quinta-feira, 16 de junho de 2011

Lição 12, Mais Imagens de Vestes, por Lloyd Knecht

Para 11 a 18 de junho de 2011

A lição desta semana é uma visão em contrastes de vestes, revelando realidades espirituais infinitas. A Bíblia é abundante em simbolismo usando coisas comuns para expressar grandes verdades espirituais. Jesus toma pecadores comuns como nós, e nos transforma de rebeldes em Reis e Sacerdotes, "Herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo" (Rom. 8:17)

Conceitos bíblicos proclamados pela pena e voz por Ellen White, Jones, Waggoner, e W. W. Prescott, formam uma base para a compreensão de imagens (*metáforas) de vestuário.

Jesus, o Filho de Deus, tomou sobre Sua natureza sem pecado, nossa natureza pecaminosa e caída. Nesta natureza Ele viveu sem pecado, para Se qualificar como nosso Salvador, e para ser um exemplo para o crente. (Hebreus 1, 2, e 4:14-16).

Jesus deu "justificação de vida" (Rom. 5:18) para todos no mundo, dando-lhes a oportunidade de escolher a vida eterna. Seu Espírito implora com eles para aceitá-Lo até à morte deles ou até o fim da graça (Rom. 3:24, 25). Deus nos chama para proclamar esta mensagem de reconciliação em Cristo a cada pessoa no mundo (2ª Coríntios. 5:19-21).

Quando Jesus é recebido, pessoalmente, em gratidão de coração e amor, uma paz gloriosa é experimentada. O Espírito Santo começa a transformar o indivíduo à semelhança de Jesus. O crente recebe a imagem de Cristo através da contemplação dEle pelo estudo e meditação1. Ao chegamos a conhecer a Deus, a luz se propaga através do compartilhamento de nosso testemunho pessoal. Rom. 3:26; 5:1-10; Efé. 2:6-8;. 2ª Coríntios 3:17, 18).

Tomando o nosso fardo do pecado e da justiça própria, Ele opera em nós, se O permitirmos. Através dEle, podemos viver de modo a elevar Jesus e o Pai perante os outros; testemunhando a eles, como Ele o fez (Fil. 2:12, 13). Tanto quanto consintamos estar em Cristo, temos a garantia de vida eterna (Fil. 1:6; 1ª João 5:11, 12).

Deus chama cada pessoa na igreja e no mundo para uma experiência de profundo arrependimento, reavivamento e reforma. Então o Espírito Santo voltará no poder da chuva serôdia, trabalhando através de nós para apressar a vinda de Jesus (Rom. 2:4; 3:26, At. 2:1-4).

O amor de Cristo nos constrange a viver para Aquele que morreu por nós (2ª Coríntios. 5:14, 15). Teoria somente é insuficiente. "Nem todo o que Me diz 'Senhor, Senhor' entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de Meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: 'Senhor, Senhor, não profetizamos nós em Teu nome? e em Teu nome não expulsamos demônios? em teu nome não fizemos muitas Maravilhas?' E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de Mim, vós que praticais a iniquidade" (Mat. 7:21-23). A fé é uma palavra de ação.

"Quem Me tocou nas vestes?" (*Domingo). A união de Jesus com o seu Pai era tão íntima (so close = tão perto) que a divindade não podia ser escondida. Assim, a mulher com o fluxo de sangue "dizia: se tão somente tocar nas Suas vestes, sararei" (Marcos 5:28).

Hebreus 1 retrata Jesus como o divino Filho de Deus, um com Seu Pai. O capítulo 2, retrata Jesus como o Filho do homem, com a nossa natureza caída mortal. Ele realizou a nossa salvação através da total dependência de Seu Pai. Ele disse: "Eu não posso de Mim mesmo fazer coisa alguma" (João 5:30). Assim se dá conosco.

Ele “tirou as vestes” (João 13:4) (*segunda-feira) e colocou-as de lado. Ao lançar o seu manto ao lado, Ele revelou o esconderijo da Sua força. Os seguidores de Jesus reivindicarão o poder do Pai, como Cristo o fez. Ele colocou de lado suas prerrogativas divinas para que Ele pudesse experimentar o que nós experimentamos. Ele vivia com as nossas tentações, provações e rejeição, para que possamos experimentar a Sua vitória e alegria (Heb. 12:1, 2).

