quinta-feira, 15 de abril de 2010

Lição 3 — Celebrando a Aptidão Física e Espiritual, por Craig Barnes

"E, entrando Jesus em Cafarnaum, chegou junto dele um centurião, rogando-Lhe, e dizendo: 'Senhor, o meu criado jaz em casa, paralítico, e violentamente atormentado. E Jesus disse-lhe: ‘Eu ire, e lhe darei saúde.’ E o centurião, respondendo, disse: 'Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra e o meu criado há de sarar. Pois também eu sou homem sob autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu criado: Faze isto, e ele o faz.’ E maravilhou-Se Jesus, ouvindo isto, e disse aos que O seguiam, Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé. Mas Eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque e Jacó, no reino dos céus. E os filhos do Reino serão lançados nas trevas exteriores: ali haverá pranto e ranger de dentes. E disse Jesus ao centurião: ‘Vai, e como creste te seja feito.’ E naquela mesma hora o seu criado sarou’ (Mat. 8:5-13, ênfase acrescida).

O que é especial sobre esta história? Por que Jesus disse que Ele não tinha encontrado tanta fé, mesmo em Israel, nem mesmo entre aqueles que professavam ser o povo de Deus e deviam ter tal fé? Afinal, o homem era um romano, um gentio, e um soldado, um líder de homens guerreiros, um poderoso homem de guerra. Por que Jesus disse que ele tinha ?

Através de todas as eras, desde a primeira transgressão de Adão, o homem tem tentado fazer-se melhor. Começou com o próprio Adão, quando ele e Eva tentaram se cobrir com folhas e corriam pelo jardim brincando de "esconde-esconde" com Deus. Nós continuamos a brincar com Ele, às vezes, não é verdade? Não desejamos nós, de alguma forma, nos aproximarmos (*dEle) o suficiente para nos sentirmos bem, mas não tão perto que Ele realmente possa nos tocar? Nós O entesamos (*fingindo agradá-Lo) comprando seus livros, colocando sua foto na parede, exibindo a cruz, embora, calmamente, O neguemos, buscando o nosso próprio jeitinho para sair de uma crise, e pensando apenas em nosso próprio prazer. Nós nos desculpamos, dizendo: "Ah, isso é só uma coisinha de nada", ou "na próxima vez eu vou agir melhor", mas, na realidade, isto é uma flagrante negação da habilidade de Deus para dar sentido às nossas vidas, e para ordená-las para o bem. Precisamos entender esta história do centurião.

O centurião compreendeu o poder da palavra de autoridade. Ele disse: "Fale uma palavra somente, e o meu servo será curado. Porque eu [também] sou um homem sujeito à autoridade, tendo soldados subordinados a mim, e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem , e ele vem; e ao meu servo: Faze isto, e ele o faz." O poder da fé deste homem era que ele acreditava que Cristo era o Deus vivo, que Ele tinha o poder de Deus em Sua Palavra, e que ele estava disposto a depender daquela palavra para fazer o que ela dissesse. E qual foi o resultado? É dito no versículo 13, "o servo ficou curado naquela mesma hora.”

Ele disse: dize somente uma palavra e o meu criado há de sarar.”

Fé é crer que a só a palavra de Deus pode executar o que diz.

Mateus 28:18 diz: "E, chegando-Se Jesus, falou-lhes, dizendo: ‘É-Me dado todo o poder no céu e na terra.’” Cremos nós, realmente, que Deus pode fazer o que Ele diz? Tomamos nós Sua Palavra, pura e simples, quando a lemos, e cremos que Ele tem todo poder? A propósito, se Deus tem todo o poder, quanto poder sobra para Satanás?

Fé também é esperar que só a palavra de Deus possa fazer o que diz.

OK, então cremos que Deus é inteligente e poderoso. Ele sabe o que está fazendo e tem o poder e a autoridade para fazê-lo. Mas, irá Ele fazê-lo? Sabe Ele que estamos aqui? Será que Ele Se importa (*conosco)? Onde está Deus quando precisamos dEle? Esperamos nós que Deus realmente Se preocupe com este planeta o suficiente para realmente fazer algo por nós?

OK, so we believe that God is smart and powerful. He knows what He is doing and has the power and authority to do it. But, will He do it? Does He know we are here? Does He care? Where is God when we need Him? Do we really expect that God cares about this planet enough to actually do something for us?

