quinta-feira, 10 de maio de 2012

Lição 6 – Evangelismo Pessoal e Testemunho, por Robert J. Wieland

Para 5 a 12 de maio de 2012

"Deus dará luz adicional, e velhas verdades serão recuperadas, e substituídas no quadro da verdade, e onde os obreiros forem, triunfará .... Cada raio de luz recebido é para ser comunicado aos outros. Um interesse prevalecerá, um assunto vai tragar todos os outros —Cristo justiça nossa—" (Ellen G. White, edição extra da revista Review and Herald, de 23 de dezembro de 1890).
Antes que se possa efetivamente transmitir "o evangelho eterno" para outra pessoa, as "boas novas" devem ser entendidas (veja Atos 13:32, 33). Deixe sua própria alma ser persuadida pela Boa Nova. Se o amor desta verdade for bem-vindo em seu coração, nada pode impedi-lo de fluir para "fora" de alguma forma aos outros. Reflita sobre esta promessa de Jesus: "Quem crê em Mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre" (João 7:38).1
Você não pode "ganhar almas", com notícias ruins, apenas "boas novas". Testemunhos pessoais são certamente eficazes, enquanto eles são centrados em Cristo, não centrados no eu. Se acreditarmos verdadeiramente nas "boas novas" nosso testemunho vai testificar da mudança de coração que Cristo operou em nós.
A maioria já leu esta bem conhecida citação de Caminho a Cristo, mas é especialmente significativo ao partilharmos a bondade de Deus com os outros:
"Cristo tem de revelar-Se ao pecador como o Salvador morto pelos pecados do mundo; e, ao contemplarmos o Cordeiro de Deus sobre a cruz do Calvário, começa a desdobrar-se às nossas mentes o mistério da redenção, e a bondade de Deus nos leva ao arrependimento. Morrendo pelos pecadores, Cristo manifestou um amor que é incompreensível; e esse amor, ao ser contemplado pelo pecador, abranda-lhe o coração, impressiona-lhe a mente, e inspira-lhe à alma contrição" (págs. 26 e 27, *grifamos, a verdadeira justificação pela fé se dá pela contemplação do Cordeiro de Deus sobre a cruz).
Como adventistas do sétimo dia nos foi dada uma “mui preciosa mensagem” (*TM. pág. 91, sic) para compartilhar com o mundo. É uma nova mensagem da Cabeça da nossa igreja, que tem um poder prático de presidir na vida. Esta "nova" luz apresenta o sacrifício de Cristo em conexão com o nosso Dia cósmico da Reconciliação com Deus. Jesus prometeu: "Virei outra vez", e nós acreditamos, e é por isso que nós somos ADVENTistas do sétimo dia (*ênfase nossa).
Mas antes que esse dia da Sua segunda vinda chegue, há algo no plano de Deus para hoje, Sua grande promessa: "Eis que Eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor; E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais ..." (Malaquias 4: 5, 6). Ele vai guiar o honesto na Igreja mundial ao único e verdadeiro milagre de Sua muito mais abundante graça: "converter corações" no grande dia da expiação. Finalmente, Cristo crucificado e ressuscitado será "levantado" como Ele disse que deveria ocorrer (João 12:32, 33).
A história de Elias vai lançar luz sobre a "mensagem" que irá "transformar corações" nestes últimos dias.
Deus honrou a fé dos judeus honestos do tempo de Cristo e enviou a eles "Elias", em cumprimento da promessa de Malaquias porque sinceramente esperavam que a vinda do Messias deles seria “o grande e terrível dia do Senhor". Até mesmo os discípulos se perguntavam "quem" era, e "onde" estava o "Elias" deles. Jesus lhes disse para não olharem para o futuro deles, ele já tinha vindo na pessoa de João Batista: "Em verdade vos digo que, entre os nascidos de mulher, não apareceu ninguém maior do que João Batista .... E, se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir” (Mat. 11:11 -14).
Mas o dia de João não era "o dia grande e terrível do Senhor." Esse dia é agora. Portanto, podemos esperar "Elias" vir como uma mensagem da mesma forma que a mensagem de João era o cumprimento da promessa de Malaquias. "Eis o Cordeiro de Deus" (João 1:36).
Lembre-se, Elias não está morto, ele foi trasladado sem ver a morte, um "tipo" dos que vivem hoje (ousaremos dizer, "nós"?), que irá encontrar Jesus na Sua segunda vinda em glória. Qual foi o fruto do ministério de Elias? Genuína reforma e reavivamento. E Deus o trasladou, 2º Reis 2:11. Boa evidência de graça.
Alguns têm uma percepção comum de "Elias," de que ele é um reformador de humor impetuoso, que se especializou em cortar cabeças de líderes religiosos dos quais ele discordava — ou seja, os profetas de Baal. Mas isso não é uma visão equilibrada do ministério de Elias. Seu principal trabalho será o de "converter os corações" de "pais" e "filhos". Isso é o que chamamos de "reconciliação", e reconciliação é o mesmo que "expiação", fazendo os dois serem um. De acordo com a profecia de Daniel 8:14, estamos vivendo no grande antitípico Dia da Expiação que vem antes "do grande e terrível dia do Senhor." Na verdade, hoje é esse dia, o tempo especial de reconciliação, de converter corações.
A mensagem a vir como uma mensagem de sacudidura vai "matar" os modernos "profetas de Baal." "Elias" não vai precisar decapitar ninguém, cada "profeta de Baal" irá criar razão para seu próprio ato de desaparecer: "Deve haver um refino, processo de seleção em todas as igrejas, pois há entre nós homens ímpios que não amam a verdade ou a honra de Deus" (Ellen G. White, Review and Herald, de 19 de março de 1895, *grifamos). "Estamos no tempo da sacudidura, tempo em que cada coisa que pode ser abalada o será" (Testemunhos Para a Igreja, vol. 6, pág. 332, 1900).
Portanto, torna-se claro que o trabalho e mensagem de "Elias" serão encontrados na peculiar verdade da igreja remanescente da purificação do santuário celestial. Não devemos esquecer que as três mensagens angélicas de Apocalipse 14 são direcionadas principalmente para as igrejas que guardam o domingo, onde a maior parte do povo de Deus se encontra (*Grifamos).
O moderno "Elias" nada irá proclamar, senão o positivo "testemunho direto. Será a melhor Boa Nova que o mundo ou a igreja já ouvi. Sua mensagem será a "mensagem de terceiro anjo em verdade," que vai ser o mais claro conceito do “evangelho eterno," desde a mensagem do Pentecostes. Os reformadores protestantes do século 16 entenderam claramente justificação pela fé para o seu tempo, mas eles viveram muito cedo para entender a idéia da purificação do santuário celestial neste Dia da Expiação. Mesmo Ellen Harmon não conseguiu entendê-la senão depois do grande desapontamento de 22 de outubro de 1844. Quando chegou aos seus 60 anos de idade ela ansiosamente acolheu uma mensagem trazida por dois jovens (Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner) para a Sessão da Conferência Geral de 1888 que trouxe uma compreensão mais clara da justificação pela fé, o início do alto clamor de Apocalipse 18. Ela exclamou com entusiasmo; é o inicio "da chuva serôdia do céu"2
Qual é o fruto do ministério de Elias nesta terra? Genuína reforma e reavivamento. Uma grande obra para um "profeta" realizar! E Deus o trasladou, 2º Reis 2:11. Evidência muito boa de graça. O Elias já trasladado será "enviado" para fazer o trabalho em todo o mundo como ele foi enviado pessoalmente para incentivar a Cristo na Sua Transfiguração, Mateus 17:1-3. (Essa foi uma obra de reconciliação!) Elias terá "144.000" para ajudá-lo, Apoc. 14:1-5).
Apelamos especialmente aos jovens: deem suas vidas, e não apenas alguns dias de vez em quando, e depois em uma viagem missionária a algum lugar, mas (*intensamente) para cooperar com "Elias" neste grande trabalho de dizer ao mundo esta mensagem de "conversão de corações." Você vai encontrá-lo um dia, e vai ficar feliz por ter trabalhado com ele.
- Extraído dos escritos de Robert J. Wieland


