sexta-feira, 9 de abril de 2010

Lição 2 — O Poder da Escolha, - por Craig Barnes

Os animais são bons. Às vezes, eles são mesmo divertidos para os termos por perto; e também podem ser um verdadeiro conforto para nós. No entanto, os animais fazem tudo por instinto. Eles fazem o que fazem, porque é isso que está em sua composição. Eles fazem o que fazem porque é isso que eles são. Eles não têm a capacidade de adorar, em vez disso, eles só fazem o que Deus os criou para fazer, ou o que nós, seres humanos os treinamos para fazer. Os animais são inteligentes o suficiente para ser capazes para as decisões mais básicas.

Deus poderia ter nos fez para sermos animais. Mas ao invés disso, Deus fez uma ordem de seres com capacidade para adorá-Lo. Além disso, era propósito de Deus repovoar o céu com esta nova ordem, presumivelmente, para substituir os anjos caídos (Comentário Bíblico, Vol. 1, página 1082, §4º). Deus deu ao ser humano o poder de fazer escolhas. Tendo implantado a capacidade de saber a diferença entre certo e errado, Deus olha para os seres humanos esperando que façam escolhas certas na vida. Estas escolhas são muitas e variadas. O que devo comer? O que devo usar? Quem devem ser os meus amigos ou minha esposa (ou devo ter eu um cônjuge)? Qual será a minha vida profissional? Para quem devo trabalhar? O que devo escolher para prazer? Que tipo de carro devo dirigir? Devo ir para a aula hoje? Estas nem sequer mencionam as escolhas entre as variadas opções dentro da política ou religião.

Muitas bênçãos espirituais nos foram dadas como presentes. Entre elas estão a salvação, a vida eterna, e justiça. Estes presentes foram todos dados a nós em título antes da fundação do mundo. Vejamos o que diz o apóstolo Paulo: "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; como também nos elegeu nEle antes da fundação do mundo, para que fossemos santos e irrepreensíveis diante dEle em amor” ( Efésios 1:3-4); "Pois somos feitura Sua, criados em Cristo Jesus para as obras boas, as quais Deus ordenou (preparou) para que andássemos nelas" ( Efésios 2:10).

Por favor, note que você já foi escolhido por Deus, que já lhe foram dadas as boas obras, e o seu destino é para a completa santidade e boas obras. Seu destino é ser adotado na família de Deus. "E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de Sua vontade" (Efésios 1:5).

Todas essas bênçãos espirituais foram dadas a nós por Deus em título, mas isso não significa necessariamente que estamos permitindo que funcionem em nossa experiência. Eles são nossos porque foram dadas a nós antes da fundação do mundo. (É por isso que ninguém foi deixado de fora, porque foram concedidos antes de termos a oportunidade de fazer escolhas.) Todas essas bênçãos espirituais nos aguardam ao virmos ao mundo. Eles são nosso direito inato de posse — uma herança. Através de uma série de más escolhas, o homem caiu no jardim, e fazendo isso desistiu de sua posse de primogenitura, bem como do domínio do planeta Terra. Felizmente, Cristo, imediatamente entrou em cena e o ganhou de volta, ratificando o seu dom e a vitória, indo para a cruz e, levando a nossa pena, a segunda morte — ali "sentiu a angústia que há de experimentar o pecador quando não mais a misericórdia interceder pela raça culpada" (Ellen White, O Desejado de Todas as Nações pág. 753)

A todos nós tem sido dadas todas as coisas, em título, por Deus. Deus tem pré-determinado que seremos adotados em Sua família. Mas nós podemos escolher não ser adotados como Seus filhos. Tendo dado a nós o poder de escolha, Deus impôs a Si mesmo a respeito às escolhas que fazemos. Ele providenciou abundantemente para toda a nossa completa restauração, mas Ele não força os Seus dons sobre nós.

Há muitas escolhas que fazemos durante nossas vidas, mas Deus as simplificou para nós. Todas elas se resumem a esta única escolha, na verdade: Deus, ou eu. Se nós reconhecemos isto ou não, a escolha do “eu” é uma auto decisão a ser dominada por Satanás. "Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas" (Mateus 6:33). Podemos optar por receber o reino de Cristo e, assim fazendo, vamos começar a receber em nossa experiência de todos os dons do Céu, incluindo a Sua justiça. Nós recebemos estes dons a cada momento como nós precisarmos deles em nossa caminhada diária com Deus.

Por outro lado, podemos escolher nosso próprio modo de vida (nosso caminho). Se fizermos isso, até mesmo nossas justiças serão “como trapos de imundícia” (Isaías 64:6). Nós não temos para receber a nossa própria maneira, porque nascemos com ela. Em cosequência da queda de Adão, nascemos com a natureza humana caída, pecaminosa, herdada de nosso pai Adão (*porque fomos criados nele).

