sexta-feira, 2 de abril de 2010

Introdução ao Tema “SAÚDE E CURA”

Que bênção é estudar o dom da saúde. A reforma da saúde é o "braço direito" da mensagem do terceiro anjo. “Vários me escreveram indagando se a mensagem da justificação pela fé é a mensagem do terceiro anjo, e tenho respondido: ‘É a mensagem do terceiro anjo em verdade’” (Review and Herald, de 1º de abril de 1890, Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 372, 4º §; Evangelismo, pág. 190, 7º §).

A mensagem do terceiro anjo é a purificação do santuário, que corresponde à limpeza da vida do povo de Deus. O povo de Deus deve afligir as suas almas, Lev. 23: 27, 29 e 32, isto é, deve confessar e abandonar os seus pecados. A purificação do santuário destina-se a preparar um povo para a trasladação na segunda vinda de Jesus. O evangelho, ao longo das eras, foi eficaz para levar os fieis a testemunhar e a morrer por Cristo, e se você e eu viermos a ter este destino, estejamos prontos para ele. Mas a última geração é chamada para um maior e mais nobre destino — testemunhar e viver para ser trasladado vivo com Ele nas nuvens do céu. Quanto a estes Deus dirá: “Aqui está a paciência do santos ; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus” (Apoc. 14: 12). Este é um retrato de Seu Filho que Deus quer dar ao universo, antes do encerramento da porta da graça. “Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus” (Rom. 8:19).

“Os últimos raios da luz misericordiosa, a última mensagem de graça a ser dada ao mundo, é uma revelação do caráter do amor divino. Os filhos de Deus devem manifestar Sua glória. Revelarão em sua vida e caráter o que a graça de Deus por eles tem feito” (EGW. Parábolas de Jesus, págs. 415 e 416)

Milhares se converterão. Para isto a total submissão da mente e do corpo é-nos apresentada em Isaias 58:5. A reforma de saúde é uma parte essencial do "jejum" que Deus designou para o Seu povo em nosso Dia da Expiação. Inerente à reforma da saúde está o princípio da auto-negação — o princípio da cruz. Assim, “afligir-se” significa também humilhar-se, submeter-se, negar-se.

“A reforma de saúde é um ramo da grande obra que deverá preparar um povo para a vinda do Senhor. É tão intimamente conectada com a mensagem do terceiro anjo como a mão é ligada ao corpo” (E.G.White, Princípios Higienísticos da Bíblia, pág. 9, publicado em 1890)

A mensagem de 1888 é uma mui profunda apreciação do amor de Deus.

A reforma de saúde fornece a motivação para a mensagem do terceiro anjo, da qual a reforma da saúde é uma parte. Não há limite para a quantidade de "boas obras" na reforma da saúde quando a fé é motivada por Ágape.

Aqui está a razão para a reforma de saúde e mudanças no estilo de vida. Deus ao criar o ser humano sujeitou a mente e o corpo um ao outro, pelo que são intimamente relacionados um ao outro. O que colocamos em nosso corpo afeta a nossa mente. “Hábitos errôneos no comer e no beber, levam a erros de pensamento e de ação” (EGW, Conselhos Sobre o Regime Alimentar, pág. 62). “Muito íntima é a relação que existe entre a mente e o corpo. Quando um é afetado, o outro se ressente. O estado da mente atua muito mais na saúde do que muitos julgam. (EGW. A Ciência do Bom Viver, pág. 241). A interrupção do contato da nossa mente com Deus, é o motivo único para a reforma de saúde e mudanças no estilo de vida.

“Quando conduzida de maneira adequada, a obra de saúde é uma cunha penetrante, que abre caminho para que outras verdades cheguem ao coração. Quando a mensagem do terceiro anjo for recebida em sua plenitude, a reforma de saúde terá o seu lugar nos concílios dos campos, no trabalho da igreja, no lar, à mesa e em todos os preparativos domésticos. Então o braço direito servirá ao corpo e o protegerá. Mas conquanto a obra de saúde tenha o seu lugar na proclamação da mensagem do terceiro anjo, seus advogados não devem, de maneira nenhuma, procurar que ela tome o lugar da mensagem” (Conselhos Sobre o Regime Alimentar, pág. 73, 1º§; Conselhos Sobre Saúde, pág. 434, 4º§; Testemunhos para a Igreja, vol. 6, pág. 327, 2º§, e O Colportor Evangelista, pág. 132, 1º §).

“O braço não pode tomar o lugar do corpo. A proclamação da mensagem do terceiro anjo, os mandamentos de Deus e o testemunho de Jesus, eis o fardo de nossa obra. ... A apresentação dos princípios de saúde deve estar unida a esta mensagem, mas não deve, de maneira nenhuma, ficar independente dela, ou tomar, de alguma forma, o seu lugar” (Conselhos Sobre o Regime Alimentar, pág. 75, 1º§)

A graça de Cristo habitando em um coração contrito trará consigo TEMPERANÇA. Promessas não realizam reforma de saúde. Deus opera a partir do coração, e a reforma será vista no interior e no exterior do homem.

“Nenhuma mera restrição de dieta curará o apetite doentio. ... As circunstâncias não podem operar reformas. O cristianismo pressupõe uma reforma do coração. O que Cristo opera no interior, será manifesto no exterior sob os ditames de um intelecto convertido. O plano de iniciar pelo exterior e procurar operar interiormente, tem sempre falhado e falhará sempre. O plano de Deus para vós é começar na própria sede de todas as dificuldades — o coração — e então do coração hão de jorrar os princípios da justiça; a reforma será tanto externa como interna” (E.G.White, Conselhos Sobre o Regime Alimentar, pág. 35).

A cura do coração, a cura espiritual, tem, assim, que preceder a do corpo. A lei do amor leva à devoção do corpo, mente e alma ao serviço de Deus e do semelhante.

Com a queda “Enfraqueceu-se a capacidade física do homem e sua capacidade mental diminuiu; ofuscou-se-lhe a visão espiritual. ... Restaurar no homem a imagem de seu Autor, levá-lo de novo à perfeição em que fora criado, promover o desenvolvimento do corpo, espírito e alma para que se pudesse realizar o propósito divino da sua criação — tal deveria ser a obra da redenção. Este é o grande objetivo da educação, o grande objetivo da vida” (E.G.White, Educação, págs. 15 e 16).

“O amor que Cristo difunde através do ser todo é um poder revitalizador. ... Livra a alma da culpa, sofrimento, ansiedade e cuidado que consomem as forças vitais. ... As palavras do Salvador, “vinde a Mim ... e Eu vos aliviarei” (Mat. 11: 28) são uma receita para a cura das doenças físicas, mentais e espirituais” (E.G.W., A Ciência do Bom Viver, pág. 115.

Ao pé da cruz podemos divisar que nosso egoísmo, que se manifesta em desejos, ganâncias, e todo tipo de pecado, foi o que crucificou a Jesus. Ali veremos a Cristo a Quem traspassamos, João 19:37.

A justificação pela fé da mensagem de 1888 é “Justificação pela contemplação”:

“Quando CONTEMPLAMOS a Cristo no Getsêmani, suando grandes gotas de sangue, e na cruz, agonizando — quando vemos isto, não mais o próprio eu clama por atenções. Olhando a Jesus, envergonhamo-nos de nossa frieza, nossa letargia, nosso espírito interesseiro” (EGW., O Desejado de Todas as Nações, pág. 439). Nossos corações se quebrarão como Maria quebrou o vaso de alabastro em reconhecimento de que nada é tão caro que não possamos depor aos Seus pés.

— João Soares da Silveira

_____________________________