quinta-feira, 10 de maio de 2012

Lição 6 – Evangelismo Pessoal e Testemunho, por Tom Cusack

Para 5 a 12 de maio de 2012




        
Nosso testemunho pessoal, da nossa experiência em Cristo, é o caminho mais eficaz para criar nos outros o desejo de experimentar Cristo em suas vidas.
"Como conheceremos por nós mesmos a bondade de Deus e Seu amor? O salmista não nos diz: Ouvi e conhecei, lede e sabei, ou crede e sabei. O que ele nos diz é: "Provai e vede que o Senhor é bom” (Salmo 34:8). Em vez de confiar na palavra dos outros, prove-O por você mesmo. Experiência é conhecimento derivado de experimentação. Experimentar a religião é o que é necessário agora" (Testemunhos para a Igreja, vol. 5, pág. 221)
João 17:3 nos diz que a salvação é conhecer a Deus, e Jesus Cristo, a quem Ele enviou. Portanto, nosso conhecimento de Deus é mais do que uma acumulação de fatos variados sobre Ele, é o conhecimento baseado em uma compreensão inteligente e de uma sentida apreciação pelo amor de Deus e dom em Cristo. “Nós O amamos porque Ele nos amou primeiro” (1ª João 4:19). Deus tomou a iniciativa de nossa salvação através de um ato de amor que redimiu toda a raça não merecedora. Esse ato amoroso foi a morte substitutiva de Cristo na cruz pelos pecados do mundo.
"Cristo veio à Terra e fez uma oferta de tal valor que Ele redimiu a raça" (Carta 67, 1902). A oferta de tal valor era o Filho de Deus sofrendo a segunda morte em nome de toda a raça pecadora. Crendo nisto como verdadeiro, queremos partilhar o amor que motivou um tal sacrifício.
"Assumindo a humanidade, Cristo tomou a parte de todo ser humano. Ele era a Cabeça da humanidade. Ser divino e humano, com Seu longo braço humano podia enlaçar a humanidade, enquanto que com Seu braço divino podia alcançar o trono do Infinito" (Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 252). Ele levou toda a humanidade em Si mesmo, e tornou-Se um conosco.
"É essa a obra que o Senhor designou que a mensagem que Ele deu a Seus servos realize no coração e na mente de todo instrumento humano. Amar sumamente a Deus, e amar aos outros como a si mesmos, é a vida perpétua da igreja. Não obstante havia pouco amor a Deus e ao homem e Deus deu aos Seus mensageiros justamente o que o povo necessitava. Os que receberam a mensagem foram grandemente abençoados, pois viram os brilhantes raios do Sol da Justiça, e lhes brotaram no coração a vida e a esperança" (Testemunhos para Ministros, pág. 95).1
Aqueles que agora recebem a Cristo recebem o poder de se tornarem filhos e filhas de Deus. Nós O recebemos quando reconhecemos, apreciamos e confiamos em Seu amor. Salmo 16:11 "Far-me-ás ver a vereda da vida; na Tua presença há fartura de alegrias, à Tua mão direita há delícias perpetuamente."
        O nosso campo missionário é o mundo, porque era de Cristo. Ele redimiu toda a raça humana, e depois nos convida a oferecer este dom a toda a raça humana.
        Nas várias viagens missionárias que eu realizei a outros paises, tanto para o Comitê de Estudos da Mensagem de 1888, bem como para outros grupos, descobri que os conceitos de amor, a amizade de Deus para conosco, e a beleza de um dom gratuito concedido em amor, encontrou eco junto a corações humanos. Lembro-me de um homem na República Dominicana, me dizendo que ele "encontrou Cristo nestas reuniões pela primeira vez." Em outra ocasião, eu me lembro de um curandeiro no Quênia aceitando a Cristo, porque eu era a primeira pessoa branca, e missionária, a visitá-lo em sua cabana coberta de palha na selva.
Somente o método de Cristo realmente traz o verdadeiro sucesso. Ele misturou-Se entre as pessoas como Alguém desejando seu bem. Ele mostrou o Seu amor por eles, ministrava às suas necessidades, ganhava sua confiança, e então as chamava para segui-Lo. Esta é uma descrição exata do verdadeiro testemunho pessoal — compartilhar o que temos experimentado e então amorosamente alcançar a todos para que eles também possam compartilhar a experiência e o Dom.
Testemunho pessoal é baseado no princípio de atrair as pessoas para ver os "inigualáveis encantos ​​de Jesus Cristo." Ao contemplar somos transformados. Por contemplá-Lo, sentimos Seu amor. . . e nossa necessidade. "Quanto mais a sensação de nossa necessidade nos impelir para Ele e para a Palavra de Deus, tanto mais exaltada visão teremos de Seu caráter, e tanto mais plenamente refletiremos a Sua imagem" (Caminho a Cristo, pág. 65).
"Nosso reconhecimento de Sua fidelidade é o caminho escolhido pelo Céu para revelar Cristo ao mundo. O testemunho da nossa própria experiência é o que será mais eficaz .... Quando nós as apoiarmos por uma vida cristã, as nossas histórias pessoais de Sua graça tem poder irresistível que trabalha para a salvação dos outros. (Humble Hero, págs. 157 e 158).
Deus irá sondar os nossos corações, e, em seguida, revelará a nossa necessidade dEle, de arrependimento, de reavivamento, e de reforma, e amorosamente nos dará a graça, experiências, conhecimento e oportunidades para compartilhar, Salmo 139: 23, 24. Ele também permitirá provações para aprendermos a exercer a fé viva e verdadeira, uma fé que "opera por amor e purifica a alma." Uma vida justa irá testemunhar do poder do Evangelho para mudar o coração humano.
Nós não podemos chamar as pessoas para uma vida de amor, paz e santidade, a menos que nós mesmos tenhamos dedicado nossos corações e vidas a esses princípios. É o Seu amor e fidelidade que motiva a nossa própria lealdade a ele.
1ª Pedro 3:15 nos admoesta: "santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder  com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós".
Minha frase favorita é "Só o amor desperta o amor" (O Desejado de Todas as Nações, pág. 22). Muitas vezes os cristãos testemunham por medo, culpa, ou um senso de dever. Uma religião tal nem move o coração humano, nem é agradável a Deus. Se os nossos corações não são aquecidos por esse tipo de testemunho, então como o (*coração) de alguém mais o será? A nossa experiência de amor, nossa apreciação sentida do fundo do coração pelo custo do Calvário, e as profundezas do amor ali demonstrado, são os meios designados por Deus para alcançar os nossos amigos, vizinhos e familiares para Cristo.
Eu fui abençoado por ser um missionário na Mongólia, Quênia, e muitos outros países, mas o que eu aprendi é que não se tem de viajar para terras distantes a fim de partilhar a verdade. A próxima pessoa que você encontrar que ainda não têm o Evangelho de Amor é o seu campo missionário.

