sexta-feira, 2 de abril de 2010

Lição 1 — Graças a Deus, de Quem Provem Todas as Bênçãos!

Patti Guthrie

Que bênção há de ser neste trimestre ao a Igreja Adventista mundial focar seu estudo sobre um dos maiores dons de Deus, a mensagem de saúde.

Com o autor da nossa lição ansiamos por uma compreensão mais clara da cruz de Cristo. Este fim de semana passado assistimos, em primeira mão, o que aconteceu quando a mensagem de saúde foi proclamada em um concerto com o evangelho aos incrédulos. O resultado foi emocionante!

Nós vivemos em uma cidade que é mais Nova Era e budista do que cristã. As pessoas não estão interessadas na Bíblia, mas a mensagem de saúde é de interesse praticamente universal.

Este fim de semana ouvimos como um médico adventista, poderosamente, apresentou o caráter amoroso de Deus em nos dar orientações para uma vida saudável. Os incrédulos deixaram a reunião com suas faces radiantes de alegria! Eles apreciaram os textos da Bíblia. Eles apreciaram a maneira cuidadosa com que as mensagens foram apresentadas. A mensagem de saúde é como sapatos para o evangelho. Todo mundo precisa deles, e todos os que se lhe seguem serão abençoados, mesmo que apenas nesta vida.

Oramos para que as lições deste trimestre possam motivar todos a viver para Cristo e estudarem para saber como compartilhar esta mensagem que dá vida.

Nossa lição desta semana estabelece as bases para a mensagem de saúde através da partilha de vários princípios do evangelho.

Nós nunca seremos eficazes missionários de Deus, enquanto estivermos a tentar obter crédito celestial pelas nossas tentativas de testemunho. A discussão da “velha era” sobre fé e obras e mérito evapora à luz brilhante que flui da cruz de Cristo. É tudo dEle. Cristo deu tudo para nos salvar.

Ao trabalhamos para salvar os perdidos, nós estaremos fazendo a obra de Cristo. Considere o seguinte:

"Cristo não limitou suas boas obras para aqueles que conservavam a fé nEle, ou que fossem seus discípulos. Ele "andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo" (Atos 10:38), porque essa era a Sua natureza. "Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo" (2ª Coríntios. 5:19). É a benignidade de Deus que leva [os homens] ao arrependimento” (Rom. 2:4), e, assim, Cristo, na plenitude do seu amor e bondade, tornou-Se uma bênção para todos. Quantas vezes lemos que "Ele foi possuído de íntima compaixão".1 Ele não podia ver o sofrimento sem querer aliviá-lo, e assim Ele curou todos os que lhe permitissem fazer qualquer coisa por eles. Alguns foram atraídos pela Sua bondade, para crer nEle, para a salvação de suas almas, enquanto outros se esqueceram dEle. Assim é agora, mas se considerarmos Jesus sob esta luz, como fazendo o bem a todos, e não apenas para aqueles que foram ou seriam seus discípulos, e depois lembrarmos que esta foi, na verdade, uma manifestação do amor de Deus, deveremos ter uma mais elevada apreciação daquele amor, e seremos mais prontamente inclinados a ceder a tal bondade altruísta. E. J. Waggoner (11 de agosto de 189, SITI, pág. 444, §11º)

Não há maior alegria nesta vida do que a encontrada no trabalho de esforço para salvar almas. Nós não fazemos isso porque temos que fazê-lo, mas por que essas queridas pessoas são mui preciosas para Jesus. Ele anseia que cada um seja salvo. Se os nossos esforços para salvar a muitos, resultarem em salvar somente alguns poucos, será muito melhor do que não fazer nada.

"Nós O amamos, porque Ele nos amou primeiro" (1ª João 4: 19).
Esta é a tradução literal, em vez de, "Nós amamos, porque Ele nos amou primeiro." Embora isto seja verdade, não é toda a verdade, como consta no texto. O amor de Deus nos faz amar, não a Ele só, mas a todos os homens. Não fosse pelo amor de Deus, não haveria amor de qualquer tipo no mundo (E. J. Waggoner, na revista adventista Present Truth, edição inglesa, de 5 de dezembro de 1895, PTUK 769,2)

O Evangelho não começa com eu, mas com Cristo. Antes que eu amasse, Ele amou. Antes do início dos tempos, cada indivíduo, já nascido neste planeta, teve um lugar especial no coração de Deus.

"Quando você e eu vamos ao âmago da reforma de saúde, que é o coração de Deus, veremos que a abnegação não é mencionada, pois a felicidade da vida, a alegria da vida, a alegria de comer, a alegria de respirar, a alegria do exercício, será tão grande que o que nós pensávamos ser auto-negação, em deixar esta ou aquela coisa ruim, é totalmente perdida de vista na alegria de toda a riqueza que nós recebemos ao nós recebermos a vida. Então a vida será digna de ser vivida. Deus quer um povo preparado por esta mensagem, cuja alegria será completa, e não aqueles (que a pregarão) com espírito fúnebre de luto e tristeza. "(E. J. Waggoner, no GCB, Boletim da Conferência Geral de 1901, edição de 14 de abril de 1901, pág. 223, §5º)

Louvado seja Deus pelo privilégio e pesada responsabilidade de compartilhar Cristo com o nosso doente e moribundo mundo. Jesus está vindo em breve! Ao buscarmos levantá-Lo, o nosso próprio frio coração egoísta será feito sensível ao Seu amor.

Patti Guthrie

Patti Guthrie é uma adventista de berço. É esposa, mãe e professora dos próprios filhos. Ela é dedicada estudante da Bíblia, escritora e musicista. Faz parte do comitê de música para leigos adventistas. A família de Guthrie aparece no canal adventista de televisão Three Angels Broadcasting Network [Canal de Televisão Três Anjos] com música tanto vocal quanto instrumental. O marido do Patti, Todd Guthrie, é médico e membro da Mesa administrativa do Comitê de Estudo de Mensagem de 1888. Ele também é ancião na sua igreja adventista local, e constantemente está envolvido em organizar e executar programas musicais para acontecimentos importantes da Igreja Adventista nos EUA e em outros países.

Nota do tradutor:

1) A comiseração de Cristo pela humanidade foi assim registrada nos evangelhos: "Ele foi possuído de íntima compaixão" (Mat. 14:14); ou, “teve grande compaixão” (9:36); ou, “tenho compaixão da multidão” (15:32); ou, “movido de grande compaixão” (Marcos 1:41), etc.

__________________________