quarta-feira, 23 de maio de 2012

Lição 8 - Preparação para Evangelizar e Testemunhar, por Arlene Hill

Para 19 a 26 de maio de 2012
 

"Agora Bezalel e Aoliabe, e cada pessoa hábil em quem o Senhor colocou habilidade e compreensão para saber como realizar todo o trabalho na construção do santuário, deve funcionar de acordo com tudo o que o Senhor ordenou" (Êxo. 36 :1, NVI).
O Senhor chamou Israel para fora do Egito — "da casa da servidão" — não porque eles eram um povo distinto e bem-sucedido, eles eram exatamente o oposto. Deslocados de sua própria terra, eles não se lembravam das promessas de Deus dadas a seus antepassados ​​e, gradualmente, sucumbiu ao domínio dos senhores egípcios, que, em última análise, os fizeram escravos. Apesar de sua insignificância, Deus honrou Suas promessas a Abraão, Isaque e Jacó, e suscitou a Moisés para tirá-los do tirânico Egito para a terra prometida.
Enquanto no deserto Deus os instruiu a fazer-Lhe um santuário no qual Ele habitaria. Essa estrutura foi para demonstrar a eles o plano de salvação, e sua compreensão de sua mensagem era para equipá-los para testemunhar ao mundo inteiro. Deus também chamou "a todo homem sábio de coração, em cujo coração o Senhor tinha dado sabedoria; a todo aquele a quem o seu coração moveu a se chegar à obra para fazê-la" (Êxo. 36:2).
Note-se que Deus já tinha colocado habilidade nas pessoas. A tradução literal é, Deus deu-lhes "a sabedoria do coração." Seus corações estavam preparados, agora, Deus estava dando-lhes a oportunidade de usarem suas habilidades para Sua glorificação. Nossa lição desta semana justamente observa que, sem a preparação do coração não estamos equipados para evangelizar. Se nós não permitirmos que o Espírito Santo nos dê uma apreciação de coração para o que custou à Divindade salvar a raça humana, só seremos capazes de dizer aos outros fatos, datas e histórias. Estes podem entreter por um tempo, mas sem o Espírito, a maravilha da descoberta inevitavelmente diminui e as pessoas se deslocam para o que é mais emocionante. Sem uma fé que esteja a crescer no amor de Deus, não temos nada para compartilhar.
Deus em primeiro lugar equipou Bezalel e Aoliabe com talento artístico, mas Ele também deu a eles a habilidade e um coração motivado para ensinar (Êxo. 35:34). Aqueles que vieram a compreender o evangelho da maneira especial dado à nossa igreja em 1888, todos experimentaram o desejo de contar às pessoas sobre quão boa a boa-nova realmente é. Crescendo em nossa compreensão da "mui preciosa mensagem" nos tornam mais nítidas as ferramentas para que o Espírito Santo possa nos usar de forma mais eficaz de comunicar o evangelho.
Para ser eficazes evangelistas há uma conversão profunda. A "sabedoria de Deus" revelada na cruz é infinita. É importante saber "a verdade do evangelho". A base fundamental da mensagem dada em 1888 é uma maior revelação de Deus que é amor, o especial auto-esvaziamento Ágape demonstrado mais claramente na cruz. Deus não apenas realiza a justificação, ou um veredicto de absolvição de todos, Ele consagrou o caminho da perfeição de caráter, vencendo em nosso equipamento defeituoso humano. A melhor demonstração de todo o assunto é encontrada no estudo da mensagem do santuário que Deus nos deu em 1844. 1888 era para ser a verdade do santuário em um novo e vivo caminho (*Heb.10:20). Sem uma compreensão da verdade da purificação do santuário, abrimos a porta para a compreensão das igrejas populares da justificação pela fé como uma simples transação jurídica — desprovida do amor do Novo Testamento. Não seremos capazes de discernir a relação entre o ministério do Sumo Sacerdote celestial no santíssimo e uma compreensão da verdadeira justiça pela fé.