—Tom Cusack


O irmão Tomás Cusack é um dinâmico pastor da Associação Adventista da Pennsylvania, nos Estados Unidos da América. Ele viajou por diversos paises tais como Mongolia, Kenya, Belize, e alguns das América Central e do Sul, bem como da Europa, partilhando a mensagem de Justificação pela Fé que foi outorgada à igreja Adventista em 1888. Ao todo foram 13 séries de conferência fora dos Estados Unidos. Hoje ele é pastor da igreja adventista da cidade de Erie, no estado da Pennsylvania, localizada no endereço 190, Hunter Road, Erie, PA Cep.: 16509. O telefone dele, na igreja é (814) 864-8124, e o do primeiro ancião, irmão Lowell Freeman é (814) 739-2360.


Nota do tradutor:
1)                Na primeira frase deste parágrafo, ao a serva do Senhor falar sobre “a mensagem que Ele deu a Seus servos,” esta expressão estes servos, a que ela se refere, não é uma expressão genérica e ampla, como muitas vezes sobre este texto alguns têm se referido, mas é uma alusão direta e exclusiva aos dois mensageiros de 1888, Alonzo T¨. Jones e Ellet J. Wagoner. Confira isto no contexto da citação que se inicia na página noventa e um (91) de Testemunhos para Ministros.

_______________________________