sexta-feira, 30 de abril de 2010

Lição 5 — O Ambiente, por Roberto Wieland

Como contribuição ao tema deste trimestre, "Saúde e Cura", gostaríamos de oferecer um artigo, de duas partes, por Robert J. Wieland, "Vida Saudável e ‘Chuva Serôdia’", ao invés de discutir assuntos como "aquecimento global," nós apresentamos “o ambiente" no contexto do Dia da Expiação cósmica, e as Boas Novas inerentes à “mui preciosa mensagem de 1888" que nos prepara para a vinda de Jesus. A seguir trechos do artigo. Você pode lê-lo ou baixá-lo, completo, em inglês, em: http://1888mpm.org/articles/healthful-living-and-latter-rain

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

Como as verdades peculiares da Mensagem de 1888 impacta a Reforma de Saúde hoje?

A mensagem de vida saudável sempre foi uma parte da "mensagem do terceiro anjo", desde as nossas origens denominacionais na década de 1840. Ela também teve um papel de destaque nas verdades especiais que "Deus, em Sua grande misericórdia," fez chover sobre nós na mensagem de 1888.


Desde as nossas origens como povo, o motivo para uma mensagem de saúde não era tanto o desejo de viver mais e desfrutar do prazer (*de viver) livre de sofrimento, quanto manter a clareza de mente para compreender as verdades da "idéia" adventista de purificação d
o santuário celestial. Essa mensagem do santuário foi o que tornou a mensagem adventista original e atraente para o "remanescente", que reverenciavam a Bíblia.

A idéia de "purificação" passou a ser considerada central para viver no Dia antitípico da Expiação. O tabaco era visto como "a erva daninha suja", e seu uso "profanação". A ênfase em abandoná-lo não foi tanto medo do câncer de pulmão ou pressão arterial elevada, ou todos os outros males físicos que acompanham o seu uso hoje, mas foi essa idéia de "purificação".

Abundantes textos escriturísticos foram encontrados sobre os males do alcoolismo, e abstinência total tornou-se facilmente a idéia de "purificação" no abandono de bebidas alcoólicas. Na literatura mais antiga da igreja menos é dito sobre os malefícios fisiológicos de tal intemperança do que é o caso hoje. Seu uso foi largamente visto à luz do ministério do Santíssimo (*do santuário celestial).

Assim, a partir da época de 1844 até a de 1888, a consciência de saúde da igreja Adventista do Sétimo Dia estava concentrada em uma preparação para a segunda vinda de Cristo, não uma motivação a longevidade como é a ênfase popular em saúde "hoje". A preocupação, que a tudo transcende, estava se preparando para a breve vinda do final tempo da graça. Essa idéia de uma possível motivação melhor chegou com a proclamação da mensagem de 1888.

O principal objetivo da "reforma da saúde", desde o início tem sido permitir que o povo de Deus pense com clareza para seguir Jesus Cristo no Seu ministério expiatório. Suas mentes devem segui-Lo no Santíssimo. Faz sentido conscientizar-se de que a preparação para a trasladação, sem ver a morte, implicará num mais firme entendimento do que o nosso Senhor está fazendo em Seu ministério final. Esse trabalho não é idêntico ao que foi Seu trabalho no primeiro compartimento do Santuário celestial.

É óbvio que se alguém não está interessado no que o Seu Senhor e Salvador está fazendo, ele não pode se beneficiar desse ministério especial que está a decorrer neste momento. "Pessoa alguma, a não ser os que fortaleceram o espírito com as verdades da Escritura, poderá resistir no último grande conflito" (O Grande Conflito, pág. 593). Em nossos primórdios, foi reconhecido que: "Vocês necessitam ter mente clara, enérgica, a fim de apreciar o exaltado caráter da verdade, apreciar a expiação,1 e dar a devida estimativa às coisas eternas. Se vocês seguem uma conduta errônea, e condescendem com hábitos errados no regime alimentar, enfraquecendo assim as energias mentais, não darão à salvação e à vida eterna aquele alto preço que os inspirará a por a vida em conformidade com a vida de Cristo; vocês não farão, para obter inteira conformidade com a vontade de Deus aqueles diligentes, abnegados esforços que são requeridos por Sua Palavra.. "(Testemunhos Para a Igreja, vol. 2, pág. 66). Esse trabalho especial, agora em curso, é preparar um povo para o fechamento da porta da graça e trasladação na vinda do Senhor (1ª Tess. 04: 16 e 17).

A Mensagem do Terceiro Anjo em Verdade é Boa Nova.

Aqueles que terão uma parte no fechamento do grande conflito entre Cristo e Satanás serão aqueles que vencerem assim como Cristo venceu, Apoc. 3:20. Não apenas como uma honra pessoal, mas porque o Senhor Jesus precisa deles. Ele os fará sentar em Seu "senado" ou “parlamento" celestial. “Concederei que se assente comigo no Meu trono," diz Ele.

Vamos esquecer a honra pessoal envolvida, esquecer-nos da nossa própria coroa. Vamos apenas nos preocupar com o fato de que podemos ter uma parte na coroação do "Rei dos reis e Senhor dos senhores" (*Apoc. 19:16)

A questão aqui, que está por trás, nas sombras, é uma grande igreja mundial, a futura Noiva, que ainda tem de "aprontar-se" para "as bodas do Cordeiro" (*Apoc. 19:7). Talvez tenhamos aprendido o suficiente em nossas tentativas de estudo sobre a reforma da saúde para perceber que há algo importante para fazer com que a Esposa se apronte.

Robert J. Wieland

Nota de rodapé:

1) "Valorizar corretamente a expiação" significa "compreender a largura ... o comprimento e a profundidade e a altura - e conhecer o amor [Ágape] de Cristo", revelado em Sua cruz (Efé. 3: 18 e 19).

O irmão Roberto J. Wieland é um pastor adventista que foi a vida inteira missionário na África, em Nairobe e Kenia. É autor de inúmeros livros. Foi consultor editorial adventista do Sétimo Dia para a África. Ele deu sua vida pela África. Hoje, jubilado, vive na Califórnia, EUA