quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Lição 6, Deus, O Legislador, por Helene Thomas

Para 4 a11 de fevereiro de 2012
Um tempo atrásum conhecido, a quem chamaremos Jorge, me deu muito trabalho ao gastar energiaconsiderável falando da legalista escravidão que é o cristianismo ao excluir aalegria (*da vida). Uma de suas frases preferidas era: "De acordo comas constantes afirmações da Bíblia, as regras reinam e a diversãoestá descartada."
Curiosamente,este mesmo amigo é um ávido fã de futebol. Em busca de esclarecimentosobre a mentalidade do Jorge, eu decidi fazer algo que não tinha feito por maisde 30 anos. Eu me sentei e assisti uma parte de um jogo de futebol(*americano). Foi, de fato, uma parte do jogo de uma recente SuperCopa. Quando entrei on-line e começou o jogo, a câmera foi repetidamentemostrando um "jogo" mais e mais a partir de ângulos diferentes e emvelocidades diferentes. Parece que milhões de orgulhosos "fãs"estavam ansiosos para torcer ou vaiar um determinado jogador, dependendo se os seus dois pés tocavam, ou não, o chão por um segundo fugaz no lado preferencial de uma linha branca. Não só isso, o jogador foi examinado para ver se eletinha conseguido manter o controle total da bola ao cair do outro lado dalinha, tocar os dedos do pé no lado preferido e ao mesmo tempo, sendo brutalmenteatacado por dois adversários enormes. De acordo com o comentarista,milhões de dólares e fama incalculável para toda a equipe, dependia de todosesses pequenos aspectos técnicos.
Estammos falandosobre o legalismo extremo, de um jogo! Gostaria de saber se o Jorge sentiu quea sua "diversão" estava sendo "descartada" por toda essaatenção às regras!
O fato é queninguém em qualquer lugar pode ter qualquer "diversão" qualquer paz - qualquersegurança qualqueralegria por qualquer coisa, de jogos a negócios sérios sem o Estado deDireito. Quantos milhões de pessoas no Oriente Médio em “paisesconturbados” estãotestemunhando hoje que a vida sob ditadores agressivos era melhor do que a queeles estão enfrentando nesse período de transição durante o qual não há nenhumaimposição organizada da lei e da ordem.
Como são belasas leis do governo de Deus! Cada uma de suas "regras" éprojetada para o nosso benefício. Ele, Ele mesmo, segue estasregras. Ele não é hipócrita. Ele não faz um conjunto de leis paranós, e outra para Si mesmo. Além disso, a Sua lei é de tal modo planejadaque "é apta para discernir ospensamentos e intenções do coração" (Hebreus 4:12).
A lei de Deus éo padrão pelo qual Ele irá decidir quem serão seus vizinhos por toda a eternidade. Pensenisso por um momento. Quem você quer que Deus coloque na mansão ao lado dasua? Você quer que este vizinho seja alguém que tenha um problema comqualquer um dos Dez Mandamentos de Deus? Sério?
Romanos 13:8-10tem algumas instruções para aqueles que estão se preparando para habitar amansão ao lado da sua no céu: "Aninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros:porque quem ama aos outros cumpriu a lei. Com efeito: Não adulterarás, nãomatarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algumoutro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a timesmo. O amor não faz mal ao próximo: de sorte que o cumprimento da lei éo amor".
Depois de ler todas as passagens das escrituras da lição da Escola Sabatina desta semana, fica claro que guardar os Dez Mandamentos é apenas um sintoma de estar em amor com Deus e com nosso semelhante. Violação da lei é uma evidência positiva de um coração em que o amor não reina. Como, então, temos conseguido deixar o inimigo torcer nossas mentes até ao ponto que nós, como sociedade, possamos queixar-nos de muita atenção de Deus com a lei, enquanto exigindo que nossos ícones desportivos apresentem exatamente a uma série deaspectos técnicos, em nome de um jogo, cujas consequências não são umaquestão de eternidade - ou até mesmo de vida ou morte no aqui e agora?
Os juízes que supervisionam os jogos de futebol não devem apresentar qualquer apegoespecial para com qualquer jogador ou equipe. O público exige que sejamjulgados estritamente de acordo com as regras do jogo. Por outro lado,nosso Legislador celeste não consegue esconder Sua afeição por aqueles queestão participando do jogo da vida. Os riscos são infinitamente altos, aschances impossíveis, e o jogo é intenso. O inimigo das almas é a pessoaque está constantemente observando aspectos técnicos - constantemente gritando "isto é marmelada, jogo sujo!"
Incrivelmente, oJuiz de toda a terra o Rei douniverso apresenta Sua lei com um prefácio surpreendente: "Eu sou oSENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão"
Com um pouco depesquisa vê-se que, é claro que "a terra do Egito" e "a casa daservidão" aqui mencionados são simbólicos de nossa escravidão do pecado edo nosso lugar no corredor da morte. Em vez de excluir-nos por causa denossa indignidade, o Rei do Universo nos garante que Ele, como "o Cordeiro que foi morto desde afundação do mundo" (Apocalipse 13:8) encontrou uma maneira decumprirmos a lei, para nos libertar da pena e do poder do pecado. Osserviços do Santuário foram uma tentativa elaborada para ajudar o povo de Deusver até onde Ele estava disposto a ir de encontro às exigências da lei em favordeles. Não só isso, Ele continua disposto a viver a Sua vida dentro de nóspara que apenas os "sintomas do amor" (obediência à Lei de Deus)possam ser vistos em nós quando o juízo se sentar e os livros forem abertos.
Se um guarda ouvir qualquerpai dizer: "Eu não matei meu filho hoje, porque eu não consegui descobriruma maneira de fazer isso sem ser preso e mandado para a cadeia", vocêpode ter certeza de que esta criança seria imediatamente removida da casa,por ser um ambiente inseguro. Nenhuma criança na Terra está a salvo, amenos que seus pais tenham verdadeiro amor por ele ou ela.
Da mesma forma,qualquer pessoa que procura guardar a lei, a fim de "ser salvo", ou afim de "não ser queimado no inferno" não é seguro tê-lo na mansão aolado da sua no céu. Nada menos do que o verdadeiro amor de Deus, que gera emnossos corações o verdadeiro amor para com os nossos vizinhos, pode nosgarantir a salvação. Tal amor não vem de se esforçar em guardar alei. Vem de olhar para o Legislador.
"Olhai para Mim, e sereissalvos [da sua falta de amor], vós todos os termos da terra: porque Eu Sou Deus, e não há outro ....De Mim se dirá: deveras no SENHOR há justiça [observância da lei] e força [para obedecer]: até ele virão, mas serão envergonhados todosos que se indignarem contra ele. Mas no Senhor será justificada, e seglóriará toda a descendência de Israel" (Isaías 45:22-25).
"Porque toda a lei secumpre numa só palavra, nesta; Amarás ao teu próximo como a ti mesmo" (Gálatas 5:14).
Helene Thomas

A irmã Helena Tomás é esposa de um obreiro bíblico adventista. Eles vivem no estado de Michigan, nos EUA. Além deexercer as funções do lar, como esposa, mãe e avó, ela é escritora, e produzartigos literários de dentro da própria casa. Desde Janeiro de 2010 ela é anova editora do Comitê de Estudos daMensagem de 1888. O endereçoeletrônico dela é jhthomasal@gmail.com
___________________________