Nossa carne não vai mudar até que Jesus venha e sejamos trasladados para (*recebermos) o corpo glorioso que Deus já o detém em garantia para nós. Mas antes de recebermos estes corpos gloriosos, precisamos de uma mudança de mente — e isto podemos optar por receber agora. "Deixe esta mente (ou atitude) (*ou sentimento) estar em você, que também esteve em Cristo Jesus" (Fil. 2:5, KJV). "Pelas quais Ele nos tem doado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção que, pela concupiscência, há no mundo" (2ª Pedro 1:4). Ao receber a mente de Cristo, somos capacitados para crer nas promessas de Deus. Ao aceitar a Cristo, nós recebemos em nossa experiência, as boas obras de Deus, que Ele já havia concedido em título.

Desde o nascimento estamos na posse de uma vida de provação (*um estágio), o poder da escolha e a presunção de inocência com que Cristo envolveu a humanidade quando Ele se tornou o Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo. É no momento da nossa decisão consciente de deixar Cristo, sentar-Se no trono de nossos corações que somos adotados por Deus em Sua família. Além disso, a mente de Cristo vai derrubar, bater e esmagar todos os desejos da pecaminosa carne humana caída, paralisando Satanás em suas tentativas de nos rebaixar a seu nível. Deus é capaz de realizar a Sua justiça, mesmo em nossa carne caída e pecaminosa, demonstrando assim que a graça é mais forte que o pecado.

Isto é o que significa participar da natureza divina:

"O universo inteiro é dado a nós em Cristo e, na plenitude do poder que está nele, é nosso para a vitória sobre o pecado. Deus conta cada alma de tanto valor como toda a criação. Cristo pela graça de Deus, provou a morte por todo homem, de modo que cada homem do mundo recebeu o "dom inefável" (Hebreus 2:9; 2ª Coríntios 9:15). "A graça de Deus, e o dom pela graça de Deus, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos ', mesmo a todos, “pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por a só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida" (Romanos 5:15, 18)..." (E. J. Waggoner, Present Truth, A Verdade Presente, Vol. 14, edição de 13 de janeiro de 1898,)

"Pelo fato de que Cristo é concedido a cada homem, cada pessoa recebe o todo dEle. O amor de Deus alcança o mundo inteiro, mas também distingue cada indivíduo ...

"Cristo é a luz do mundo, o Sol da Justiça. Mas a luz não é dividida entre uma multidão de pessoas. Se uma sala cheia de pessoas for iluminada, cada indivíduo recebe o benefício de toda a luz, tanto quanto se ele estivesse sozinho na sala. Assim, a vida de Cristo ilumina a todo homem que vem ao mundo, e em cada coração crente Cristo habita em toda a Sua plenitude "(E. J.Waggoner, The Glad Tidings, As Boas Novas, página 16).

Quando o indivíduo crê, o dom inefável já dado começa a ser visto na experiência do indivíduo.

"Toda esta libertação é 'de acordo com a vontade de nosso Deus e Pai". A vontade de Deus é a nossa santificação (1ª Tess. 4:3). “Ele quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade” (1ª Timóteo 2:4). E Ele “faz todas as coisas segundo o conselho da Sua própria vontade" (Efés..1: 11). "—O quê! Está você querendo ensinar salvação universal?” "—Queremos ensinar apenas o que a Palavra de Deus ensina, que ‘a graça de Deus apareceu, trazendo salvação a todos os homens” (Tito 2:11, RV). Deus operou a salvação de cada homem, e a deu a ele, mas a maioria a desprezou, e a jogou fora. O Julgamento revelará o fato de que a salvação, total e completa, foi dada a cada homem, e que os perdidos têm deliberadamente jogado fora sua posse de primogenitura ..." (E. J. Waggoner, The Glad Tidinghs, As Boas Novas, página, página 22)

Você gostaria de participar da natureza divina? Você pode, se é isso que você quer. A escolha é sua.

-Craig Barnes

O irmão Craig Barnes é capelão e co-regente, juntamente com sua esposa Joyce Barnes, do LAR REFÚGIO PRIMAVERIL, na SUA cidade. Este lar é para pessoas com disfunções mentais, mas o irmão Barnes tem pregado o evangelho a eles, e se regozija na simplicidade das verdades do evangelho que lhes torna possível, assim como às crianças, captarem as boas novas. Ele também tem ministrado séries de palestras sobre Justiça pela Fé em nossas igrejas, em Nashville, capital do estado de Tennessee, EUA

__________________________________