quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Lição 6, Deus, O Legislador, por Robert J. Wieland

Para 4 a 11 de fevereiro de 2012

Eruditos cuidadosos que pesquisam a Bíblia com profundidade de visão, fizeram uma descoberta fantástica. Os famosos Dez Mandamentos ("Não faça isso!" ou "Não faça aquilo!"), os quais as pessoas têm há muito pensado estragar a nossa diversão, tornaram-se dez categorias de Boas Novas, se entendermos por que Deus no-los deu. Esta descoberta tem estado a levantar cargas pesadas de corações cansados em todo o mundo.

Por exemplo, quando o mandamento diz: "Não furtarás!" O que realmente está dizendo é que Deus vai te guardar de nunca roubar, mesmo um cadarço de sapato! Você nunca terá um problema, mesmo se você estiver sozinho no escritório do tesoureiro, com um milhão de reais sobre a mesa. Deus vai te guardar de roubar.

E quando se lê, "Não cometerás adultério!" O que realmente diz é que Deus vai te guardar de nunca cair nesse abismo enganoso, não importa o quão atraente uma tentação sexual possa ser. A miséria da qual você vai escapar é enorme! Os Dez Mandamentos se tornarão o que a maioria das pessoas nunca sonhou: dez mensagens de alegres Boas Novas.

Esta descoberta inesperada de Boas Novas é comentada em alguns dos mais altos círculos de estudiosos da Bíblia. Como a Internet é uma descoberta que revolucionou as comunicações modernas, assim esta descoberta da verdade bíblica revoluciona a pregação do evangelho no mundo inteiro. As pessoas estão acordando como que de um sonho; os Dez Mandamentos tornaram-se Boas Novas!

Agora, finalmente podemos experimentar a liberdade que a Bíblia está nos dizendo, mas que parecia tão difícil de se entender: "Oh, como amo a Tua lei! [Não muitos de nós já se sentiu assim!] É a minha meditação o dia todo [chato, nós pensamos!].Tu, pelos Teus mandamentos, me fazes mais sábio do que meus inimigos; ... Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, ... Entendo mais do que os antigos, ... Oh! Quão doces são as Tuas palavras ao meu paladar, mais doces que o mel à minha boca! [Este será um milagre!]. Pelos Teus mandamentos alcancei entendimento; por isso odeio todo falso caminho" (Salmo 119:97-104). A maioria das pessoas nunca teria começado a descobrir esta alegria.

Mesmo fiéis membros tiveram uma relação amor / ódio com os Dez Mandamentos. A lei já parecia um fardo pesado, dez preceitos esculpidos na pedra fria, proibições pesadas que esmagam toda a alegria da vida. Tudo o que era divertido parecia ser, "Não... não!" Os Dez Mandamentos pareciam bloqueios na estrada da felicidade.

No entanto, no fundo de nossos corações humanos percebemos que é errado quebrá-los; sofrimento deve ser o resultado, seja nesta vida ou na próxima. No entanto, não podemos saber como obedecer-lhos, muito menos amá-los. Eles pareciam muito duros.

Agora vem essa revelação fantástica: Os Dez Mandamentos são realmente dez garantias de vitória1. E o que temos a fazer é diferente das regras de como "fazer isso ou aquilo!" que pensávamos que fossem: nossa obra é crer na Boa Nova que Deus embutiu nelas. Então a fé vai trabalhar para produzir uma obediência amorosa.

Primeiro vem uma revelação surpreendente: provavelmente temos citado erroneamente os Dez Mandamentos, sem perceber o que fizemos. Quem quer que no-los tenham ensinado, desde que éramos crianças, geralmente deixou de fora um verso que Deus colocou bem no início, antes de qualquer das proibições. Deixe-o de fora, e os dez mandamentos de fato se tornarão Péssimas Novas, um "jugo de escravidão." Muitos, mesmo pregadores e professores, não viram a importância daquele verso Preâmbulo. Até mesmo alguns que se dizem especialistas em pregar "os mandamentos de Deus e a fé de Jesus" não o têm visto.

Eis aqui — os versos que têm sido omitidos, mas que pertencem, ao início de qualquer verdadeira versão dos Dez Mandamentos: "Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: 'Eu sou o Senhor teu Deus, que te ditei da terra do Egito, da casa da servidão" (Êxodo 20:1, 2).

