quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Lição 7, Senhor do sábado, por Jerry Finneman

Para 10 a 17 fevereiro de 2012

Em nosso verso para memorizar ouvimos Jesus dizer que Ele é Senhor do sábado. Isto é porque Ele o criou. O sábado foi feito para o homem. Pouco antes de Jesus pronunciar estas palavras, os fariseus acusaram os discípulos de Cristo de realizar uma prática tradicionalmente ilegal no sábado. O que eles fizeram? Eles caminharam por um campo de cereais, colheram espigas e comeram dos grãos (Marcos 2:23,24). Então, imediatamente temos a declaração de Jesus de ser Senhor do sábado. E no sábado seguinte, Jesus curou um homem (3:1-6).

Quanto ao sábado, há dois princípios apresentados aqui. O primeiro é que o sábado foi instituído por Deus para benefício e estímulo da humanidade. A segunda é que Jesus é o Mestre do sábado — Ele tem autoridade soberana sobre a sua utilização, como o próximo incidente demonstrou na cura do homem com a mão atrofiada no sábado (3:1-5). O problema desse homem não era um risco de vida e a cura poderia ter esperado até o dia seguinte. Mas Jesus curou o homem no sábado, demonstrando os dois princípios — que Ele é Senhor do sábado e que Ele beneficiou o homem coxo ao curá-lo no sábado.

Não utilizar o sábado para atender esta necessidade do homem, como declarou em 2:27, seria uma omissão nociva de sua finalidade. A questão moral de "fazer o bem" no sábado estava em jogo, mas os fariseus se recusaram a debater esta questão. Sua questão era legalista e, consequentemente, planejaram matar Jesus por ter ignorado o que eles acreditavam ser a questão legal da transgressão. Mas Jesus separou o sábado de comprometimentos legalistas, e pela graça livrou este homem de sua angústia.

Isto leva-nos ao propósito do sábado, tanto na criação como na redenção. No começo Deus criou o sábado, no sétimo dia da semana, como a conclusão da Sua criação. Deus, então, descansou; assim como Adão. O primeiro dia de Adão foi um completo repouso, o descanso do sábado, dia santo do Senhor. No dia seguinte, o primeiro dia da semana, Adão começou o seu trabalho. A palavra "Adão" tem duplo significado. Adão foi o primeiro ser humano criado. Também é um termo corporativo.1

O termo "Adão" é usado mais de 500 vezes no Antigo Testamento em um sentido corporativo. O homem, Adão, representava a raça humana. Em Adão a humanidade descansou na criação do sábado. E, além disso, houve uma segunda vez quando toda a raça humana descansou no sábado. Foi quando Jesus, o último Adão, o Representante final da raça, morreu e descansou no túmulo após Sua obra de redenção na terra ter sido concluída. Assim, toda a raça humana descansou no sábado duas vezes, quando os seus representantes — os dois Adões descansaram.

Quando Deus criou o homem, Ele o criou à Sua semelhança (Gên. 1:26,27). Mas quando o homem pecou, ​​ele perdeu, em grande medida, a imagem de Deus. No entanto, Deus não foi pego de surpresa. “Logo que houve pecado, houve um Salvador” (O Desejado de Todas as Nações, pág. 210). O plano de resgate foi imediatamente posto em prática. A sua finalidade é a mesma que a da criação — que o homem deve estar na imagem de Deus. Redenção é simplesmente a realização do propósito da criação em que Deus nos predestinou para sermos "conformes à imagem de Seu Filho" (Rom. 8:29).

O sábado é o memorial da redenção, bem como da criação. O que observamos no sábado também vemos no Redentor. O sábado aponta para o que encontramos em Jesus. O sábado não pode ser separado dEle. Rejeitar o sábado significa rejeitar Jesus. O gráfico a seguir ilustra a relação que o sábado tem com a redenção em Cristo.

O sábado aponta para

Jesus

Deus abençoou (Gên. 2:3)

A bem-aventurança do perdão (At. 3:26)

Santificou (Gên. 2:3)

Santificação (João 17:19; 1ª Cor. 1:30)

Descansou (Gên. 2:3)

Descanso (Mt. 11:28,29)

Santificou (Êxodo 20:11)

Santificação (1ª Pedro 1:16)

A lição de domingo, afirma a verdade de que "Deus se referiu a essa bênção do sábado no quarto mandamento do Decálogo, ligando para sempre o sábado da criação com o sábado semanal" (*última frase das notas da pergunta n º 1). Do mesmo modo, o sábado da redenção é para sempre ligado a Jesus, nosso Senhor e Redentor.

Waggoner escreveu "a cruz de Cristo ... é o poder de Deus’ (1ª Coríntios. 1: 17 e 18). O Evangelho é ‘o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê’ (Rom. 1:16). Mas desde a criação deste mundo, o eterno poder de Deus manifestou-se nas coisas que Ele fez, Rom. 1:20. Portanto, a cruz de Cristo — o Evangelho — é o mesmo poder que é visto na criação. O mesmo poder de Deus pelo qual o homem foi criado no começo, agora é manifestado por meio do Evangelho para recriá-lo — para trazê-lo de volta à perfeição que ele tinha no início" (artigo de Ellet J. Waggoner, publicado na revista The Signs of the Times" [Os Sinais dos Tempos], em 4 de fevereiro de 1897.

O sábado está para sempre ligado com o poder da criação, que é o poder do evangelho de Deus para a salvação e, assim, para sempre ligado à cruz, que é "o poder de Deus" (1ª Coríntios 1:18). O sábado é o memorial da cruz. Ele aponta para o poder redentor da cruz (Êxo. 20:11; Deut. 5:15; Rom. 1:16; 1ª Coríntios 1:18). Justificação de vida que tem vindo a todos os homens veio através de ato judicial de Deus, em Cristo, no Calvário, que resultou na sentença de justificação de vida (Rom. 5:18).

Jesus é Senhor do sábado, porque Ele o fez. Ele é o Senhor da humanidade, porque Ele nos criou. Ele é "o Senhor justiça nossa", porque Ele foi feito pecado por nós a fim de que "nEle fossemos feitos justiça de Deus" (2ª Coríntios 5:21). E o sábado aponta a, e é, o memorial de justiça "pela fé" que é o evangelho.

Jerry Finneman

O irmão Geraldo L. Finneman é um pastor adventista, já tendo atuado nos estados de Michigan, Pensilvânia e Califórnia nos EUA. Ele prepara materiais para encontros evangelísticos, incorporados com os conceitos das Boas-Novas da Mensagem de 1888 de Justificação pela fé. Além de pastor da IASD ele também já foi presidente do Comitê de Estudos da Mensagem de 1888. Já há alguns anos não me encontro com ele, mas me parece que, devido à idade, está para, ou, já se aposentou, mas ouvi dizer que continua trabalhando por boa parte do dia, atualmente na área de Battle Creek, a cidade que abrigava a antiga sede da igreja. Há um excelente livro escrito por ele, "Christ in the Psalms” [Cristo nos Salmos], infelizmente não está traduzido para o português.

Tradução e acréscimos, marcados com asteriscos (*) de João Soares da Silveira

Nota do tradutor:

1) Corporativo aqui, não tem o sentido das grandes empresas, chamadas de “Corporações,” mas, refere-se à humanidade, como no caso da igreja, que é considerada o “copo” de Cristo, onde todos estão unidos com um mesmo propósito, e ninguém é mais importante que o outro, exceto Cristo, que é a cabeça do corpo.

_________________________________