sexta-feira, 2 de abril de 2010

Lição 1 - "Louvado seja Deus, de Quem Fluem Todas as Bênçãos!"

– Pr. Paulo Penno

O louvor é a adoração a Deus com todo o ser. O louvor é a chave vital no plano da salvação. O louvor vai ganhar a vitória para Deus no grande conflito com Satanás sobre a verdade.

Quando pensamos em salvação é geralmente em termos individuais. Como posso ser salvo? Através da mensagem de 1888, Deus está nos movendo além da preocupação egocêntrica para a nossa salvação pessoal para ver que Deus está em julgamento perante o universo por causa de acusações de Satanás contra Ele. Se Deus prematuramente forçasse o Seu caminho sobre o cosmos antes de ganhar a fidelidade do homem pelo seu Ágape, então Satanás argumentaria perante os seres inteligentes do universo que ele esteve certo o tempo todo (*quanto a fado de ) que a lei de Deus é arbitrária, ditatorial, e deveria ser abolida a fim de que as criaturas possam ter a liberdade para governarem-se individualmente.

É através do louvor de toda Sua criação, começando com o homem, que Deus pretende obter Sua vitória neste grande conflito. A promessa de Deus na aliança eterna, do perdão dos pecados e da restauração da obediência espontânea às leis de Deus no homem, evoca uma resposta agradecida de louvor, "Amém!" Este é o caminho pelo qual Abraão respondeu à aliança de Deus. "E creu ele no Senhor, e Deus imputou-lhe isto por justiça" (Gen. 15:6).

Satanás poderia formular todas as fantasias, distorcido os possíveis argumentos contra Deus e Abraão, mas a fé simples — gratidão — na promessa de Deus é um argumento a favor da verdade contra a qual Satanás não tem réplica.

O louvor é um argumento convincente em face da resistência à verdade de Deus. Bebês vindicam a Deus pelos seus louvores. "Ó Senhor, Senhor, quão admirável é o Teu nome em toda a terra, pois pusestes a Tua glória sobre os céus! Tu ordenastes força da boca das crianças e dos que mamam, por causa dos Teus inimigos, para fazer calar ao inimigo e ao vingador" (Salmo 8:1, 2). Depois de sua alimentação regular, bebês balbuciam como uma expressão de gratidão ao seu Benfeitor. De modo algum pode Satanás roubar a atenção dos espectadores de um precioso bebê, por seus argumentos tortuosos contra Deus.

Na Sua entrada triunfal em Jerusalém, as crianças cantavam: "Hosana ao Filho de Davi." Jesus disse: "Nunca lestes: pela boca dos meninos e das criancinhas de peito Tu tiraste o perfeito louvor?" (Mateus 21:16). Todos os argumentos dos sacerdotes e governantes contra Jesus ser Filho de Davi, ao contrário, nesse dia o elogio simples das crianças vindicava seu rei.

Quem pode argumentar contra o louvor? "Louvem ao Senhor pela Sua bondade, e pelas Suas maravilhas para com os filhos dos homens! ... Exaltem-No na congregação do povo, e glorifiquem-No na assembléia dos anciãos" (Salmo 107: 15 e 32). Certamente "Suas maravilhosas obras" incluem o ar que respiramos e a luz que traz vida, que Ele de modo livre e abundante supre, e, sem a qual, estaríamos todos mortos.

Quem deve louvar? "Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor" (Salmo 150:6). Porque soprou Deus nas narinas de Adão o fôlego da vida? É para que o homem use esse dom no louvar a Deus. Não só o homem, mas todas as criaturas vivas louvem ao Senhor. Todo o organismo humano se beneficia do fôlego de vida que Deus fornece gratuitamente a todas as Suas criaturas. Não somente deveria a nossa língua louvar a Deus, mas todas as dimensões da nossa vida espiritual, física e social, são para serem usadas para o louvor de Deus. O plano de salvação contempla a restauração de toda a pessoa em harmonia com a vontade de Deus.

Os pagãos, os mais perversos, são compelidos a louvar ao Senhor. "Louvai ao Senhor, todas as nações, louvai-o todos os povos! Porque a Sua Benignidade é grande para conosco, e a verdade do Senhor dura para sempre, Louvai ao Senhor!” (Salmo 117). [1] Por adorar o Senhor com louvor os pagãos deixariam de ser maus.

O que devo fazer para ser salvo? Devo apreciar o que custou ao Salvador para morrer por mim na cruz. Isso abre as portas para o Senhor mostrar a Sua salvação na vida. "Aquele que oferece o sacrifício de louvor Me glorificará; e àquele que bem ordena o seu caminho Eu mostrarei a salvação de Deus" (Salmo 50:23). Uma apreciação diária da cruz de Cristo é uma oferta de louvor e adoração que nunca cessam. "Reconhece-O Em todos os teus caminhos, e Ele endireitará as tuas veredas” (Provérbios 3:6). Tal pessoa não escolhererá o pecado. É viver na luz do Seu amor, que é a guarda dos mandamentos. Com a motivação Ágape não há legalismo.

Será que Deus precisa de nós no grande conflito entre Cristo e Satanás? Claro que sim! De que outra forma poderá Ele sair vitorioso em Seu julgamento?

Se Deus pudesse sair vitorioso em Seu julgamento, sem nós, Ele teria forçado a solução final sobre todos e eliminado Seus inimigos há muito tempo. Satanás antecipou que Ele faria isso na primeira vinda de Jesus. [2] Mas não somos calvinistas cujo soberano Deus impõe os Seus decretos sobre as pessoas quer queiram ou não.

Se Deus devesse enviar Cristo para trasladar um povo, cujos corações estão ainda alienados dEle por causa da incredulidade manifestada por suas motivações egoístas, então, Satanás poderia afirmar com razão que eles não são melhores do que o grande número de cristãos que se alinham a favor da questão da marca da besta. E, se Cristo ressuscita os mortos e, ao mesmo tempo, arbitrariamente, destrói aqueles que adoram a besta, Satanás forçosamente argumentaria a injustiça de Deus ante as inteligências expectantes (*do universo). Poder não faz o direito. Mas o direito é poder. Deus vai ganhar o Seu caso (*vai obter Sua vitória) sob os louvores do Seu povo!

--Paul E. Penno

O irmão Paulo Penno é pastor evangelista da igreja adventista da cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD. Ele foi ordenado ao ministério há 38 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma extensiva antologia dos escritos de A.T. Jones e E. J. Waggoner, a qual está incluída na Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Ig. Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de 1888. O pai dele, Paul Penno, foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior.


Notas finais (*do autor):

1) Horace Furness Howard, Livro dos Salmos: A Nova Tradução Inglêsa (Dodd, Mead, and Co., New York, 1898), pág. 127.

2) A declaração seguinte fala principalmente do primeiro advento de Cristo, com suas contingências, mas certos princípios são implícitos relativamente ao segundo: "Os mundos não caídos observavam com intenso interesse para ver o Senhor levantar-Se e exterminar os habitantes da terra, e Satanás vangloriou-se de que, se Deus fizesse isso, Ele iria completar seus planos e garantir para si a fidelidade dos mundos não caídos. Tinha ele argumentos preparados para lançar a culpa em Deus, e para difundir sua rebelião para os mundos superiores" Ellen G. White, "O Imensurável Amor de Deus," Signs of the Times, de 21 de maio de 1912, pág. 11, e, também, de 5 de fevereiro de 1894, pág. 3).

______________________________________