Existem algumas verdades, semelhantes à dinamite, implícitos aqui que podem abalar a terra.

Em primeiro lugar, Deus nos diz que o Seu verdadeiro nome é: "O Senhor." Em hebraico é Jeová, ou Yahweh, um nome que tem algo muito especial embutido nele. Ele denota Deus em Sua relação única com a humanidade caída. O nome de Jesus em hebraico significa "Jeová salva". Assim, Deus está nos dizendo que Ele é o “Salvador do mundo" (João 4:42). Em outras palavras, antes mesmo de ouvir a própria Lei, Ele nos impressiona com o Evangelho das Boas Novas. Ele não está dizendo, "Eu sou o seu juiz;! Seu implacável capataz, o Legislador que vai castigá-lo por qualquer infração que cometer." Mil vezes, não! Mas Ele nos diz: "Eu sou o seu Salvador. Eu sou seu amigo. Eu estou do seu lado. Aqui está algo de bom para você!"

Em segundo lugar, este verso negligenciado nos diz que Ele é Deus de todos, "Eu sou o Senhor Teu Deus." Ele está Se referindo a você, exatamente onde você está. Você pode dizer: "Desculpe-me, eu nunca O adorei. Eu sou um ateu ou um pagão, ou um pecador vil. Eu não mereço que Ele seja o Senhor meu Deus, ou tê-Lo me dizendo alguma boa nova, mais do que se Ele me dissesse que tenho um milhão de dólares no banco." Bem, Ele lhe diz: "Eu sou ... seu Deus. Eu pertenço a você, mesmo que você nunca Me conheça, e apesar de ter agido como meu inimigo. Eu sou 'o Deus de toda a carne', e quando as pessoas Me crucificaram, Eu orei: 'Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem." Essa oração incluiu você. Ele lhe perdoou antes mesmo de você Lhe pedir.

Mesmo antes de Deus pronunciar o primeiro mandamento de Sua lei, Ele pregou o evangelho nestas palavras Preâmbulo: "Eu te tirei da casa da servidão." Quando Jesus nos ensinou a orar: "Pai nosso que estás nos céus", Ele quis dizer para todos nós pensarmos de seu Pai, como nosso Pai. Aqui há Boa Nova especial: Ore para que a oração do seu coração e sua vida sejam mudadas.

Em terceiro lugar, em seu Preâmbulo Deus nos diz que não pertencemos ao Egito espiritual. Isso é verdade, apesar de todos nós termos "nascido" ali. A terra das trevas não é o nosso verdadeiro lar. Ele fala no tempo passado: "Eu lhes tirei da terra do Egito. Eu já vos livrei; vocês são como prisioneiros amontoados em sua cela sem saber as portas foram abertas." A mensagem diz: "Ó Senhor, deveras sou teu servo; sou teu servo, filho da tua serva; soltastes as minhas ataduras" (Salmo 116:16). Conscientize-se disso, e creia nisso, antes de começar a se preocupar com as expressões da lei de “fazer” e “não fazer.”

Em quarto lugar, Deus já te livrou "da casa da servidão." Assim como Ele escolheu Israel para ser seu "filho", assim em Cristo Ele já escolheu você. (Israel nunca, verdadeiramente, foi "escravo" no Egito. Os egípcios os fizeram pensar que eles eram escravos, e eles acreditaram nisso, e, portanto, serviram erroneamente como escravos, mas durante todo aquele tempo eram um povo livre, à espera de Moisés para lhes dizer a verdade, "Saia, corra para a liberdade na sua própria terra").

O que o mundo está esperando para ouvir é a verdade completa da mensagem de Deus de liberdade efetuada no passado. O Pai enviou o seu Filho com uma missão expressa: salvar o mundo! Pouco antes de ser crucificado, Ele orou ao Pai: "Tenho consumado a obra que Me deste a fazer" (João 17:4). Como poderia Ele dizer isto, se Ele não conseguiu salvar o mundo?

Os samaritanos foram os primeiros a crerem na verdade, porque confessaram que Ele é "o Salvador do mundo" (João 4:42). João disse que Seu sacrifício é a propiciação pelos pecados do "mundo inteiro" (1ª João 2:2). Paulo disse que Ele já é "o Salvador de todos os homens" (1ª Tim. 4:10), e que Ele já trouxe a salvação "a todos os homens" (Tito 2:11). Ele morreu a morte final, "a segunda morte", "por todos" (Apoc. 2:11;. Heb. 2:9). Tudo isso inclui você!

