quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Lição 7, Senhor do Sábado, por Robert J. Wieland

Para 10 a 17 fevereiro de 2012
Milhões nessa semana estão estudando sobre o "Senhor do sábado", e não importa quem você é ou onde você esteja, o sábado é uma bênção que Deus não limita a oferecer-lhe, mas lho dá. Você pode estar doente no hospital, ou condenado como um prisioneiro no corredor da morte, mas ninguém pode privá-lo das horas sagradas do verdadeiro dia do Senhor, o sábado.
Você não tem que ser convertido, ou ser uma pessoa boa, para receber esse "dom" do sábado. É como o "dom" de justificação em Romanos 5 que diz cinco vezes Deus a ter dado ao mundo "em Cristo"; não é uma simples oferta. Você pode ter passado toda a sua vida desprezando este dom do sábado, nesse caso, você se privou de bênçãos que poderia ter apreciado imensamente. Aquele que ignora o dia do santo sábado é como Esaú, o homem a quem Deus deu a bênção inestimável do direito de primogenitura, mas a "desprezou" e "vendeu" por um pouquinho de prazer mundano (Gên. 25:34; Heb. 12: 16, 17).
Quando o sábado começa ao pôr do sol, dê boas-vindas às suas horas sagradas. Ajoelhe-se e agradeça ao seu Doador por ele. Desligue as vozes do mundo para que você possa ouvir a voz mansa e delicada do Espírito Santo. Não reduplique Esaú em si mesmo — não "venda," nem mesmo alguns momentos deste tempo santo, por uma indulgência mundana de diversão sem Deus; seja TV, CDs, DVDs, romances, jornais, ou o que for. Demonstre que você o estima e entesoure o dom de Deus, o santo sábado. —De que outra forma você pode demonstrar que estima e valoriza o sacrifício do Filho de Deus, que a observância do sábado "significa"? (*Deus nos diz: “Lhes dei os meus sábados, para que servissem de sinal entre mim e eles; para que soubessem que eu Sou o Senhor que os santifica” (Ezequiel 20:12). É assim que o sábado é um "sinal" de santificação.1
Claro, você e eu não somos nem um pouco dignos desse dom do sábado. Nossos corações são, por natureza, carnais; as horas sagradas do sétimo dia nos encontram contaminados com pensamentos e desejos mundanos. Assim, uma sincera, honesta e solícita oração ao próprio "Senhor do sábado," que criou esse dom, pode santificar nossos corações sujos, nos purificar, e conceder-nos nestas horas sagradas ser um aluno na "escola de Cristo."
Você vai ficar triste ao ver o sábado "terminar", (*e sentirá saudade), e quando novamente o sol se por, imediatamente olhará à frente (*ansiando) pelo outro sábado vindouro. Vivemos os seis dias para esse tête-à-tête (*conversa coloquial) com o nosso Salvador. Isto é o que significa "lembrar do dia desábado para santificá-lo."
--Robert J. Wieland
Arquivo do devocional diário na internet
Postado em 24 de janeiro de 2003
Copyright © 2012 by "Dial Daily Bread."

O irmão Roberto J. Wieland foi um pastor adventista, a vida inteira, missionário na África, em Nairobe e Kenia. É autor de inúmeros livros. Foi consultor editorial adventista do Sétimo Dia para a África. Ele deu sua vida pela África. Desde que foi jubilado, até sua morte, em julho último, aos 95 anos, viveu na Califórnia, EUA, onde ainda era atuante na sua igreja local.
Em 1950 ele e o pastor Donald K. Short, também missionário na África, em uma das férias deles nos Estados Unidos, fizeram dois pedidos à Conferência Geral:
1º) que fossem publicadas todas as matérias de Ellen G. White sobre 1888, e
2º) que fosse publicada uma antologia dos escritos de Waggoner e Jones.
38 anos depois, em 1988, a Conferência Geral atendeu o primeiro pedido, o que resultou na publicação de 4 volumes com um total de 1821 páginas tamanho A4. Quanto ao segundo pedido confiamos que um dia será igualmente atendido.

Nota do tradutor:
1) Certa vez um irmão, procurando minimizar o sábado, nos questionou a idéia de que sinal e selo fossem sinônimos. Ele nos desafiou a consultarmos os melhores dicionários que pudéssemos encontrar. Na verdade citou o nome de um importante léxico. Lhe replicamos que a Bíblia muitas vezes nos dá a definição de seus termos e símbolos, e procurá-los em outras fontes é um pretexto contra o que Deus quer nos dar a entender. No presente caso, dissemos, temos a definição de Paulo, falando de Abraão, dizendo que ele “recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça da fé, ...” (Romanos 4:11).
____________________________