E, finalmente, fé é depender —só — da palavra de Deus para fazer o que ela diz.


Bem, OK, talvez Deus Se preocupe com este planeta. Talvez Ele faça coisas o tempo todo para algumas pessoas, mas o que sabe Ele sobre mim? Sabe Ele onde eu estou? Fará Ele coisas na minha vida? Sim, amigo, Ele já está fazendo coisas para você. Basta olhar ao seu redor. O fato de que você está aqui estudando Sua palavra é uma indicação de que Deus está trabalhando em sua vida. O ar que respiramos e os alimentos que comemos são todos comprados com Seu sangue. Ouça os pássaros cantarem louvores a Deus. Ele irá mostrar-lhe outras coisas, também. Veja! O Cordeiro de Deus Se preocupa com você! Uma vez que creiamos isto em nossos corações, uma vez que recebamos uma apreciação sincera da salvação que Deus já derramou sobre nós e apreciemos que o preço pago por nós na cruz foi o valor da sua própria vida eterna, vamos parar de depender de nossos próprios recursos para resolver o nosso dilema.

O que precisamos é aprender a depender de Sua Palavra somente para fazer o que Ele diz. Necessitamos abandonar a nosso próprio modo (*de agir) e permitir que Cristo tenha total controle, crendo que Ele está trabalhando, que tudo vem dEle, e que Ele providenciou um meio de escape, se nós formos suficientemente simples para deixá-Lo trabalhar ao Seu próprio modo — por Sua palavra somente. Como o centurião, precisamos lançar-nos sobre a todo-poderosa palavra de Deus, crendo que não há modo humano de escape, e deixar que Ele tenha total controle de nossas vidas, nossos pensamentos, nossos desejos. Está tudo na palavra de Deus. Nós não temos força alguma.

O centurião fez isso. Ele creu que só a palavra de Deus poderia fazer o que afirmava. Ele esperou que apenas a palavra de Deus pudesse fazer o que dizia. E, finalmente, ele dependeu unicamente da palavra de Deus para fazer o que ela disse, e ele sabia que o próprio Jesus era a Palavra de Deus. E por crer nisso, o centurião estava expressando apreço pelo poder da palavra de Deus. As respostas não estão em nenhum outro lugar.

À medida que aprendermos a exercitar fé na habilidade de Deus para nos curar fisicamente, precisamos lembrar que toda esta cura física é para nos lembrarmos de que Deus está sempre pronto para curar-nos espiritualmente. Assim como Deus nos convida a colaborar com Ele na Sua cura do nosso corpo físico, através de exercícios adequados (e também de dieta saudável, abstinência, repouso suficiente, ar puro, água pura, e sol), Ele quer que nós cooperemos com Ele em nossa cura espiritual por crer que estamos “mortos para o pecado e vivos em Cristo” e com Cristo, porque Ele habita em nós através do poder do Espírito Santo (Rom. 6:11). A fé é a substância daquela cura espiritual prometida (Hebreus 11:1). Isso significa que quando dizemos "sim" à vontade de Deus para nos dar a experiência da Sua justiça, nós cremos que é um fato consumado. Agora, levante-se de seus joelhos e siga com confiança e “faça o que o Senhor coloca em tuas mãos, pois Deus é contigo” (1ª Sam. 10:6 e 7). Este é o exercício da fé, para que nossa fé possa crescer.

"Oh!, compreender como exercer fé: esta é a ciência do evangelho! E a ciência do evangelho é a ciência das ciências. Quem não estressaria cada nervo para compreendê-la? " (A. T. Jones, Review and Herald, 24 de janeiro de 1899; Grifo acrescido).

Craig Barnes

O irmão Craig Barnes tem ministrado séries de palestras sobre Justiça pela Fé em igrejas adventistas, em Nashville, estado de Tennessee, EUA. Ele é capelão e co-regente, juntamente com sua esposa, Joyce Barnes, do LAR REFÚGIO PRIMAVERIL, na sua cidade. Este lar é para pessoas com disfunções mentais, mas o irmão Barnes tem pregado o evangelho a eles, e se regozija na simplicidade das verdades do evangelho que torna possível aos internos, assim como às crianças, captarem as boas novas.