quinta-feira, 12 de abril de 2012

Lição 2 — O Ministério de Cada Cristão, por Patti Guthrie


Para 07 a 14 de abril de 2012

"Unicamente os métodos de Cristo trarão verdadeiro êxito no aproximar-se do povo. O Salvador misturava-Se com os homens como uma pessoa que lhes desejava o bem. Manifestava simpatia por eles, ministrava-lhes às necessidades, e granjeava-lhes a confiança. Ordenava então: 'Segue-me' " (Ellen White, A Ciência do Bom Viver, pág. 143).
A lição desta semana mostra como o método de Cristo envolve trabalhar juntos como uma equipe, compartilhando nossos testemunhos e histórias, reportando-nos à igreja sobre as nossas atividades, bem como a importância indispensável de treinamento e organização. A lição de quarta-feira diz que Deus tomou “a iniciativa na salvação da humanidade" e que a realização das bênçãos de Deus para nós, "cria em nós um desejo de compartilhar o que temos recebido gratuitamente" (última frase do 1º § da nota da pergunta 7).
Recentemente eu comprei o livro Beneficência Social (*de Ellen G. White), e o li pela primeira vez. Que bênção! Este livro está repleto de idéias para o testemunho e evangelismo utilizando "unicamente o método de Cristo."

Em pequenas reuniões
"Sendo sociáveis e aproximando-vos bem do povo, podeis mudar-lhes a direção dos pensamentos muito mais facilmente do que pelos mais bem feitos discursos. A apresentação de Cristo em família, em frente à lareira, e em pequenas reuniões em casas particulares, é muitas vezes mais bem-sucedida em atrair almas para Jesus do que sermões feitos ao ar livre, às turbas em movimento, ou mesmo em salões e igrejas" (Ellen White, Beneficência Social, página 91, e Obreiros Evangélicos, pág. 193).
Na noite da última sexta-feira fizemos um "jantar de agradecimento" em nossa casa para aqueles que tinham ajudado no jantar vegetariano comunitário recente realizado em nossa igreja. O Senhor deu a ajuda que precisávamos. Fomos abençoados pela eficiente assistência de um casal budista, um casal Batista, uma mulher cristã, não pertencente a nenhuma denominação, e, claro, nossos irmãos e irmãs adventistas. Os nossos convidados permaneceram até à hora do pôr-do-sol.
Os convidamos a se juntarem a nós em receber o sábado, e todos eles aceitaram o convite. Cantamos hinos familiares juntos, então começamos a compartilhar o que cada um estava agradecido a Deus. O nosso testemunho e louvor durou mais de uma hora, ao um após o outro contar como Deus os havia abençoado naquela semana.
Nossos amigos Batistas confessaram: "Temos experimentado a obra de Deus trabalhando em nossas vidas por quebrar o muro de divisão que tínhamos erigido em nossas próprias mentes contra vocês adventistas. Podemos ver que todos vocês são cristãos, também."
Nossa amiga que se diz cristã, mas não pertencente a nenhuma igreja,  contou como ela tem sido abençoada pelas classes de saúde que oferecemos em nossa igreja ao longo dos anos, e então, ela disse: "Eu acho que eu quero ir à sua igreja amanhã. Na verdade, eu acho que eu quero participar da sua igreja." Fiel à sua palavra, ela estava na igreja no dia seguinte, e agora ela está perguntando mais sobre o que cremos.
Nossos amigos budistas são pessoas muito prestativas que compartilham nossa paixão em ajudar outros a se tornarem saudáveis. Eles encorajam as pessoas a adotarem uma dieta vegetariana. Em um Inglês truncado a esposa disse: "Eu não sabia nada sobre o sétimo dia, mas eu gostei das pessoas com quem trabalhei nesta semana. Eu trabalhei muito, mas fiquei alegre em cozinhar na igreja adventista."
Após todos os depoimentos concluídos, lemos a palavra de Deus; em seguida, ajoelhamo-nos em um círculo em nossa sala — batistas, cristãos, budistas e adventistas do sétimo dia, dando as mãos, orando a Deus em agradecimento por todas as bênçãos na semana.

Reflexões
Os métodos de Cristo trabalhar! A idéia de testemunho e evangelismo pode parecer intimidadora, mas quando trabalhamos pelo método de Cristo, vamos encontrar a nossa verdadeira alegria. Em vez de ser tedioso, testemunhar torna-se contagiante. Procuraremos ativamente aprender, aperfeiçoar e melhorar os nossos métodos. Interagir com os outros irá trazer a emoção de ver almas ganhas para Seu reino por toda a eternidade! Nossa fé assumirá um novo significado quando nós utilizarmos o método de Cristo para alcançar almas. Seu caminho nos leva, bem como aqueles que procuramos servir, face a face com o evangelho de Cristo.
A solução para problemas e desencontros na igreja está fazendo algo pelos outros. Há pessoas feridas por toda parte. Organização, trabalho em equipe, oração pelas almas perdidas, e elaboração de novos planos para alcançar estas almas, ligará os corações dos conservadores e liberais e de todas as outras facções da igreja juntos em amor. Um objetivo comum irá motivar cada membro — o de alcançar a nossa comunidade para Cristo, uma pessoa de cada vez.
Quando as igrejas despertarem para as oportunidades em sua vizinhança, e em seus bairros, elas serão transformadas. Isso está acontecendo em nossa igreja agora, e é o precioso fruto do evangelho em ação.
Encorajo-vos a ler o livro Beneficência Social e serem inspirados a fazer algo para o Senhor. Sua vida será mudada para sempre. A vida é tão curta. Jesus virá em breve. Vamos trabalhar árdua, rápida e sabiamente quanto pudermos para ganhar tantas almas quanto possível para Ele.
Tome a Deus pela Sua palavra — "Não temas, porque Eu Sou contigo ... Eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da Minha justiça" (Isaias 41:10) — e saia ao mundo que está esperando para ouvir a boa nova!

- Patti Guthrie


Patti Guthrie é uma adventista de berço. É esposa, mãe e professora dos próprios filhos. Ela é estudante da Bíblia, escritora e musicista.  Faz parte do comitê de música para leigos adventistas. A família de Guthrie aparece no canal de televisão adventista Three Angels Broadcasting Network [Canal de Televisão Três Anjos] com música tanto vocal quanto instrumental. O marido de Patti, Todd Guthrie, é médico e membro da Mesa administrativa do Comitê de Estudos de Mensagem de 1888. Ele também é ancião na sua igreja adventista local, e constantemente está envolvido em organizar e executar programas musicais para acontecimentos importantes da Igreja Adventista nos EUA e em outros países.


_________________________