quinta-feira, 26 de abril de 2012

Lição 4 - Evangelismo e Testemunho como Estilo de Vida, por Daniel Peters

Para 21 a 28 de abril de 2012

A testemunha verdadeira é aquela que atesta o poder de Deus para recriar o homem à Sua própria imagem e é a própria evidência da qual ele fala. Assim, representar a Cristo significa reapresentar Cristo — apresentá-Lo novamente — em sua vida, como sua vida.
Você só pode ser ensinado a testemunhar pelo Espírito Santo. Nenhum homem e nenhum tipo de programa religioso são qualificados ou capazes de ensinar isso.
"E, levantando-se alguns, testificaram falsamente contra Ele” (Marcos 14:57). Muitos na igreja de Laodicéia estão fazendo a mesma coisa. Seu falso testemunho, de que Jesus não veio em nossa carne, não é nada menos que o espírito do Anticristo, 1ª João 4:3.. Eles se levantam, cheios de sua própria sabedoria, e questionam o relato da Criação pelo Espírito Santo. Falsas testemunhas nascem do velho concerto, negam que são legalistas, e recusam a boa nova do Novo Concerto. Sua mentalidade do Anticristo impede de crerem que Deus pode e guarda Seu povo do pecado.
Antes que possamos falar sobre o testemunho como um estilo de vida, é preciso primeiro determinar qual é o estilo de vida. Gálatas 2:20 ensina que "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim." 2ª Coríntios 5:14, 15 é claro ao dizer que todos os homens morreram nEle, "Porque o amor de Cristo nos constrange [obriga], julgando nós assim: que se um morreu por todos, logo todos morreram, e Ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para Aquele que por eles morreu e ressuscitou." O nosso velho estilo de vida das preocupações egocêntricas é substituído por Cristo vivendo em nós.
Como verdadeiras testemunhas, seremos crucificados diariamente — esvaziados de nós mesmos, e nossa vida será Cristo vivendo a Sua vida dentro de nós. É o Espírito Santo que nos torna verdadeiras testemunhas de Deus, e também Aquele que nos ensina a proclamar isto. Para este propósito Cristo veio à Terra, sofreu e morreu para que, por Sua vida, possamos ser como Ele é, uma "testemunha fiel e verdadeira".
O apóstolo Paulo descreve o estilo de vida de Cristo, ao escreveu: "Deixe1 que esta mente esteja em vós, a mesma que estava também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas fez-Se sem nenhuma reputação, tomando a forma de servo, fazendo-Se em semelhança de homens. E, achado na forma de homem, humilhou-Se e tornou-Se obediente até à morte, a saber a morte de cruz" (Filip. 2: 5 a 8, KJV). Pelo nosso próprio consentimento deixamos a mente de Cristo fazer por nós exatamente o que ela fez por Jesus. Esta mente irá remover o eu de nós e nos tornará humildes diante de Deus e do homem.
"A mensagem de 1888 é especialmente 'preciosa', pois une a verdadeira idéia bíblica da justificação pela fé com a idéia original da purificação do santuário celestial. Esta é uma verdade bíblica, que o mundo está (*ansiosamente) esperando para descobrir. Ela forma o essencial elemento de verdade que ainda vai iluminar a Terra com a glória de uma apresentação final, totalmente desenvolvida do "evangelho eterno" de Apocalipse 14 e 18" (Robert J. Wieland, Dez Grandes Verdades do Evangelho que Fazem a Mensagem de 1888 Excepcional, pág. 34).
Aquele que se rende a Cristo é uma testemunha do poder da Sua morte e ressurreição. Ele é a testemunha, porque experimenta em si mesmo a operação do mistério do evangelho "que é Cristo em vós, a esperança da glória" (Col. 1: 26, 27). Por este poder a pessoa é justificada e purificada — uma nova vida e um novo estilo de vida.
Quando Estevão estava em julgamento por sua vida perante o conselho judaico, ele disse: "estava entre nossos pais no deserto o tabernáculo do testemunho, como ordenara Aquele que disse a Moisés que o fizesse segundo o modelo que tinha visto" (Atos 7: 44).
O Tabernáculo do Testemunho tinha este nome porque continha o depoimento da testemunha, pois a lei é chamada de testemunho. É um testemunho da presença de Deus. Sabemos que "O amor é o cumprimento da lei", e "Deus é amor", portanto, a lei é a vida de Deus.
Era por cima da arca do testemunho, entre os querubins, que a glória de Deus especialmente se manifestava. No Salmo 80:1 lemos: "Tu, que és pastor de Israel, dá ouvidos; Tu, que guias a José como a um rebanho; Tu, que Te assentas entre os querubins, resplandece!"
