quinta-feira, 3 de maio de 2012

Lição 5 - Evangelismo e Testemunho Sequenciais, por Lloyd Knecht

Para 28 de abril a 5 de maio de 2012

A encarnação, vida e morte de Jesus na cruz, assim como Seu papel como nosso Sumo Sacerdote, é o fundamento e a essência de todo o testemunhar. Enfatizar Sua ressurreição como a esmagadora evidência de Seu poder criador/redentor para salvar. "Não me envergonho do evangelho de Cristo [na cruz], pois é o poder [criador] de Deus para salvação de todo aquele que crê," disse Paulo; e: "Nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado" (Romanos 1:16 e 1ª Coríntios 2:2. Veja também 1ª Coríntios 1:18, 24; Romanos 6:9-11, Hebreus 9:16-22). Jesus foi "declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos" (Romanos 1:4).
"Pendurado na cruz, Cristo foi o evangelho .... Esta é a nossa mensagem, [nosso testemunho], o nosso argumento, a nossa doutrina, nossa advertência ao impenitente, nosso encorajamento ao sofredor, esperança para todo crente. Se pudermos despertar tal interesse na mente dos homens, que os leve a fixar os olhos em Cristo, podemos dar um passo para o lado, e pedir-lhes que somente continuem fixando os olhos no Cordeiro de Deus .... Aquele cujos olhos estão fixos em Jesus deixará tudo. Ele vai morrer para o eu. Ele vai crer em toda a Palavra de Deus, que é tão gloriosa e maravilhosamente exaltada em Cristo" (Manuscrito 49, de 1898). "A cruz do Calvário é desafiadora, e, finalmente, vence todo poder terrestre e satânico. Na cruz centraliza-se toda influência e dela toda influência emana. Ela é o grande centro de atração, pois nela Cristo deu a Sua vida pela raça humana. Este sacrifício foi oferecido com a finalidade de restituir o homem à sua perfeição original. Sim, e mais, ela foi oferecida para dar-lhe uma completa transformação de caráter, tornando-o mais do que vencedor"  Ellen G. White, Comentário Bíblico Adventista, vol. 6, pág. 1113.
Quando nós testemunhamos a outros, não é o que nós professamos com nossos lábios, mas a sequência de exemplos que eles veem em nossas vidas, exemplos que mostram o amor de Deus, e os atraí ao nosso lado, ao pé da cruz. "Cristo declara: ‘E Eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a Mim’" (João 12:32). Se a cruz não encontrar uma influência em seu favor, ela cria uma. Através de gerações e gerações, a verdade para este tempo se revela como verdade presente. Cristo na cruz foi o meio pelo qual ‘a misericórdia e a verdade se encontraram; a justiça e a paz se beijaram’” (*Salmo 85:10). Este é o meio que deve mover o mundo” (Manuscrito 56, 1899).
Necessidades sentidas (*Parte de Domingo). Toda pessoa vem a Cristo por causa de alguma necessidade. Mas como podemos ministrar às pessoas e suas necessidades, se não tivermos pessoalmente percorrido todo o caminho até o pé da cruz? Está você "constrangido pelo amor de Cristo" (2ª Coríntios. 5:14)? A mensagem, que nos foi dada em 1888, derreteu seu coração em completa rendição? Será que o Seu amor faz de você um entusiasta em usar "somente o método de Cristo... em alcançar as pessoas"? O método dEle consistia em misturar-Se "com os homens como uma pessoa que lhes desejava o bem. Manifestava simpatia por eles, ministrava-lhes às suas necessidades e granjeava-lhes sua confiança. Então, Ele lhes ordenava: '—Segue-Me'" (Serviço Cristão, pág. 119.  *A Ciência do Bom Viver, pág. 143).
 (*Parte de segunda-feira). O leite é para os bebês, ou seja, novos crentes, não-crentes, e os cristãos carnais (1ª Coríntios 3:1-3; Rom 7:14). "Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem e o mal" (Heb. 5:13, 14).
Sequencialmente falando (pelo menos para bebês), uma dieta de alimentos sólidos antes de um regime do leite cria problemas digestivos. Evangelísticamente, se ensinarmos a lei, doutrinas e profecias, sem o leite da palavra (arrependimento de obras mortas, a justificação pela fé em Deus, a ressurreição dentre os mortos, e do juízo eterno, Hebreus 6:1-3), os nossos ensinos serão "secos como as colinas de Gilboa, que não tinham nem orvalho nem chuva" (Review and Herald, 11 de março de 1890, Materiais de Ellen G. White sobre 1888, vol. 2, pág. 560).  Somos ainda cristãos bebês, ou temos amadurecido à estatura de cristãos disciplinados?
Preparando uma colheita (*Parte de quinta-feira). "Com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação" (Romanos 10:10). O desejo natural do coração totalmente rendido é dizer aos outros o que Cristo fez por você. Ao os outros verem a cruz de Cristo queimando dentro de você, eles também vão querer gloriar-se nela. Este é o nosso testemunho. Esta é a única maneira pela qual podemos participar em ganhar almas com Cristo.

"Na cruz de Cristo eu me glorio,
Elevando-me por sobre os destroços do tempo;
Toda a luz da história sagrada
Se reúne em torno de sua cabeça sublime. "

            Por isso,   
"Desde que eu, que estava destruído e perdido,
Tive perdão através do Seu nome e Palavra;
De modo nenhum, então, eu devo me gloriar,
Senão na cruz de Cristo, meu Senhor ".

Onde quer que eu vá, vou contar a história
Da cruz, da cruz,
Em nada mais a minha alma se gloriará,
Só na cruz, só na cruz.
E esse será meu constante tema,
Através do tempo e da eternidade,
Que Jesus provou a morte por mim
Na cruz, na cruz.
(Autor desconhecido; Elelt J. Waggoner, As Boas Novas, pág. 144)

—Lloyd Knecht

A última vez que ouvimos do irmão Lloyd Knecht ele era o primeiro ancião da igreja adventista de Stevenson, no estado de Washington, localizada no endereço 41, 2nd Street, Stevenson, WA 98648-4228, Fone 001 XX (509) 427-8890  Ele, por muitos anos, administrou um asilo, mas hoje, já muito avançado em idade, está aposentado. O irmão Lloyd passou muitos anos espalhando a boa nova do evangelho, especialmente a judeus e mulçumanos e a outros grupos religiosos e étnicos. Muitas pessoas testemunham que seu primeiro contato, bem como  a sua familiarização com a o evangelho foi através do irmão Lloyd.