sexta-feira, 21 de maio de 2010

Lição 8 — A Atmosfera de Louvor, por Patti Guthrie

Vivemos em uma pequena cidade no norte da Califórnia, dominada pelo pensamento da Nova Era. As coisas são diferentes aqui. Como cristãos crentes na Bíblia, somos minoria. As pessoas aqui vivem com ar puro, com simplicidade, e preservando a natureza. Muitas são vegetarianas, alguns bem restritos. A fonte de autoridade em suas vidas varia de guias espirituais a mestres descendentes de Buda.


Nós compartilhamos uma apreciação comum de estar ao ar livre na natureza com os nossos vizinhos da nova era. Em caminhadas temos encontrado estranhos que dizem que gostam da nossa “aura” (*atmosfera ou influência que emana do nosso interior). Em conversas, as pessoas às vezes se referem a alguém como tendo uma "energia ruim" — o que seria alguém a se evitar.


Quando o nosso cão ficou doente com câncer, a nossa vizinha, querendo ser útil, nos disse que ela tinha realizado massagem Reiki sobre o tumor, na esperança de que iria reduzir o tamanho dele. Ela nos disse que desde que nós temos “boa energia" em nossa família, que o nosso cão se beneficiaria com nossa massagem, e, ainda que nós não compreendamos Reiki1, poderíamos, ainda assim, "transferir energia." Como cristãos, rejeitamos a noção de que temos qualquer poder inerente em nós para "transferir energia" ou "curar". Nós não temos vida nem poder à parte de Deus, pois "NEle vivemos, e nos movemos, e existimos" (Atos 17:28).


A lição desta semana centra-se no ar: o ar que respiramos e a atmosfera invisível que circunda as nossas pessoas.


Espiritualmente, o nosso mundo está sufocado com o veneno do pecado que permeia a nossa atmosfera. Considere estes pensamentos:


"E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo lugar a fragrância do Seu conhecimento. Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo nos que se salvam e nos que se perdem. Para estes certamente cheiro de morte para a morte; mas para aqueles cheiro de vida para vida. E para estas coisas quem é idôneo?" (2ª Cor. 2:14-16). (* ou, “... quem é suficiente?”, KJV)


. "Todos estão circundados de uma atmosfera própria, que pode estar carregada do poder vivificante da fé, do ânimo, da esperança, e perfumada com a fragrância do amor; ou pode ser pesada e fria, com as nuvens do descontentamento e egoísmo, ou intoxicada com o contato mortal de um pecado acariciado. Pela atmosfera que nos envolve, toda pessoa com quem nos comunicamos é consciente ou inconscientemente afetada" (Ellen White, Parábolas de Jesus, pág. 339).


Há coisas sobre nós mesmos que podemos consertar, se estivermos suficientemente motivados. Se o nosso cabelo está atrapalhado, podemos penteá-lo. Se a nossa roupa está gasta, nós podemos vestir roupa nova. Quando estamos infelizes, ainda podemos sorrir. Nós podemos "consertar" a nossa aparência exterior. Podemos até usar desodorante, mas não há nada que possamos "fazer" para mudar a “fragrância" falada em 2ª Coríntios 2, ou a "atmosfera" da alma, como descrito em Parábolas de Jesus. Esta fragrância espiritual, a que Paulo se refere, é algo que muitas vezes desconsideramos, porque é invisível. Mas isso é uma qualidade que nossos altamente sensíveis amigos da nova era podem sentir, e é algo que, queiramos ou não, nós não podemos esconder.


O que tudo isso tem a ver com o evangelho de Jesus Cristo e a mensagem de 1888?


Quem nós cremos ser Jesus e como entendemos a Sua obra no coração dos outros afeta o que somos por dentro e emite um odor, ou fragrância, do lado de fora, que não pode ser visto a olho nú, mas pode, certamente, ser sentido. Por exemplo, quando meditamos sobre a cruz de Cristo e consideramos o infinito preço que Ele pagou para salvar os perdidos, nosso ponto de vista sobre os perdidos será muito diferente do que vê-los como perseguidores em potencial durante o tempo da angústia. Ambos podem ser verdade, mas uma maneira de ver é centrada em Ágape e a outra é centrada em si mesmo. Podemos ainda ter muito do eu em nós, mesmo afirmando crer no evangelho. A mensagem de 1888 foi enviada especificamente para tirar o foco fora de nós e centrá-lo em Jesus, a luz do mundo! Esta mensagem é a mais poderosa mensagem de mudança de vida já dada ao mundo.


O efeito desta mensagem sobre o coração é prático — como ocorreu no caminho para Emaús. Ela vai arder no coração do crente e aquecer a atmosfera ao seu redor. Outros sentem esse calor e são atraídos para Cristo, através do instrumento humano. Assim é como nossa vida pode ser um poderoso testemunho de Cristo, mesmo quando nenhuma palavra é dita. Aqueles que amam o pecado não podem perceber como o seu pecado secreto envenena o ambiente ao seu redor, mas isto se dá, e "toda pessoa com quem nos comunicamos, é consciente ou inconscientemente afetada."

Nossos esforços evangelísticos vão conseguir indescritíveis resultados quando a atmosfera ao redor de cada portador da luz é coerente com a mensagem de salvação que ele compartilha.

"No dom incomparável de Seu Filho, Deus envolveu o mundo inteiro numa atmosfera de graça, tão real quanto o ar que circula ao redor do globo. Todos os que escolherem respirar esta atmosfera vivificante hão de viver e crescer até à estatura completa de homens e mulheres em Cristo Jesus" (Ellen White, Caminho a Cristo, pág. 68).

--Patti Guthrie



A irmã Patti Guthrie é uma adventista de berço. Ésposa, mãe e professora dos próprios filhos. Ela é estudante da Bíblia, escritora e musicista. Faz parte do comitê de música para leigos adventistas. A família Guthrie aparece no canal de televisão adventista Three Angels Broadcasting Network [Canal de Televisão Três Anjos] com música tanto vocal quanto instrumental. O marido de Patti, Todd Guthrie, que nos escreveu uma das duas introspecções da semana passada, é médico e membro da Mesa administrativa do Comitê de Estudos de Mensagem de 1888. Ele também é ancião na sua igreja adventista local, e constantemente está envolvido em organizar e executar programas musicais para acontecimentos importantes da Igreja Adventista nos EUA e em outros países.


Tradução e acréscimos, marcados com asteriscos, de João Soares da Silveira.


Nota do tradutor:

1) Segundo o movimento da Nova Era, “Reiki” não é massagem, mas pode ser combinada com massagem para cura com energia spiritual.