quinta-feira, 8 de abril de 2010

Como Programar a Mente, lição de 6/4/10

A lição de terça-feira, 6/4/10, na pergunta 5, nos indaga,

“Como podemos programar nossa mente de forma que estejamos mais preparados para tomar as decisões certas?” E nos dá como fonte Salmo 119:11, “Escondi a Tua Palavra no meu coração, para eu não pecar contra Ti”. E a nota da lição, acertadamente nos diz que “Somos livres para escolher, em favor de Deus ou decidir contra Ele.”

O fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal “nada tinha propriamente de venenoso, e o pecado não consistiu meramente em ceder ao apetite. Foi a desconfiança da bondade de Deus, descrença em Sua Palavra, e a rejeição de Sua autoridade que tornaram nossos primeiros pais transgressores. ... Adão e Eva tinham escolhido a ciência do mal” (EGW, Educação, pág. 25). Decidir contra a Palavra de Deus é que é a verdadeira essência do pecado. Para exercer corretamente o LIVRE-ARBÍTRIO que Deus nos deu, devemos programar nossas mentes com a Sua Palavra. Devemos memorizar as Suas preciosas palavras, e responder às tentações de Satanás com um “ASSIM DIZ O SENHOR!”. Cristo para cada tentação tinha esta resposta, “ESTÁ ESCRITO”, citando um texto extraído das Escrituras. Ele permitia ser dirigido pela Palavra do Pai. “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tiago 4:7); Sabia que Suas Palavras eram, em verdade, promessas que Lhe capacitavam a fazer a correta escolha. “Todas as Suas ordens são promessas habilitadoras." Parábolas de Jesus, pág. 333. É isto que nos torna novas criaturas, e então podemos dizer”: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (II Cor. 5:17).

Paulo, em Fil. 2:5 nos dá a solução para programarmos a nossa mente: “De sorte que haja em vós a mesma mente que houve em Cristo Jesus.” Mas você não tem que se preocupara em realizar esta obra, é Deus que quer fazê-la em sua vida. Na verdade o texto original traz tal idéia, ao dizer, literalmente: “Deixe que a mente que esteve em Cristo Jesus esteja também em você” (Fil. 2:5, KJV). Note o verbo “deixar,” empregado aqui na KJV. É Deus que quer inserir em nos a mente de Seu Filho. A salvação de nossas almas é uma recriação de nossas mentes a partir da capacitação de Sua Palavra. É Ele quem introduz Sua palavra em nós, e nos diz: “Deixe o teu coração reter as Minhas Palavras” (Prov. 4:4, também da KJV).

“Ao receber a Palavra, recebemos a Cristo. ... À medida que recebeis a Palavra com fé, ela vos comunica poder para obedecer. À medida que deres atenção à luz que tendes, maior luz vos advirá. Estais edificando sobre a Palavra de Deus, e vosso caráter será formado à semelhança do caráter de Cristo” (O Maior Discurso de Cristo, págs. 149 e 150). “Sede transformados pela renovação de vossa mente” (Rom. 12:2, KJV). Assim há um poder imensurável para nós se usarmos os textos bíblicos aplicáveis a cada tentação, quando assediados por elas..

“Vitória na tentação vem àqueles que efetivamente empregam ‘a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus’ (Efésios 6: 17). A juventude de hoje deve empregar as mesmas armas espirituais. A mente deve constantemente alimentar-se da Palavra, doutro modo as defesas da alma serão arruinadas, Satanás ganhará vantagem. Negligência em estudar e meditar na Palavra, mesmo por um dia, resulta em séria perda” (Comentário Bíblico, no volume 3 da série SDABC, pág. 897).

“Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a Tua palavra” (Sal. 119:9). Porque “Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra, e luz para o meu caminho” (verso105).

Assim, 'Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade' (2ª Timóteo 2.15) isto é: que a cita na hora da tentação! A fim de não 'se envergonhar', por ter cometido um pecado, o cristão faz bom uso da 'espada do Espírito, que é a Palavra de Deus' (Ef. 6.17).

Lembre-se sempre. É Deus que quer realizar isto em sua vida, “para sermos ajudados em tempo oportuno” (Heb. 4:16).

"A lei de Deus está no coração de Cristo (Salmo 40:8), de modo que, a fé que traz Cristo ao coração, firma a lei ali. E desde que a lei de Deus é o fundamento de seu trono, a fé que traz a lei ao coração, entroniza Deus lá. E é assim que Deus opera nos homens ‘tanto o querer como o efetuar, segundo a Sua boa vontade’" (E. J. Waggoner, Signs of the Times, 6 de fevereiro de 1896), Ele “é poderoso para vos guardar de topeçar, e apresentar-vos diante de Sua glória sem mácula” (Judas 24);

“Calçados os pés na preparação do evangelho da paz” (Efésios 6:15). “Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que NÃO façais o que, porventura, seja do vosso querer” (Gal 5: 17). Qual é o nosso querer? Nossa carne deseja fazer o que é errado, mas graças a Deus que o Espírito luta contra a carne, e a carne contra o Espírito. Agora, qual é o mais forte? O Espírito ou a carne? Sem dúvida que o Espírito é mais forme, e, portanto, seremos vitoriosos, se não nos opusermos à Sua luta dentro de nós, em nosso favor. Paulo diz: “para que NÃO façais o que quereis” (ú.p. do vs. 17).

Deixe pois que o Espírito faça a escolha correta por você.

Aguarde amanha, sexta-feira, 2 artigos sobre a lição dois.

—João Soares da Silveira.