de cumprir Sua própria promessa.) Será que Deus mudou? Não.

O justo viverá pela fé — não pela fé mais tudo que você pode fazer para ajudar. Entenda a Bíblia do modo como ela se expressa.

"Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo" (1ª Cor. 3:16 e 17).

Nosso corpo é o templo de Deus, e é Cristo que purifica o santuário, não nós. Devemos (*apenas) ser humildes e estar de acordo com a Sua obra, dizendo "Amém" quando Ele aponta pecados que nunca sabíamos que existiam em nossa vida. "Quando o Senhor aponta um defeito em nosso caráter, é o mesmo que dizer para nós, ‘—Há algo de que você necessita, e Eu o tenho para você". Quando aprendermos a olhar para a repreensão, desta forma, vamos alegrar-nos nela, ao invés de ficarmos desencorajados " (Ellet J. Waggoner, Carta aos Romanos, pág. 127).

É importante neste momento rever brevemente ao que Ellet J. Waggoner se refere como "forças opostas." "A carne e o Espírito estão em oposição. Eles são sempre contrários um ao outro. O Espírito nunca cede à carne, a carne nunca se converte. A carne será da natureza do pecado até que nossos corpos sejam mudados na vinda do Senhor. ... A carne é a mesma em um homem que é convertido e em um pecador, mas a diferença é que agora ela [a carne] não tem qualquer poder, uma vez que o homem se rende ao Espírito, que controla a carne" (ibidem, págs. 130, 131).

"É como se Paulo dissesse: ‘—Vá para uma caminhada deixando que o Espírito Santo te segure pela mão, e eu garanto que você não vai ceder aos desejos pecaminosos da carne, porque o Espírito Santo, a poderosa Terceira Pessoa da Divindade, é mais forte que a sua carne!’" (Robert J. Wieland, Dial Daily Bread, de 17 de junho de 1998.)

O justo viverá pela fé.


— Daniel Peters


Para ler mais sobre o assunto acesse:
"O Consolador", de E. J. Waggoner,
.
.
O irmão Daniel Peters vive na parte leste da cidade de Los Angeles, Estado da California, EUA, e trabalha como Conselheiro Oficial antidrogas e alcool para mães e mulheres grávidas. O seu coração foi sensívelmente tocado pela “mui preciosa mensagem” (Test. p/ Ministros, págs 91 e 92) e sua vida tem sido apaixonadamente dedicada a esta mensagem que Deus outorgou à Sua igreja em 1888. Ele e sua família são membros da igreja adventista do sétimo dia de Whittier, uma cidade a 19 kms ao sul de Los Angeles, localizada no nº 8841 na Calmada Avenue, Whittier, Ca. 90605, EUA. Ele é tataraneto de Ellet J. Waggoner. O irmão Daniel é um ardoroso estudante da Bíblia e do Espírito de Profecia e de toda literatura relativa à mensagem de 1888. Ele foi um dos principais oradores no seminário “É a Justiça Pela Fé, Relevante Hoje”, realizado a semana passada (21 e 22 de maio de 201) na Igreja Adventista do Sétimo Dia da cidade de Reno, estado de Nevada, localizada na 7125 Weest 4th Street.

Tradução e acréscimos, marcados com asteriscos de João Soares da Silveira
_______________________________________