sexta-feira, 23 de abril de 2010

Lição 4: A Água da Vida, por Daniel Peters

O Espírito de Deus é a água da vida, e a água da vida é a justiça de Deus. Por conseguinte, o recebimento do Espírito é o beber da justiça de Deus pela fé em Jesus. Este beber da justificação pela fé torna o pecador um homem justo - um observador da lei de Deus.

A mulher samaritana no poço foi capaz de compreender as palavras de Deus: "Jesus respondeu, e disse-lhe: "Qualquer que beber desta água [deste poço] tornará a ter sede; mas aquele que beber da água que Eu lhe der nunca terá sede, porque a água que Eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna" (João 4:13, 14). Ela foi capaz de compreender (*isto), porque ela estava ativamente à procura do Cristo que haveria de vir! (João 4 : 29).

"E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-Se em pé, e clamou, dizendo: ‘Se alguém tem sede, venha a Mim e beba. Quem crê em Mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre’" (João 7:37, 38).

Aqui temos a promessa de água viva, a mesma que Ele prometeu à mulher de Samaria. Esta água deve estar no intimo de quem a recebe, e nós sabemos que esta água da vida é o Espírito de Deus.

Agora, vamos "ligar os pontos": “Se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o Espírito vive por causa da justiça. E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou Jesus habita em vós, Aquele que dentre os mortos ressuscitou Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo Seu Espírito que em vós habita" (Rm. 8:10, 11). Mais uma vez: "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é, as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" (2 Cor. 5:17).

"Porque bem sabemos que a lei é espiritual" (Rom. 7:14). Ou seja, a lei é da natureza do Espírito de Deus. Isto é ainda demonstrado pelo fato de que as coisas que estão em harmonia com a lei de Deus são o fruto do Espírito (cf. Gal. 5:22, 23). Assim, a recepção do Espírito de Deus torna o pecador outra pessoa, com uma natureza diferente. Faz com que ele viva uma vida diferente. O Espírito é o Espírito de Deus e sua justiça é a justiça de Deus, que se expressa nos Dez Mandamentos. O Espírito ministra esta justiça para o homem, e vive nele. Seu caráter é, então, o caráter de Deus, porque ele é um com Deus, ele foi feito uma nova criatura, criado em Cristo Jesus para boas obras. Ele tem "revestido o novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade" (Ef. 4:24).1

Paulo escreve: "Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê". "Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: 'Mas o justo viverá pela fé’" (Rom. 1:16, 17). (Este teria sido um excelente lugar para Paulo nos instruir que "temos também que fazer algo", mas sob a influência do Espírito, ele não diz isto, porque não é verdade.)

João, o revelador, diz, claramente, que os santos que perseverarem até o fim e são salvos por este evangelho têm vivido pela fé em Jesus e assim têm guardado os mandamentos de Deus (Apocalipse 14:12). (João não menciona itens adicionais que devemos fazer, porque toda a Escritura é dada por inspiração de Deus.)


Três lembretes sobre a fé antes de concluirmos: 1º) Deus prometeu a Abraão um filho, e ele creu no que Deus disse. Este seu crer foi o recebimento do Espírito Santo, pois resultou em ele ser considerado justo (Gen. 15:1-15); 2º) "Olhando para Jesus, autor e consumador da fé" (Heb. 12:2). É Sua fé, (*a fé de Cristo) do começo ao fim, e, 3º) "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu" (Gal. 2:20). Homens mortos não têm fé própria, deve ser a fé de outro.

A Água Viva da Chuva Serôdia começou e foi rejeitada na Conferência Geral de 1888! Esta Água Viva, o Espírito Santo de Deus, que traz a justiça de Cristo através da exaltação da Cruz - foi rejeitada pelos irmãos líderes (*de então).

"A indisposição de ceder a opiniões preconcebidas e de aceitar essa verdade, estava à base de grande parte da oposição manifestada em Mineápolis contra a mensagem do Senhor através irmãos Waggoner e Jones. Promovendo aquela oposição, Satanás teve êxito em afastar do povo, em grande medida, o poder especial do Espírito Santo que Deus anelava comunicar-lhes. ... Sofreu resistência a luz que deve iluminar toda a terra com Sua glória, e pela ação de nossos próprios irmãos tem sido, em grande medida, conservada afastada do mundo" (Mensagens Escolhidas, vol. 1, págs. 234 e 235; Este texto está também em Materiais de Ellen G. White Sobre 1888, vol 4, pág. 1575). Até agora, (*a liderança) ainda não se arrependeu desta rejeição..

Deus deu aos israelitas água da rocha antes de pronunciar os Dez Mandamentos do Monte Sinai. Curiosamente, a água estava fluindo a partir da base do Monte Sinai, ao mesmo tempo trovão e relâmpago estava acontecendo no topo. Paulo nos instrui, "beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da Pedra espiritual que os seguia, e a Pedra era Cristo" (1ª Cor. 10: 4).

Beber desta água viva pela fé é como a justiça de Cristo é recebida — não da lei no topo da montanha, mas a partir da água em sua base. Anos mais tarde, Jesus sentou-Se no topo de outra montanha, e disse: "Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos" (Mt 5:6).

Sedento por esta água viva reconhece o Criador como sua origem. Beber desta água viva nos traz a justiça de Cristo e se torna "uma fonte de água que jorra para a vida eterna" (*João 4:14).

Daniel Peters

Notas do autor:

1) Ellet J. Waggoner, “Cristo A Água da Vida,” publicado na revista adventista The Present Truth , A Verdade Presente, de 15 de dezembro de 1885. http://www.1888mpm.org/articles/christ-water-life

Para leitura adicional:

De E. J. Waggoner, O Concerto Eterno, caps. 26-30 (Estamos finalizando a tradução deste livro, mas você pode tê-lo, publicado em inglês, em: http://www.1888mpm.org).

Tradução e acréscimos, marcados com asteriscos, de João Soares da Silveira.

Nota do tradutor

O irmão Daniel Peters é um pastor adventista. Ele é um dos principais oradores no seminário, “É a Justiça Pela Fé, Relevante Hoje”, que será realizado entre 21 e 22 de maio de 2010 na Igreja Adventista do Sétimo Dia da cidade de Reno, estado de Nevada, localizada na 7125 Weest 4th Street .