Em quinto lugar, essa Boa Nova é verdade porque o Filho de Deus se encarnou. É muito simples. Assim como nosso primeiro pai, Adão, o cabeça da raça humana, trouxe a "condenação" sobre "todos os homens", assim agora nosso segundo Adão, Cristo, trouxe um judicial "... veredicto de absolvição" a todos os homens (Rom. 5:15-18, NEB = Nova Versão Inglesa da Bíblia); todas as traduções sérias dizem praticamente o mesmo). Isso não significa que "todos os homens" automaticamente vão para o céu, mas significa simplesmente que quando Cristo morreu na cruz, Ele morreu por "todos os homens", e a menos que descreiam e joguem fora a salvação que Deus já lhes deu "em Cristo", eles serão salvos eternamente. A vida que já desfrutam é um dom de Deus, e Ele sempre teve a intenção de que ela deva ser o início também da vida eterna.

Quando Deus deu o nome de Adão ao nosso primeiro pai, Ele deu o mesmo nome a toda a raça humana2. Nem uma alma sobre a terra nasceu no planeta Marte. Estamos todos, por natureza, "em Adão". Mas o Pai enviou o Seu Filho ao mundo para tornar-Se nosso novo Adão, para demitir o primeiro Adão (*de sua original posição de pai da raça) e tomar o seu lugar. Deus não pode rejeitar o Seu próprio Filho! Portanto, conclui-se que Ele adotou toda a raça humana "em Cristo".

É como se Jesus nos trouxesse para casa com Ele para jantar, e o Pai dissesse: "Tudo bem, traga-os todos para dentro, Eu adoto a todos." Nós vemos isso com a história do batismo de Jesus. Quando Ele foi batizado no rio Jordão, ouviu uma voz dizendo: "Este é o Meu Filho amado, em quem Me comprazo" (Mt 3:17). Essa mesma voz abraçou a você ao mesmo tempo! Tudo isto está incluído no Preâmbulo dos Dez Mandamentos de Deus. É tempo verbal passado! Eu te tirei da casa da servidão. Talvez você tenha estado no "Egito" toda a sua vida e não conhecia a sua verdadeira liberdade em Cristo!


-Robert J. Wieland

Extraído do livro

“A New Look at God’s Law: How the Ten Commandments Become Good News”

(“Uma Nova Visão da Lei; Como os Dez Mandamentos se Tornaram Boas Novas.”)

O irmão Roberto J. Wieland foi um pastor adventista, a vida inteira, missionário na África, em Nairobe e Kenia. É autor de inúmeros livros. Foi consultor editorial adventista do Sétimo Dia para a África. Ele deu sua vida pela África. Desde que foi jubilado, até sua morte, em julho último, aos 95 anos, viveu na Califórnia, EUA, onde ainda era atuante na sua igreja local.

Em 1950 ele e o pastor Donald K. Short, também missionário na África, em uma das férias deles nos Estados Unidos, fizeram dois pedidos à Conferência Geral:

1º) que fossem publicadas todas as matérias de Ellen G. White sobre 1888, e

2º) que fosse publicada uma antologia dos escritos de Waggoner e Jones.

38 anos depois, em 1988, a Conferência Geral atendeu o primeiro pedido, o que resultou na publicação de 4 volumes com um total de 1821 páginas tamanho A4. Quanto ao segundo pedido até hoje não foi o mesmo ainda atendido, muito embora haja inúmeras recomendações da serva do senhor à mensagem e às pessoas deles.

Notas do tradutor:

1) A serva do Senhor disse isto numa profunda pequena frase: Todas as Suas ordens são promessas habilitadoras” (Parábolas de Jesus, pág. 333);

2) De acordo com o “Novo Dicionário Webster,” editado pela “The Publishers Guild, inc”, Nova York, 1957, “Adão, em hebraico, caldeu, siríaco, etíope e árabe, [significa] primariamente homem, o nome da espécie humana, humanidade; especialmente na Bíblia, o primeiro homem, o progenitor da raça humana.”

_____________________________