"Nem rasgará as suas vestes." (*terça-feira). “E Moisés disse a Arão, e a seus filhos Eleazar e Itamar: não descobrireis as vossas cabeças, nem rasgareis vossas vestes, para que não morrais, nem venha grande indignação sobre toda a congregação" (Lev. 10: 6; cf. Lev. 21:10).

Como representante da perfeição de Deus, o Sumo Sacerdote não podia rasgar as vestes sagradas, independentemente da causa. O eu deve ser negado para que Deus possa ser tudo em todos. "Pois quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado (auto-serviço), mas, quanto a viver, vive para Deus. Assim também vós considerai-vos certamente mortos para o pecado, mas vivos para Deus" (Rom. 6:10, 11).

Vestes de Zombaria. (*quarta-feira) Jesus podia suportar o que Ele suportou por nós porque Seu caráter era puro amor Ágape. "E os soldados (romanos) tecendo uma coroa de espinhos, lha puseram sobre a cabeça, e Lhe vestiram roupa de púrpura. E diziam: ‘Salve, Rei dos Judeus.’ E davam-Lhe bofetadas" (João 19:1-3). Sem discernimento espiritual, eles O viam apenas como um fanático desiludido. Estamos nós dispostos a ser considerados como tal por Ele?

"Repartiram entre si as Minhas vestes" (*Mat. 27:35). (*quinta-feira). “Àquele que não conheceu pecado, O fez pecado por nós; para que nEle fossemos feitos justiça de Deus" (2ª Cor. 5:21).

Ao Ele estar pregado na cruz, as Suas últimas posses terrenas — as roupas em Suas costas, foram retiradas dEle e divididas entre os cruéis soldados. A túnica sem costura, símbolo da Sua justiça, tornou-se um objeto de jogo. Mesmo assim, foi a evidência de Sua Autoridade, Sal. 22:18.

A crucificação, que é a morte para a ambição humana, é vida para cada crente (ver Signs of the Times, de 9 de agosto de 1905).


Lloyd Knecht




A última vez que ouvimos do irmão Lloyd Knecht ele era o primeiro ancião da igreja adventista de Stevenson, no estado de Washington, localizada no endereço 41, 2nd Street, Stevenson, WA 98648-4228, Fone 001 XX (509) 427-8890 Ele, por muitos anos, administrou um asilo, mas hoje, já muito avançado em idade, está aposentado. O irmão Lloyd passou muitos anos espalhando a boa nova do evangelho, especialmente a judeus e mulçumanos e a outros grupos religiosos e étnicos. Muitas pessoas testemunham que seu primeiro contato, bem como a sua familiarização com a o evangelho foi através do irmão Lloyd.



Nota do tradutor:

1) Segundo a serva do Senhor deveríamos passar pelo menos uma hora a meditar na vida de Cristo, especialmente nas cenas finais de Sua vida. Quem de nós faz isto? Certamente que poucos. O melhor método que conheço é a partir dos livros do Espírito de profecia, como, por exemplo, O Desejado de Todas as Nações. No rodapé da primeira página de cada capítulo há informações sobre a base do capítulo, isto é, em quais textos bíblicos o capítulo se baseou. Por exemplo: o capítulo XXXVI (38), O Toque da Fé. No Rodapé da primeira página você lê: “Este capítulo se baseia em S. Mateus 9:18-26; S. Marcos 5:21-43; e S. Lucas 8:40-56.” Leia primeiramente estes textos das Sagradas Escrituras. Ore antes, fervorosamente, ao Senhor para que lhe abra o entendimento para compreender o que ali está escrito. Leia verso por verso, meditando em cada detalhe. Coloque-se no lugar do personagem com o qual Jesus está interagindo, no texto, acima, de S.Marcos 5, versos 24-34, assuma o lugar da mulher com a doença incurável, ou mesmo com a doença do pecado, e, com a que ela teve, toque as vestes de Jesus. Depois leia o capítulo acima referido de O Desejado, e continue na interação sugerida, assumindo o lugar daquela mulher. Sem dúvida que esta será uma contemplação efetiva da vida de Jesus

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­