Ellen G. White nos dá uma descrição sóbria dos resultados de ignorar esta doutrina:
"Os que se levantaram com Jesus enviaram sua fé a Ele no Santo dos Santos, [o santíssimo], e oravam, ‘Meu Pai, dá-nos o Teu Espírito.’ Então Jesus assoprava sobre eles o Espírito Santo. Neste sopro havia luz, poder e muito amor, alegria e paz. Voltei-me para ver o grupo que estava ainda curvado perante o trono [que não tinha seguido a Cristo pela fé ao Santíssimo,...eles não sabiam que Jesus havia deixado o lugar santo. Satanás parecia estar junto ao trono, procurando conduzir a obra de Deus. Eu os vi olhar para o trono, e orar, ‘Pai, dá-nos o Teu Espírito.’ Satanás inspirava-lhes uma influência má; nela havia luz e muito poder, mas não suave amor, alegria e paz" (Primeiros Escritos, pág. 55, 56).
O cenário dessa passagem é extremamente importante, pois tem uma relação direta com a nossa compreensão do próprio evangelho. "O grupo que estava ainda curvado perante o trono" é o grupo que rejeitou a verdade do santuário na época de 1844. Embora a descrição seja altamente simbólica, é claro que Ellen White estava se referindo à mudança no ministério de Cristo no fim dos 2300 anos. Aqueles que não apreciavam a mudança se expuseram a um engano letal — Satanás simulando ser o "Cristo" em um ministério que o verdadeiro Sumo Sacerdote tinha agora "deixado".
Por 1800 anos desde Sua ascensão, Cristo esteve envolvido em um ministério do perdão dos pecados, para que as pessoas pudessem morrer e se levantar na primeira ressurreição. Mas depois de 1844, a segunda fase do ministério de Cristo, não é só meramente perdoar o pecador, mas também transmitir o Seu caráter de justiça em salvar os crentes do seu pecado. O ministério sumo sacerdotal de Cristo é para a finalidade de preparar um povo de caráter a ser trasladado quando Ele voltar. Sem essa singular compreensão adventista do sétimo dia do caminho para a justiça que Cristo nos consagrou, estaremos necessariamente, embora involuntariamente, pregando um evangelho nominal. Cristo quer consagrar Sua noiva, dando aos indivíduos que compõem Sua verdadeira igreja aquele novo coração de amor para que eles experimentem a Sua justiça, e não apenas falem sobre ela (grifamos).
Aqueles que estão dispostos a deixar o Espírito Santo guiá-los em toda a verdade em seu estudo são os que Deus pode usar efetivamente a proclamar o evangelho eterno. Não haverá medo egoísta de castigo ou esperança de recompensa celeste; apenas o desejo de que o Noivo, finalmente Se una com Sua noiva. Como Bezalel e Aoliabe, Cristo está dando a habilidade necessária para comunicar a Sua doutrina do santuário. É uma verdade que é harmonizada com os tempos em que estamos vivendo. Evangélicos, católicos, budistas, muçulmanos, judeus e protestantes ainda têm de ver claramente o que Cristo realizou por seu sacrifício. A muito mais abundante graça de Cristo vai vivificar as desgastantes verdades do sábado, da natureza do homem e do santuário, que até então passaram despercebidas pelo mundo.
- Arlene Hill





A irmã Arlene Hill é uma advogada aposentada da Califórnia, EUA. Ela agora mora na cidade de Reno, estado de Nevada, onde é professora da Escola Sabatina na igreja adventista local. Ela foi um dos principais oradores no seminário “É a Justiça Pela Fé, Relevante Hoje?”, que se realizou na sua igreja em maio de 2010, a Igreja Adventista do Sétimo Dia, localizada no endereço: 7125 Weest 4th Street , Reno, Nevada, USA, Telefone  001 XX (775) 327-4545; 001 XX (775) 322-9642.

__________________