quinta-feira, 15 de abril de 2010

Lição 3 — Aptidão Física e Espiritual, por Lisa Puffer.

"As coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o Seu eterno poder, como a Sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis" (Romanos 1:20).

A palavra inspirada repetidamente compara fé com os músculos (ver de EGW, Heavenly Places, Nos Lugares Celestiais, pág. 104). O uso adequado de cada um deles (*fé e obras) tem um impacto importante sobre esta vida e a vida futura. "Mais pessoas morrem por falta de exercício do que por meio de fadiga; muitos mais se enferrujam do que se desgastam" (Ellen White, Conselhos de Saúde, página 173)

Eu descobri que isto era verdade na minha própria experiência. Quase toda vez que eu me sinto cansada, está ligada à falta de exercício. A mente nublada, o estômago fraco, as pálpebras caídas durante o dia, a sensação de estar sobrecarregada pelas coisas que precisam ser feitas — todas estão diretamente ligadas, no meu caso, à falta de exercício vigoroso.

As duas vezes em minha vida quando eu senti e desempenhei melhor (*as atividades) foram quando exercício vigoroso foi necessário para realizar as tarefas que foram atribuídas a mim.

O exercício não só é benéfico para o corpo físico, como também afeta nossa vida espiritual. Quando o sistema circulatório fica lento por falta de exercício ou nutrição apropriada, esta condição diretamente impacta diretamente na mente. "Porque a vida da carne está no sangue" (Lv 17:11). Quando a falta de exercício deixa meu sangue se movendo lentamente, minha mente também irá trabalhar vagarosamente. Eu não estarei apta para discernir as astutas ciladas do diabo, que visa, nestes últimos dias, enganar os próprios eleitos!

A boa circulação melhora a função do cérebro onde a batalha entre o bem e o mal acontece. Nossos corpos são destinados a ser a morada do Altíssimo, e assim como fazemos grande esforço para certificar-se de que a igreja está perfeitamente limpa, pronta para o sábado, não devemos negligenciar o templo físico no qual Cristo deseja habitar.

Em toda a natureza encontramos lições objetivas (*parábolas) da bondade de Deus. Ele revelou na simplicidade da natureza a beleza do evangelho. No exercício, vemos uma demonstração prática da justiça pela fé.

Músculos e fé são dons especiais das mãos do nosso Criador. O poder de escolha — o poder de usar esses dons proveitosamente — é também um dom de Deus. "Cada ser humano, criado à imagem de Deus, é dotado de certa faculdade própria do Criador —a individualidade — a faculdade de pensar e agir" (Ellen White, Educação, pág. 17).

A fé é, simplesmente, confiar que a palavra de Deus tem o poder de realizar aquilo que ela estabelece para ser feito. Quando nós ajustamos a nossa vontade para cooperar com a Sua palavra, boas obras são o resultado. A história do paralítico (ver o capítulo 27, em O Desejado de Todas as Nações) é um exemplo perfeito de exercício espiritual e físico. Aqui está um homem que não tinha sido capaz de usar seus membros por muitos anos. Seu caso parece sem esperança. Deus atrai este homem para Si mesmo enviando alguém para lhe dizer que Jesus é capaz de curar. Alguns amigos levam-no ao Salvador. Eles removem as telhas do telhado — fazendo tudo o que Deus colocara em seu poder para eliminar o que os impedia de ver a Cristo. Então, quando o doente está na presença de seu Redentor, ele ouve as palavras que desejava: "Filho, perdoados estão os teus pecados." (Marc. 2:5). Imediatamente o homem abraça essas palavras como um fato. Sua fé agarra as palavras de Cristo e, ao mesmo tempo, ele sente a paz de Deus encher a sua alma.

Os fariseus não podiam ver a simplicidade do que tinha acabado de acontecer, assim Cristo ligou a realidade espiritual, à física, ilustrando o que tinha acabado do acontecer no coração daquele homem. Jesus disse ao paralítico: “Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa" (Marcos 2:10, 11). "O que?, tomar a cama com os braços paralisados? Levantar-se com os seus pés entrevados? O que ele fez? Ora, ele apenas fez como lhe foi ordenado. Ele fez o que o Senhor lhe disse. O poder da vontade foi acionado para mover suas pernas e braços paralisados, e eles responderam, quando não tinha obedecido por um longo tempo "(Ellen White, Fé e Obras, página 68). Sua escolha para obedecer — para levantar-se — foi um ato de fé. Nervos e músculos foram colocados em ação, e a fé daquele homem aumentou.

Como podemos exercer a fé? Tomando a Deus pela Sua Palavra e viver nossas vidas de acordo com o que ele disse que irá fazer em nós. Devemos descansar-nos em Seu poder, por escolher obedecer-Lhe, reconhecendo que é Deus quem efetua em nós "tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade" (Filipenses 2:13).

"Deus fez o homem livre, e, por conseguinte, todo homem é absolutamente livre para aceitar esta salvação ou para rejeitá-la, como escolher. Deus não quer e não aceitará qualquer serviço de má vontade. E por isso é que "pela graça sois salvos, mediante a fé." A fé é para exercitarmos. Por isso, está escrito: "Escolhei hoje a quem sirvais". "Quem quiser, tome da água da vida" (AT Jones, Adventist Review eo Sabbath Herald, 24 de abril de 1894).

"Não podeis ter um pensamento sem Cristo. Não podeis ter uma inclinação para vir a Ele, se Ele não puser em movimento influencias e imprimir o Seu Espírito sobre a mente humana. E se há um homem na face da terra que tenha alguma inclinação para Deus, é por causa das muitas influências que estão a trabalhar sobre sua mente e coração. Essas influências exigem fidelidade a Deus e uma apreciação da grande obra que Deus fez por ele. Então não vamos dizer nunca que podemos nos arrepender, e então Cristo perdoará. Certamente que não. É o favor de Deus que perdoa. É a graça de Deus que nos conduz pelo seu poder, ao arrependimento. Portanto, é tudo de Jesus Cristo, tudo dEle, e você só tem que dar glória de Deus. Por que você não responde ... "(Ellen White, Fé e Obras, pág. 73, 3º§).

Lisa Puffer


A irmã Lisa Puffer é uma estudante na escola Uchee Pines Instituto (Instituto de Saúde Natural Uchee Pines) da cidade de Seale, estado de Alabama, EUA. Ela está cursando medicina preventiva e trabalhando como uma conselheira em estilo de vida. Lisa é musicista, tocando piano, harpa, sinos de mão e é, também, cantora. Seu único objetivo na vida é servir e honrar a Deus.