A razão para a construção do tabernáculo foi: "E Me farão um santuário, e habitarei no meio deles" (Êxodo 25:8). Em certo sentido isto era uma grande honra, entretanto, quando consideramos o assunto, é uma das coisas mais tristes que podem ser encontrados nas Escrituras. O povo de Deus, a quem Ele tinha libertado do cativeiro com o propósito expresso de morar nele, tinha que ter uma casa feita com as mãos, porque as pessoas se recusaram a tê-Lo vivendo nelas. Assim, o tabernáculo era, ao mesmo tempo, um testemunho da presença de Deus e também da infidelidade do Seu povo.
"O Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens" (Atos 7:48, ver também Atos 17:24). Ele mesmo perguntou: "Que casa Me edificareis vós? E qual seria o lugar do Meu descanso? ... Mas para esse olharei: para o pobre e abatido de espírito, e que treme da Minha palavra" (Isaias 66:1, 2). Antes Ele havia dito: "Num alto e santo lugar habito, como também com o contrito e abatido de espírito" (Isaías 57:15). "Não sabeis vós que sois templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo" (1ª Cor. 3:16, 17). "Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no seu espírito, os quais pertencem a Deus" (1ª Cor. 6:19, 20). Esta é a sua verdadeira morada (*não um templo construído por mãos humanas).
Paulo está falando aqui da Boa Nova do Evangelho, que ele chama de um mistério. É um mistério porque nossas mentes pequenas não podem explicar ou compreender verdadeiramente como isso poderia ser, mas mesmo assim, é verdade. Agora, este mistério é: "Cristo em vós, a esperança da glória" (Col. 1:27).
Ellet J. Waggoner faz a seguinte observação sobre o "testemunho como um estilo de vida":
"É-nos amplamente assegurado que o evangelho é tornar Cristo conhecido nos homens. Ou antes, o evangelho é Cristo nos homens, e a pregação dele [do testemunho] é tornar conhecido aos homens que é possível Cristo habitar neles. ... o mistério de Deus é Ele manifestado na carne, 1ª Timóteo 3:16.  .... o mistério de Deus, habitando em carne humana, deveria ser declarado a todos os homens, e repetido a todos os que cressem nEle. (O Concerto Eterno, pág. 19, ver neste blog em agosto e setembro de 2010 todos os capítulos desse livro).
Deus habita com "o pobre e abatido de espírito, e que treme da" Sua palavra (Isaias 66:2), e Ele habita "com o contrito e abatido de espírito" (57:15). Paulo vai direto ao ponto quando ensina que "vós sois o templo de Deus" (1ª Coríntios 3:16), e depois pergunta se eles realmente sabem disso: "não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que está em vós?" (1ª Cor. 6:19, KJV). Os judeus devem ter entendido Jesus quando disse: "Derribai este templo, e em três dias O levantarei  ... Ele falava do templo do seu corpo" (João 2:19 e 21). Ele era, de fato, o templo, porque a lei de Deus estava dentro de Seu coração, Salmo 40:8. Ele é "a testemunha fiel e verdadeira", e diz de nós, "Vós sois as Minhas testemunhas, diz o Senhor, e Meu servo, a quem escolhi" (Isaías 43:10).
Quando ao Senhor é dada plena posse de Seu templo — o Seu povo — então nós, como Cristo, seremos Suas testemunhas ao mundo. Cristo nos comprou com Seu sangue e nós pertencemos a Ele, no entanto muitos recusam deixá-Lo tomar posse do que Ele comprou.
Na dedicação da tenda da congregação  "...a glória do Senhor encheu o tabernáculo; de maneira que Moisés não podia entrar na tenda da congregação, porquanto a nuvem permanecia sobre ela, e a glória do Senhor enchia o tabernáculo" (Êxodo 40:34, 35). Então, novamente, na dedicação do templo de Salomão: "... a glória do Senhor encheu o templo. E os sacerdotes não podiam entrar na casa do Senhor, porque a glória do Senhor tinha enchido a casa do Senhor" (2º Crôn. 7:1, 2, KJV). Estas são representações de como deve ser com o povo de Deus, Seu templo real. Assim foi com Cristo, pois "o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a Sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade" (João 1:14). Assim será com o Seu verdadeiro templo, o Seu povo, quando eles forem dedicados a Ele.
É o Espírito que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. Quando o Espírito enche os homens eles têm poder para ser tabernáculos do testemunho. Assim como nenhum homem foi capaz de entrar na tenda, quando a glória de Deus a encheu, assim também, quando Cristo, o Espírito vivificante, habita no coração pela fé, Col. 1:26, 27, e estamos cheios de Sua glória; seremos crucificados com Cristo e o eu terá desaparecido, Gal. 2:20, e nenhum homem estará neste templo.
Agora, Aquele que habita entre os querubins vai brilhar, e terá sido preparado para testemunhar perante o mundo.
- Daniel Peters