O irmão Roberto J. Wieland foi um pastor adventista, a vida inteira, missionário na África, em Nairobe e Kenia. É autor de inúmeros livros. Foi consultor editorial adventista do Sétimo Dia para a África. Ele deu sua vida pela África. Desde que foi jubilado, até sua morte, em julho último, aos 95 anos, viveu na Califórnia, EUA, onde ainda era atuante na sua igreja local.
Ele é autor de dezenas de livros.
Em 1950 ele e o pastor Donald K. Short, também missionário na África, em uma das férias deles nos Estados Unidos, fizeram dois pedidos à Conferência Geral:
1º) que fossem publicadas todas as matérias de Ellen G. White sobre 1888, e
2º) que fosse publicada uma antologia dos escritos de Waggoner e Jones.
38 anos depois, em 1988, a Conferência Geral atendeu o primeiro pedido, o que resultou na publicação de 4 volumes com um total de 1821 páginas, tamanho A4, xerocopiadas dos originais da serva do Senhor.
Quanto ao segundo pedido até hoje não foi o mesmo ainda atendido, muito embora haja inúmeras recomendações da serva do senhor à mensagem e às pessoas deles.


Notas do autor:
1) Este texto, "Quem crê em Mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre" (João 7:38), é uma citação de Jesus de Cantares de Salomão 4:12-16 LXX. A citação direta de Jesus a partir da Septuaginta é um comentário inspirado dEle que nos está dizendo: "A mensagem a Laodicéia deve ser entendida à luz de Cantares de Salomão."
2)  Carta aos "Irmãos que ocupam Cargos de Responsabilidade no Trabalho,” de 16 de janeiro de 1896, escrito a partir do colégio adventista Avondale, em Cooranbong, estado de (NSW) New South Wales, Austrália; Materiais de Ellen G. White sobre 1888,  vol. 4, pág. 1478.
______________________