Nota do tradutor:

1) A versão King James ao usar o verbo deixar (“let”) nos trás a alentadora verdade de que não temos que nos esforçar para termos a mente de Cristo. Isto não é obra nossa. Deus é que está nos apelando para permitirmos que a mente Cristo esteja em nós.


O irmão Daniel Peters vive na parte leste da cidade de Los Angeles, Estado da California, EUA, e trabalha como Conselheiro Oficial antidrogas e alcool para mães e mulheres grávidas. O seu coração foi sensívelmente tocado pela “mui preciosa mensagem” (Test. p/ Ministros, págs 91 e 92) e sua vida tem sido apaixonadamente dedicada a esta mensagem que Deus outorgou à Sua igreja em 1888. Ele e sua família são membros da igreja adventista do sétimo dia de Whittier, uma cidade a 19 kms ao sul de Los Angeles, localizada no nº 8841 na Calmada Avenue, Whittier, Ca. 90605, EUA. Ele é tataraneto de Ellet J. Waggoner. O irmão Daniel é um ardoroso estudante da Bíblia e do Espírito de Profecia e de toda literatura relativa à mensagem de 1888. Ele foi um dos principais oradores no seminário “É a Justiça Pela Fé, Relevante Hoje?”, realizado em 21 e 22 de maio de 2010) na Igreja Adventista do Sétimo Dia da cidade de Reno, estado de Nevada, localizada no endereço: 7125 Weest 4th Street.

_________________________________





- Daniel Peters



O irmão Daniel Peters vive na parte leste da cidade de Los Angeles, Estado da California, EUA, e trabalha como Conselheiro Oficial antidrogas e alcool para mães e mulheres grávidas. O seu coração foi sensívelmente tocado pela “mui preciosa mensagem” (Test. p/ Ministros, págs 91 e 92) e sua vida tem sido apaixonadamente dedicada a esta mensagem que Deus outorgou à Sua igreja em 1888. Ele e sua família são membros da igreja adventista do sétimo dia de Whittier, uma cidade a 19 kms ao sul de Los Angeles, localizada no nº 8841 na Calmada Avenue, Whittier, Ca. 90605, EUA. Ele é tataraneto de Ellet J. Waggoner. O irmão Daniel é um ardoroso estudante da Bíblia e do Espírito de Profecia e de toda literatura relativa à mensagem de 1888. Ele foi um dos principais oradores no seminário “É a Justiça Pela Fé, Relevante Hoje?”, realizado em 21 e 22 de maio de 2010) na Igreja Adventista do Sétimo Dia da cidade de Reno, estado de Nevada, localizada no endereço: 7125 Weest 4th Street.

_________________________________